NOTÍCIAS

Os processos unitários de tratamento de efluentes e suas finalidades

405

Para o tratamento ideal dos efluentes industriais, é muito importante conhecer a característica do efluente e sua carga poluidora. Essa avaliação é feita através da coleta de amostra para análise, que irá avaliar sua carga orgânica ou tóxica, apontando o melhor tipo de tratamento, podendo ser físico-químico ou biológico.

Após a análise, o efluente passa por várias etapas de tratamento, dependendo do seu tipo de geração e características. Nesse artigo iremos citar algumas etapas desse processo, e suas principais finalidades.

Sendo elas:

Peneiramento – Tem como finalidade remover sólidos grosseiros e suspensos. Esses dispositivos atuam como filtros, em que o efluente passa por uma tela metálica contento malhas que permitem apenas a passagem de líquidos ou sólidos muito finos, nessa malha ficam retidos os sólidos grosseiros que não foram removidos no gradeamento.

É muito empregado em indústria de celulose e papel, indústria têxtil, frigoríficos, fábricas de sucos de frutas e na remoção de sólidos suspensos de esgoto sanitário.

Resfriamento – Quando os despejos são muito quentes, como os da indústria têxtil, essa temperatura deve ser reduzida, a fim de não prejudicar a floculação ou solubilização do oxigênio em tanque de lodos ativados.

Quando falamos em lançamento em corpo receptor, a legislação limita essa temperatura a um máximo 40ºC.

Gradeamento – Normalmente é a primeira etapa quando falamos em remoção de sólidos, retendo o material grosseiro em suspensão. Essa etapa é importante pois além de reter os sólidos, protege os equipamentos que virão depois, já que evita obstruções que poderiam ser causadas por esses materiais.

Desarenação – São as chamadas caixas de areia. Têm como objetivo principal reter substâncias inertes, como areias e sólidos minerais sedimentáveis, normalmente provenientes da lavagem de frutas ou de pisos e de esgotos sanitários. Também é uma etapa importante para evitar obstrução de bombas, válvulas de retenção etc.

Retenção de Gordura – Essas caixas são destinadas para reter gorduras e outros materiais que flotam naturalmente. Usadas em tratamento de águas residuárias de frigoríficos, laticínios entre outros. Essa separação é feita através da diferença de densidade entre a água e as gorduras.

Retenção de Óleo – Também podem ser chamas de caixa de separação água e óleo. Destinadas a remover óleo das águas, em sua maioria provenientes de lubrificação de veículos, oficinas mecânicas, indústria de pescados entre outros. Assim como a retenção de gordura, a separação é feita através da diferença de densidade.

Equalização – Sua finalidade principal é regular a vazão, já que essa deve ser constante nos próximos processos. Quando a variação de vazão é muito grande, esse fator impossibilita funcionamento de tanques de correção de pH, decantadores entre outros.

Além disso, os tanques de equalização homogeneízam o efluente, o tornando uniforme.

Fonte: Nova Opersan

ÚLTIMAS NOTÍCIAS:

CATEGORIAS

Confira abaixo os principais artigos da semana

Abastecimento de Água

Análise de Água

Aquecimento global

Bacias Hidrográficas

Biochemie

Biocombustíveis

Bioenergia

Bioquímica

Caldeira

Desmineralização e Dessalinização

Dessalinização

Drenagem Urbana

E-book

Energia

Energias Renováveis

Equipamentos

Hidrografia / Hidrologia

Legislação

Material Hidráulico e Sistemas de Recalque

Meio Ambiente

Membranas Filtrantes

Metodologias de Análises

Microplásticos

Mineração

Mudanças climáticas

Osmose Reversa

Outros

Peneiramento

Projeto e Consultoria

Reciclagem

Recursos Hídricos

Resíduos Industriais

Resíduos Sólidos

Reúso de Água

Reúso de Efluentes

Saneamento

Sustentabilidade

Tecnologia

Tratamento de Água

Tratamento de Águas Residuais Tratamento de águas residuais

Tratamento de Chorume

Tratamento de Efluentes

Tratamento de Esgoto

Tratamento de lixiviado

Zeólitas

ÚLTIMAS NOTÍCIAS