NOTÍCIAS

Com água de reúso, Opersan quer crescer 10% e faturar R$ 120 mi em 2022

Uma das principais empresas dedicadas a sistemas de tratamento de água e esgoto para empresas, o Grupo Opersan espera crescimento real de 10% e chegar a 120 milhões de reais de faturamento em 2022.

Pressão ESG, crise hídrica e novo marco do saneamento básico estão fazendo cada vez mais empresas investirem em sistemas próprios para o tratamento de efluentes

Imagem ilustrativa

Por trás do otimismo estão alguns fatores. A começar pela adoção de pautas ligadas ao ESG, sigla em inglês para os compromissos ambientais, sociais e de governança, num número crescente de empresas brasileiras.

Em paralelo, a crise hídrica animou empresários com os investimentos em soluções para reaproveitar a água até então desperdiçada em processos produtivos.

Por fim, a entrada em vigor do Marco do Saneamento Básico, de 2020, despertou o interesse sobre o tema, diz Diogo Taranto, diretor de desenvolvimento de negócios no Grupo Opersan.

Na visão dele, a lei 14.026 que atualiza o Marco Legal do Saneamento Básico, apesar de referir-se especificamente ao avanço de serviços de tratamento de água e efluentes no setor público, trará inúmeros benefícios para o setor privado, com reflexos positivos para economia, meio ambiente e sociedade.

“O público terá que se ajustar e o privado não poderá permanecer à margem”, diz.


LEIA TAMBÉM: BRASIL RECEBE CONGRESSO INTERNACIONAL SOBRE REÚSO E DESSALINIZAÇÃO DE ÁGUA


 

Tudo isso tem feito os empresários brasileiros encararem a gestão da água com mais seriedade.

“Muitas indústrias ainda descartam efluentes de forma irregular. Contudo, a realidade imposta pela legislação e pressão social têm gerado repercussão positiva. Já vivemos um clima favorável para que o empresariado brasileiro abrace a gestão da água com a responsabilidade que a lei e boas práticas exigem”, diz Taranto.

A empresa investirá no mercado privado de saneamento cerca de 20 milhões de reais, entre construção, manutenção e fornecimento de sistemas de tratamento de águas, efluentes e reúso.

“Existem projetos em nosso pipeline que podem dobrar esta quantia”, diz.

Fundado há mais de 30 anos, o Grupo Opersan fornece soluções ambientais para o tratamento de águas e efluentes, com cerca de 1.000 clientes ativos em todas as regiões do país e que já teve investimento do fundo Pátria, dedicado a infraestrutura.

CLIQUE AQUI para saber mais sobre a Opersan.

Fonte: Exame


ÚLTIMAS NOTÍCIAS: 7 MOTIVOS PARA TER UM MISTURADOR ESTÁTICO INLINE® DA BIOSIS NA SUA PRODUÇÃO

ÚLTIMAS NOTÍCIAS: BRASKEM DESENVOLVE ÓLEO COMBUSTÍVEL PARA AUMENTAR A FLEXIBILIDADE ENERGÉTICA E REDUZIR EMISSÃO DE CO2 NO POLO DO ABC