NOTÍCIAS

Oeiras/PI concede outorga ao SAAE para diluição de efluentes da estação

A outorga é uma exigência legal, autoriza o SAAE a despejar o esgoto tratado em um corpo hídrico

efluentes

 

A Secretaria do Meio Ambiente e Recursos Hídricos do Estado do Piauí (SEMAR), no uso de suas atribuições, através da portaria de Nº 083/2020, conferiu outorga ao Serviço Autônomo de Água e Esgoto de Oeiras (SAAE) para diluição de efluentes da estação de tratamento de esgoto da cidade.

Outorgando o lançamento para diluição de efluentes domésticos, a portaria possui validade de 03 anos, a partir da data de publicação, sendo de grande relevância para o tratamento do esgoto no município.

“A outorga é uma exigência legal, com ela a Secretaria Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos autoriza o SAAE a despejar o esgoto tratado em um corpo hídrico”, explica o engenheiro Assuéro Rêgo, diretor do SAAE Oeiras.

O diretor explica que essa permissão só é concedida após a comprovação, por parte do SAAE, que a qualidade do esgoto devolvido ao meio ambiente cumpria com as exigências da legislação ambiental.

“A outorga é de fundamental importância, pois é mais uma legitimação do compromisso do SAAE com o bem estar de toda a população e do meio ambiente”, complementa.


LEIA TAMBÉM: MP INVESTIGA SAAE DE CEARÁ-MIRIM/RN POR TER PRATICADO POSSÍVEIS CRIMES AMBIENTAIS.


Revitalização da lagoa de tratamento

Desde que assumiu o gerenciamento das redes de água e coletora de esgoto em Oeiras, o SAAE vem realizando investimentos e conseguindo obter avanços significativos, como a revitalização da estação de tratamento de esgoto da cidade, que atualmente se encontra com um índice de tratamento 12 vezes maior, conseguindo uma eficiência de 90%.

Oeiras utiliza o sistema de aeração para o tratamento do esgoto, realizado através de aeradores, aparelhos responsáveis pelo fornecimento do oxigênio necessário ao desenvolvimento das reações biológicas do tratamento dos resíduos provenientes dos esgotos.

“O sistema é de grande relevância para a nossa cidade. É saúde pública! Tratando o esgoto nós estamos tratando diversas doenças transmitidas via hídrica, evitando que seja contaminado o solo a água e o meio como um todo, melhorando a vida das pessoas”, finaliza o diretor do SAAE.

Fonte: R10.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS:
Gás de efeito estufa pode dar origem a combustíveis sustentáveis

Gás de efeito estufa pode dar origem a combustíveis sustentáveis

Transformar poluição em combustível é o que se pretende com um processo denominado hidrogenação do dióxido de carbono (CO2), que transforma o CO2 – um dos principais gases de efeito estufa – em produtos químicos e combustíveis renováveis. Um dos produtos mais importantes é o metanol, um composto versátil utilizado em tudo, desde plásticos até combustíveis.

Continuar lendo »
'Temos projetos para ampliar capacidade de produção em 12%', afirma gerente-geral da Refinaria de Cubatão

‘Temos projetos para ampliar capacidade de produção em 12%’, afirma gerente-geral da Refinaria de Cubatão

Aos 70 anos, completados em 16 de abril, a Refinaria Presidente Bernardes de Cubatão (RPBC) tem muita história para contar e futuro no olhar. Por isso, A Tribuna conversou com o gerente-geral da RPBC, Fernando Tadeu de Castilho. Formado em Engenharia Mecânica pela Escola Federal de Engenharia de Itajubá (MG), Castilho ingressou na Petrobras em março de 1987, atuando em diversas refinarias, fábricas de fertilizantes e na sede. Ele exerce o cargo de gerente-geral desde 2010. No Estado de São Paulo, é a terceira refinaria em que atua nessa posição. Na entrevista, Castilho fala sobre a importância da refinaria para a cidade e o País, além das perspectivas econômicas da empresa em termos de sustentabilidade e de economia, dentre outros assuntos.

Continuar lendo »