NOTÍCIAS

Obra levará água ao Sertão de Pernambuco

Resultado de licitação para construção de sistemas de abastecimento foi homologado. Com isso, complementos à transposição serão realizados e vão beneficiar 12 mil pessoas

obra-agua-sertao-pernambuco

Transposição do Rio São Francisco – Foto: Divulgação/Ministério da Integração Nacional

As águas do Programa de Integração do São Francisco (PISF) serão levadas para mais famílias de Pernambuco. O resultado da licitação para construção dos sistemas de abastecimento d’água foi homologado, terça-feira, pelo Governo de Pernambuco, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Agrário. As obras são complementares à transposição do Rio São Francisco e vão beneficiar 12 mil pessoas em 108 localidades do Sertão pernambucano. Com investimento de R$ 45 milhões do Governo Federal, as comunidades beneficiadas serão localizadas a até cinco quilômetros das margens dos canais Norte e Leste da transposição.

De acordo com o secretário de Desenvolvimento Agrário de Pernambuco, Dilson Peixoto, o programa irá implantar 42 sistemas simplificados de abastecimento para que a água chegue a assentamentos, comunidades rurais e quilombolas.

“A água será bombeada para ser retirada do canal da transposição. Depois ela sobe para uma caixa d’água para ser levada até a casa das pessoas”, explicou Peixoto. As localidades beneficiadas estarão localizadas nos municípios de Floresta, Cabrobó, Parnamirim, Verdejante, Betânia, Custódia, Salgueiro, Terra Nova, Mirandiba e Sertânia.


LEIA TAMBÉM: COMPESA AMPLIA ABASTECIMENTO DE SERTÂNIA/PE COM ÁGUA DO RIO SÃO FRANCISCO.


Ainda segundo Peixoto, essa é uma etapa que conclui parte importante do PISF. “Muitas comunidades que receberão a água só têm água em casa se for de carro-pipa. Agora, terão água encanada para um melhor desenvolvimento hídrico. E, além da implantação, o programa abrange também a operação, gestão e manutenção dos sistemas. Em um segundo momento, será definido o modelo de gestão desses sistemas”, disse o secretário.

Duas empresas ganharam a licitação: uma irá realizar as obras de implantação do sistema no canal Norte e a outra, no canal Leste.

“Já notificamos o Ministério do Desenvolvimento Regional sobre a homologação do edital de licitação. Agora, estamos aguardando o retorno deles para assinar a ordem de serviço. A expectativa é que seja assinada até o fim deste mês”, disse Peixoto, ao complementar o calendário das obras.

“A ideia é que, se a ordem for assinada em novembro, as obras já iniciem em dezembro. O ministério deu o prazo de até dois anos para toda a implantação ser concluída”, acrescentou. Realizadas pelo Governo do Estado, as obras irão ser supervisionadas pelo ministério.

Fonte: Folha PE.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS:

CATEGORIAS

Confira abaixo os principais artigos da semana

Abastecimento de Água

Análise de Água

Aquecimento global

Bacias Hidrográficas

Biochemie

Biocombustíveis

Bioenergia

Bioquímica

Caldeira

Desmineralização e Dessalinização

Dessalinização

Drenagem Urbana

E-book

Energia

Energias Renováveis

Equipamentos

Hidrografia / Hidrologia

Legislação

Material Hidráulico e Sistemas de Recalque

Meio Ambiente

Membranas Filtrantes

Metodologias de Análises

Microplásticos

Mineração

Mudanças climáticas

Osmose Reversa

Outros

Peneiramento

Projeto e Consultoria

Reciclagem

Recursos Hídricos

Resíduos Industriais

Resíduos Sólidos

Reúso de Água

Reúso de Efluentes

Saneamento

Sustentabilidade

Tecnologia

Tratamento de Água

Tratamento de Águas Residuais Tratamento de águas residuais

Tratamento de Chorume

Tratamento de Efluentes

Tratamento de Esgoto

Tratamento de lixiviado

Zeólitas

ÚLTIMAS NOTÍCIAS