NOTÍCIAS

Número de queimadas aumenta mais de 80% no país

Número de queimadas aumenta mais de 80% no país

Brasil ultrapassou a marca de 17 mil focos de incêndio nos quatro primeiros meses deste ano

De acordo com um relatório do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), o Brasil registrou mais de 17 mil focos de queimadas em todo o território nacional nos primeiros quatro meses de 2024. A informação publicada em uma reportagem do site da revista Veja.

A escalada do número de queimadas ocorre em meio a uma greve dos funcionários do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) e a um corte no orçamento destinado ao combate a incêndios, conforme relatado à publicação por associações representativas dos trabalhadores.

Ao todo, foram contabilizados mais de 17 mil focos de incêndio entre o dia 1º de janeiro e 29 de abril, aumento de 81% em comparação com o mesmo período de 2023 e o pior já registrado desde o início da série histórica, em 1999.

Funcionários do instituto relacionam o aumento das queimadas a mudanças climáticas, El Niño e cortes orçamentários, além da greve dos fiscais ambientais.

Servidores do Ibama em Greve

Os servidores do Ibama pararam as atividades em janeiro para exigir do governo melhorias salariais e reestruturação de carreiras, limitando-se a tarefas internas.

Na última reunião, realizada no dia 8, os membros do Centro Nacional de Prevenção e Combate aos Incêndios Florestais (Prevfogo) decidiram executar apenas operações emergenciais e indispensáveis.

Além disso, a Associação Nacional dos Servidores da Carreira de Especialista em Meio Ambiente (Ascema) reportou a redução de 24% no orçamento do Ibama para o combate a queimadas neste ano.

“Isso impacta diretamente o trabalho a ser desenvolvido, como aquisição de equipamentos e contratação de brigadistas”, informou a associação à Veja.

Inicialmente, o programa de Prevenção de Incêndios Florestais recebeu a alocação de R$ 65,7 milhões, mas apenas R$ 7,3 milhões foram utilizados até o momento.

Conforme reportado pela revista Veja, a greve dos servidores tem prejudicado a fiscalização em todo o país. Os autos de infração por crimes ambientais caíram 67,65%, de 4,6 mil no primeiro trimestre de 2023 para 1,5 mil no mesmo período de 2024.

Contudo, especificamente as multas por desmatamento na Amazônia diminuíram na quantidade de 87,84%, segundo a Ascema. Os processos de licenciamento ambiental sofreram redução de 91% nas licenças emitidas pelo Ibama este ano, impactando especialmente o setor de petróleo e gás.

Fonte: Revista Oeste


 

 

ÚLTIMAS NOTÍCIAS:

CATEGORIAS

Confira abaixo os principais artigos da semana

Abastecimento de Água

Análise de Água

Aquecimento global

Bacias Hidrográficas

Biochemie

Biocombustíveis

Bioenergia

Bioquímica

Caldeira

Desmineralização e Dessalinização

Dessalinização

Drenagem Urbana

E-book

Energia

Energias Renováveis

Equipamentos

Hidrografia / Hidrologia

Legislação

Material Hidráulico e Sistemas de Recalque

Meio Ambiente

Membranas Filtrantes

Metodologias de Análises

Microplásticos

Mineração

Mudanças climáticas

Osmose Reversa

Outros

Peneiramento

Projeto e Consultoria

Reciclagem

Recursos Hídricos

Resíduos Industriais

Resíduos Sólidos

Reúso de Água

Reúso de Efluentes

Saneamento

Sustentabilidade

Tecnologia

Tratamento de Água

Tratamento de Águas Residuais Tratamento de águas residuais

Tratamento de Chorume

Tratamento de Efluentes

Tratamento de Esgoto

Tratamento de lixiviado

Zeólitas

ÚLTIMAS NOTÍCIAS