NOTÍCIAS

Novo cromatógrafo para a Sanepar

A alta tecnologia do novo cromatógrafo vai melhorar ainda mais o monitoramento da qualidade da água distribuída à população

 

cromatografo-sanepar-0417

 

A Companhia de Saneamento do Paraná (Sanepar) investiu R$ 1,1 milhão na aquisição de um cromatógrafo gasoso, acoplado a um espectrômetro de massa atômica triplo quadrupolo de alta performance, para a unidade de Maringá.

A compra deste equipamento, de última geração, utilizado nos melhores laboratórios do mundo em análises ambientais, reforça a política da empresa de constantemente modernizar e aperfeiçoar os laboratórios de controle de qualidade dos sistemas de água e de esgoto.

De acordo com o engenheiro químico da Sanepar, Fernando Mário Araújo, o cromatógrafo é utilizado no monitoramento do padrão de potabilidade da água, em análises de resíduos de pesticidas, herbicidas, fungicidas e compostos voláteis, como trihalometano e combustíveis.

“A empresa já realizava estas análises com o uso de outros cromatógrafos. A diferença é que o novo equipamento possui uma tecnologia mais avançada, que permite melhorar, ainda mais, os processos já desenvolvidos, ampliando a abrangência de pesquisas em outros tipos de análises”, disse Araújo.

O Gerente Geral da Sanepar para a Região Noroeste, Sergio Veroneze, ressalta que “somado aos demais sistemas de análises existentes, esta aquisição torna o laboratório da Sanepar, em Maringá, uma referência nacional em análise de resíduos de agrotóxicos em água”.

O novo equipamento deve entrar em operação em maio, quando terminar a fase de desenvolvimento analítico. Toda esta etapa é acompanhada por técnicos da empresa americana Agilent Technologies, fornecedora do sistema.

Qualificação

O laboratório central da Sanepar é altamente qualificado e atende, além de Maringá, as regiões de Campo Mourão, Paranavaí e Umuarama. Ele também realiza algumas análises específicas para outras regiões do Estado. Sua equipe é composta por 20 profissionais, entre químicos, engenheiros químicos, bioquímicos, biólogos e técnicos.

Mensalmente são analisados mais de dois mil parâmetros de amostras de água e de esgoto, como físico-químicos, microbiológicos, hidrobiológicos, compostos orgânicos e metais pesados. Desde 2008, a unidade possui a certificação de qualidade ISO 9001 e trabalha, atualmente, na busca da certificação ISO 17.025, específica para processos laboratoriais.

Fonte: Sanepar

ÚLTIMAS NOTÍCIAS:

CATEGORIAS

Confira abaixo os principais artigos da semana

Abastecimento de Água

Análise de Água

Aquecimento global

Bacias Hidrográficas

Biochemie

Biocombustíveis

Bioenergia

Bioquímica

Caldeira

Desmineralização e Dessalinização

Dessalinização

Drenagem Urbana

E-book

Energia

Energias Renováveis

Equipamentos

Hidrografia / Hidrologia

Legislação

Material Hidráulico e Sistemas de Recalque

Meio Ambiente

Membranas Filtrantes

Metodologias de Análises

Microplásticos

Mineração

Mudanças climáticas

Osmose Reversa

Outros

Peneiramento

Projeto e Consultoria

Reciclagem

Recursos Hídricos

Resíduos Industriais

Resíduos Sólidos

Reúso de Água

Reúso de Efluentes

Saneamento

Sustentabilidade

Tecnologia

Tratamento de Água

Tratamento de Águas Residuais Tratamento de águas residuais

Tratamento de Chorume

Tratamento de Efluentes

Tratamento de Esgoto

Tratamento de lixiviado

Zeólitas

ÚLTIMAS NOTÍCIAS