NOTÍCIAS

Nova Estação de Tratamento de Esgoto Pirajibu será inaugurada dia 2

Com o serviço, Itu/SP atingirá 100% de tratamento de esgoto.

 

ete-pirajubu

A Companhia Ituana de Saneamento (CIS) e a Prefeitura da Estância Turística de Itu inauguram, neste dia 2 de fevereiro (sexta-feira), a nova Estação de Tratamento de Esgoto Pirajibu, atendendo toda região do Distrito do Pirapitingui. Universalizando, portanto, o serviço de tratamento de esgoto da cidade, elevando o município a se tornar em poucos meses a 16º cidade brasileira com mais de 100 mil habitantes a ter 100% de seu esgoto tratado [Dado do Sistema Nacional de Informações sobre Saneamento – 2015] e a 10º entre os 75 municípios com mais de 100 mil habitantes no Estado de São Paulo [Dados da Fundação SEADE – 2016].

ETE Pirajibu

Tratará o esgoto a nível terciário, isto é, com remoção de nitrogênio e fósforo, além da matéria orgânica. Trata-se de um sistema de lodos ativados com tecnologia avançada de remoção de nitrogênio por nitrificação/desnitrificação simultâneas e de remoção de fósforo por dosagem de cloreto férrico. Este processo de tratamento é exclusivamente de natureza biológica, onde a matéria orgânica é depurada, por meio de colônias de microrganismos heterogêneos específicos, na presença de oxigênio.

Colônias de Microorganismos

Essas colônias de microrganismos formam a massa denominada de lodo ativado. O desenvolvimento dos microrganismos que atuam neste tipo tratamento do esgoto demora de dois a três meses. A ETE Pirajibu receberá os dejetos do Pirapitingui e passará por este período de ‘maturação’ antes de iniciar o tratamento efetivo do esgoto.

Vincent Menu, superintendente da CIS, destaca que a nova ETE tem capacidade de tratar os esgotos de uma população de 60.000 habitantes, com uma vazão média de 100 l/s. Numa etapa futura, já projetada, serão atendidos 90.000 habitantes.

Para o prefeito Guilherme Gazzolla, a inauguração da ETE Pirajibu é um marco entre as cidades da região e reflete a preocupação da prefeitura de Itu com o meio ambiente. Ele ressalta também a ótima administração da CIS para colocar a estação em funcionamento. “As obras estavam paradas e estava difícil conseguir as licenças ambientais necessárias para inaugurar a ETE. Graças ao trabalho da CIS junto à CETESB [Companhia Ambiental do Estado de São Paulo], conseguimos fazer todos os licenciamentos e agora vamos colocar a estação em atividade. Em breve teremos Itu com esgoto 100% tratado”.

Fonte: Itu

ÚLTIMAS NOTÍCIAS:

CATEGORIAS

Confira abaixo os principais artigos da semana

Abastecimento de Água

Análise de Água

Aquecimento global

Bacias Hidrográficas

Biochemie

Biocombustíveis

Bioenergia

Bioquímica

Caldeira

Desmineralização e Dessalinização

Dessalinização

Drenagem Urbana

E-book

Energia

Energias Renováveis

Equipamentos

Hidrografia / Hidrologia

Legislação

Material Hidráulico e Sistemas de Recalque

Meio Ambiente

Membranas Filtrantes

Metodologias de Análises

Microplásticos

Mineração

Mudanças climáticas

Osmose Reversa

Outros

Peneiramento

Projeto e Consultoria

Reciclagem

Recursos Hídricos

Resíduos Industriais

Resíduos Sólidos

Reúso de Água

Reúso de Efluentes

Saneamento

Sustentabilidade

Tecnologia

Tratamento de Água

Tratamento de Águas Residuais Tratamento de águas residuais

Tratamento de Chorume

Tratamento de Efluentes

Tratamento de Esgoto

Tratamento de lixiviado

Zeólitas

ÚLTIMAS NOTÍCIAS