NOTÍCIAS

Mato Grosso recebe estação de tratamento e abastecimento de água

O mais antigo Distrito de Várzea Grande, Bonsucesso/MT, que em 2018 comemorou 191 Anos, recebeu sua primeira Estação de Tratamento e Abastecimento – ETA de água potável, o que vai assegurar aos Restaurantes da Rota do Peixe, melhores condições de trabalho.

tratamento-esgoto

As famílias que residem no Distrito de Bonsucesso e os Restaurantes de um dos pontos turísticos mais importantes de Mato Grosso (Rota do Peixe) passarão a contar com água potável durante todos os dias.

Com uma capacidade de captação, tratamento e distribuição de 5 litros por segundo, a ETA leva o nome de Justino Antônio da Silva Claro que era proprietário das terras onde hoje se encontra o Distrito de Bonsucesso. “Temos um dos mais importantes benefícios concedidos ao mais antigo Distrito de Várzea Grande que é o Bonsucesso”, disse a prefeita Lucimar Sacre de Campos frisando que a obra foi toda executada pelo Departamento de Água e Esgoto – DAE/VG com recursos próprios vindos do pagamento de impostos dos cidadãos.

“A confiança depositada em nossa gestão pela população através dos impostos pagos está se revertendo em benefício para a própria cidade e população”, disse a prefeita.

18 mil litros/hora

O presidente do DAE/VG, Ricardo Araújo Azevedo lembrou que se a ETA funcionar a pleno vapor irá produzir 18 mil litros/hora, 432 mil litros/dia e 12,9 milhões de litros/mês. “Nós captamos a água bruta no Rio Cuiabá, tratamos a mesma e redistribuímos para a população e para o comércio do Bonsucesso e isto irá melhorar em muito a capacidade de atendimento das peixarias locais que fazem parte de um dos pontos turísticos mais importantes de Mato Grosso através da Rota do Peixe”, ponderou Ricardo Azevedo.

Ele lembrou que a obra é fruto dos resultados que o DAE/VG e a Prefeitura de Várzea Grande estão colhendo desde que a prefeita Lucimar Campos assumiu a administração municipal, com lisura, transparência e em busca de eficiência e resultados positivos. Valmir Dias, presidente da Associação de Moradores do Distrito de Bonsucesso assinalou em suas palavras que a água assegura a dignidade as pessoas, moradores e turistas terão ao visitarem a localidade.

“Estamos somando uma série de benefícios concedidos pelo Poder Público Municipal através da prefeita Lucimar Campos para nossa localidade, como a nova Escola Maria Barbosa Martins que foi toda reconstruída, o sistema de água que nunca existiu e também vai chegar agora o novo acesso pavimentado”, ponderou Valmir Dias.

Novo complexo

O importante equipamento público vai contribuir na melhoria da qualidade de vida da população da cidade. o novo complexo tem um reservatório elevado, em concreto armado, sistema de distribuição de água e local para a dosagem de cloro e flúor. Petrolino Gonçalves da Silva, mais conhecido como Fião que doou a área aonde foi construída a ETA e é bisneto do homenageado, Justino Antônio da Silva Claro, com palavras emocionadas assinalou que um sonho estava se concretizando naquela inauguração.

“Após 191 Anos de existência passamos a ter água potável, uma sinalização pela saúde das crianças, dos moradores e principalmente um incentivo para aqueles que vivem da exploração da maior riqueza do Rio Cuiabá, o peixe”, frisou Fião que declamou um poema escrito aonde homenageou a garra e a determinação da prefeita Lucimar Sacre de Campos.

Ele lembrou de uma reunião aonde foi solicitado a prefeita que regularizasse a situação da água consumida pelos moradores locais e que vinha do Rio Cuiabá, quando ela preferiu anunciar a execução da obra. O presidente do DAE apontou que em uma segunda etapa de obras, a água do Bonsucesso será expandida para outros Distritos Souza Lima e Pai André.

“A ETA inaugurada tem capacidade para atender aos três distritos”, explicou Ricardo Azevedo.

“Com a estação, os parâmetros de flúor, cloro, PH e turbidez são analisados automaticamente e se ajustam conforme a quantidade de água bruta. Esta medida representa menos desperdício de produtos químicos e aumento dos benefícios da água para consumo. A nova ETA contribui com a melhora na qualidade final da água”, explicou Ricardo.

Vale destacar que a obra é esperada há décadas pela comunidade que era abastecida por um poço artesiano, o qual, tinha custo expressivo com a manutenção frequente. “Com a implantação da ETA Bonsucesso, a população terá água potável na torneira e com valor acessível para todos. Por isso, a inauguração representa o cuidado da Prefeitura com as pessoas, à preocupação com o futuro e a segurança do tratamento de água garantido para os próximos anos”.

Fonte: O bom da notícia.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS:

CATEGORIAS

Confira abaixo os principais artigos da semana

Abastecimento de Água

Análise de Água

Aquecimento global

Bacias Hidrográficas

Biochemie

Biocombustíveis

Bioenergia

Bioquímica

Caldeira

Desmineralização e Dessalinização

Dessalinização

Drenagem Urbana

E-book

Energia

Energias Renováveis

Equipamentos

Hidrografia / Hidrologia

Legislação

Material Hidráulico e Sistemas de Recalque

Meio Ambiente

Membranas Filtrantes

Metodologias de Análises

Microplásticos

Mineração

Mudanças climáticas

Osmose Reversa

Outros

Peneiramento

Projeto e Consultoria

Reciclagem

Recursos Hídricos

Resíduos Industriais

Resíduos Sólidos

Reúso de Água

Reúso de Efluentes

Saneamento

Sustentabilidade

Tecnologia

Tratamento de Água

Tratamento de Águas Residuais Tratamento de águas residuais

Tratamento de Chorume

Tratamento de Efluentes

Tratamento de Esgoto

Tratamento de lixiviado

Zeólitas

ÚLTIMAS NOTÍCIAS