NOTÍCIAS

MP apura se área destinada à ETE Jaguaribe é adequada

As obras da ETE Jaguaribe foram suspensas pela Companhia em abril deste ano após denúncias e mobilização de moradores da Redinha

O Ministério Público Estadual do Rio Grande do Norte instaurou inquérito para saber se a área onde a Companhia de Águas do Rio Grande do Norte (Caern) começou a construir uma estação de tratamento de esgotos — na zona norte de Natal — é de fato compatível e se não há outra área. As obras da Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) Jaguaribe foram suspensas pela Companhia em abril deste ano após denúncias e mobilização de moradores da Redinha, que temem a contaminação do rio Potengi e eventual degradação de parte da Zona de Proteção Ambiental 8.

mp-apura-se-area-destinada-a-ete-jaguaribe

ETE será construída pela Caern em área próxima ao rio Jaguaribe

 

Além da Caern, a promotora Gilka da Mata (45ª Promotora de Justiça de Defesa do Meio Ambiente de Natal) mandou notificar o Instituto de Desenvolvimento Sustentável e Meio Ambiente do RN (Idema), a Secretaria de Meio Ambiente e Urbanismo de Natal (Semurb) e o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) para participarem de uma audiência na próxima terça-feira (16), quando será discutida essa viabilidade. A promotoria solicitou à Caern que envie todos os estudos sobre a obra e local escolhido, e pede que se abstenha de retomar a construção antes das audiências.

Importância ambiental

O MPRN recebeu uma representação contra a instalação da ETE no local, sob o argumento de que o local pretendido para instalar a estação de tratamento possui importância ambiental. A Caern chegou a fazer terraplanagem da área abriu um acesso, até os moradores da Redinha protestarem e acionarem órgãos de fiscalização e controle ambiental. A Caern já afirmou, há pouco mais de um mês, que não vai lançar qualquer efluente com potencial poluidor no rio Jaguaribe e que fez todos os estudos para conseguir as licenças e começar a obra.

Saneamento em Natal

A ETE Jaguaribe é parte do projeto para deixar Natal 100% saneada. De acordo com a Caern, ela deve ter a capacidade para atender 400 mil, portanto, toda a zona Norte de Natal. Por outro lado, a comunidade que mora na gamboa do Rio Jaguaribe afirma que a construção da estação vai alterar a paisagem, o valor histórico e, principalmente, a vida animal e humana no entorno do lugar.

De acordo com representantes da Ong Gamboa Jaguaribe, existe naquela área um cemitério indígena e a primeira igreja Nossa Senhora do Soledade, de 1613. A organização afirma que a área é usada por mais de 15 espécies de mamíferos e mais de dez espécies migratórias de aves que vêm da região Sul do país. Embora a área total da estação seja de sete hectares, a Caern está autorizada a desmatar 2,86 hectares de mata nativa conforme “autorização de supressão de vegetação”, concedida pelo Idema.

Em contrapartida, a companhia deve pagar R$ 20.810,00 para a reposição florestal do volume de árvores cortadas. Na licença de instalação do empreendimento, há outras condicionantes. “Uma delas é contribuir com um 0,5% do valor do investimento [da obra] para criação e melhoria da unidades de conservação ambiental”, disse Paulo Cunha, coordenador do Grupo de Acompanhamento de Obras Especiais da Caern, em entrevista À TRIBUNA DO NORTE em março deste ano. Ele disse também que o Idema pediu um estudo de capacidade de depuração do Rio Potengi.

Fonte: Tribuna do Norte.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS:

CATEGORIAS

Confira abaixo os principais artigos da semana

Abastecimento de Água

Análise de Água

Aquecimento global

Bacias Hidrográficas

Biochemie

Biocombustíveis

Bioenergia

Bioquímica

Caldeira

Desmineralização e Dessalinização

Dessalinização

Drenagem Urbana

E-book

Energia

Energias Renováveis

Equipamentos

Hidrografia / Hidrologia

Legislação

Material Hidráulico e Sistemas de Recalque

Meio Ambiente

Membranas Filtrantes

Metodologias de Análises

Microplásticos

Mineração

Mudanças climáticas

Osmose Reversa

Outros

Peneiramento

Projeto e Consultoria

Reciclagem

Recursos Hídricos

Resíduos Industriais

Resíduos Sólidos

Reúso de Água

Reúso de Efluentes

Saneamento

Sustentabilidade

Tecnologia

Tratamento de Água

Tratamento de Águas Residuais Tratamento de águas residuais

Tratamento de Chorume

Tratamento de Efluentes

Tratamento de Esgoto

Tratamento de lixiviado

Zeólitas

ÚLTIMAS NOTÍCIAS