NOTÍCIAS

MP de Alagoas investiga falhas no abastecimento de água potável em 6 municípios

Segundo portarias publicadas no Diário Oficial do Estado (DOE), foi encontrada contaminação na água nessas cidades e falta de estrutura em estações de captação durante a FPI.

mpe-alagoas

O Ministério Público do Estado de Alagoas (MP-AL) instaurou inquéritos para investigar irregularidades no abastecimento de água para consumo humano em seis municípios do interior do estado. A informação foi divulgada nesta quarta-feira (15).

Essas irregularidades foram constatadas durante a 8ª etapa da Fiscalização Preventiva Integrada da Bacia Hidrográfica do São Francisco (FPI), realizada em fevereiro deste ano. A maioria dos problemas é relacionada à deficiência na captação e no tratamento da água.

De acordo com as portarias publicadas no Diário Oficial do Estado (DOE), os municípios alvos desses inquéritos são:

  1. Teotônio Vilela;
  2. Porto Real do Colégio;
  3. Igreja Nova;
  4. Coruripe;
  5. Feliz Deserto;
  6. Penedo.

Adequação

Procurado pela reportagem, o secretário Municipal de Saúde de Feliz Deserto, José Derival, explicou que desde que as irregularidaes foram apontadas pelo MP, a prefeitura vem trabalhando para se adequar.

“Nós já estamos providenciando as licenças e os reparos necessários na estação de captação. Além disso, estamos fazendo a análise das amostras de água e enviando para a Secretaria Municipal de Obras e Urbanismo, responsável pela distribuição de água. Um técnico foi contratado para resolver essas pendências apontadas pelo MP”, afirma Derival.

Já o diretor-interino do Serviço Autônomo de Água e Esgoto (SAAE) de Penedo, Francisco Guerra, disse estar surpreso com a abertura do inquérito. Segundo ele, logo após a realização da FPI, a captação, tratamento e distribuição de água do município foi elogiada pela equipe da fiscalização.

“Em uma audiência pública em fevereiro, Penedo e Porto Real foram apontadas como exemplo de distribuição de água tratada para toda a população, e agora somos investigados? Nós mudamos a cloração na estação de tratamento, fazemos testes constantemente, porque temos laboratório próprio, que também atende Porto. Os dados que apresentaram em fevereiro e os da portaria de agora são conflitantes. É injusto”, diz Guerra.

A Prefeitura de Teotônio Vilela disse, por meio da assessoria de comunicação, que ainda não foi notificada sobre o inquérito, e que, quando for, vai providenciar as medidas necessárias para se adequar.

A assessoria de comunicação da prefeitura de Coruripe informou, também por meio da assessoria, que já tomou todas as providências cabíveis para demonstrar que água do município é de boa qualidade e fica no aguardo da notificação oficial do Ministério Público.

A assessoria de Igreja Nova não atendeu às ligações, e o G1 não conseguiu contato com a prefeitura de Porto Real do Colégio.

Amostras de água potável

Segundo os textos das portarias, as equipes da FPI analisaram amostras de água potável colhidas nessas cidades e constataram a presença de coliformes fecais em todas elas. Em algumas, ainda havia a presença de Escherichia coli, que pode causar infecções no sistema urinário e nos intestinos.

Outro problema comum apontado pelo MP é a falta de tratamento da água captada, que é distribuída praticamente bruta à população, e a falta de estrutura adequada nas estações de captação.

Os municípios também não possuem outorga de uso da água, fornecida pela Secretaria de Estado do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos (SEMARH), e licença ambiental do Instituto do Meio Ambiente de Alagoas (IMA).

Além de instaurar os inquéritos, o MP ainda definiu audiências entre as prefeituras citadas, o IMA, a SEMARH e a Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) para discutir o assunto.

Fonte: G1.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS:

CATEGORIAS

Confira abaixo os principais artigos da semana

Abastecimento de Água

Análise de Água

Aquecimento global

Bacias Hidrográficas

Biochemie

Biocombustíveis

Bioenergia

Bioquímica

Caldeira

Desmineralização e Dessalinização

Dessalinização

Drenagem Urbana

E-book

Energia

Energias Renováveis

Equipamentos

Hidrografia / Hidrologia

Legislação

Material Hidráulico e Sistemas de Recalque

Meio Ambiente

Membranas Filtrantes

Metodologias de Análises

Microplásticos

Mineração

Mudanças climáticas

Osmose Reversa

Outros

Peneiramento

Projeto e Consultoria

Reciclagem

Recursos Hídricos

Resíduos Industriais

Resíduos Sólidos

Reúso de Água

Reúso de Efluentes

Saneamento

Sustentabilidade

Tecnologia

Tratamento de Água

Tratamento de Águas Residuais Tratamento de águas residuais

Tratamento de Chorume

Tratamento de Efluentes

Tratamento de Esgoto

Tratamento de lixiviado

Zeólitas

ÚLTIMAS NOTÍCIAS