NOTÍCIAS

Não há microalga tóxica para humanos na Lagoa da Conceição/SC, aponta análise preliminar do IMA

Pesquisador da UFSC pede cautela sobre resultado; população deve evitar contato com a água

lagoa

De forma preliminar, o Instituto do Meio Ambiente (IMA) divulgou na manhã desta quarta-feira (10) o resultado da análise da água da Lagoa da Conceição, em Florianópolis. Até agora, não foram identificadas microalgas tóxicas ao ser humano, segundo o Instituto. O nível de oxigênio é baixo no local e a população não deve tomar banho ou praticar atividades de lazer na Lagoa até que todas as análises sejam concluídas, destacou o IMA.

Precisamos de muita cautela quanto a isso (o resultado preliminar). As algas estão no sedimento, relacionadas ao muco que está no fundo. No sábado à noite e no domingo de manhã, havia áreas com baixa concentração de oxigênio e não podemos baixar a guarda, não vemos nenhuma alteração no quadro, mas as marés podem ajudar, tomara que sim – declarou o pesquisador da UFSC Paulo Horta. 

Horta integra o grupo de estudiosos da UFSC que acompanha a qualidade da água da Lagoa. Nesse fim de semana, ele retirou do local diversos peixes sem vida.


LEIA TAMBÉM: Por mês, cerca de 20 mil análises atestam qualidade da água no agreste alagoano


Análise da Água

A coleta de amostras do IMA foi feita nessa terça (9) entre a Avenida das Rendeiras e o bairro Rio Vermelho. Segundo o órgão, o estudo divulgado nesta quarta se baseia numa análise do Laboratório de Algas Nocivas e Ficotoxinas (Laqua), que pertence ao IFSC. Em ao menos 10 pontos da superfície e do fundo da Lagoa, não foi identificada falta de oxigênio, embora os níveis sejam baixos.

Amostras de água coletadas nos canais e valas de drenagem no Parque Estadual do Rio Vermelho também serão analisadas e os resultados farão parte de um laudo detalhado sobre a Lagoa. Este documento reunirá informações apuradas pela Agência de Regulação de Serviços Públicos de Santa Catarina (Aresc), Instituto Geral de Perícias (IGP), Floram e UFSC. O laudo final será divulgado nos próximos dias.

Na semana passada, o IMA e a Fundação Municipal do Meio Ambiente (Floram) comunicaram que a Lagoa da Conceição está 100% imprópria para banho e seus peixes não devem ser consumidos. Este foi o segundo comunicado alertando para o problema em menos de um mês. Os dois órgãos investigam as causas da morte de peixes e outros animais no local nos últimos dias.

As preocupações com a Lagoa da Conceição se acentuaram após o vazamento de uma lagoa artificial com esgoto tratado da Casan em 25 de janeiro. A Companhia afirma que acompanha a qualidade da água e não identificou qualquer irregularidade desde o dia do acidente.

Fonte: NSC TOTAL.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS:

CATEGORIAS

Confira abaixo os principais artigos da semana

Abastecimento de Água

Análise de Água

Aquecimento global

Bacias Hidrográficas

Biochemie

Biocombustíveis

Bioenergia

Bioquímica

Caldeira

Desmineralização e Dessalinização

Dessalinização

Drenagem Urbana

E-book

Energia

Energias Renováveis

Equipamentos

Hidrografia / Hidrologia

Legislação

Material Hidráulico e Sistemas de Recalque

Meio Ambiente

Membranas Filtrantes

Metodologias de Análises

Microplásticos

Mineração

Mudanças climáticas

Osmose Reversa

Outros

Peneiramento

Projeto e Consultoria

Reciclagem

Recursos Hídricos

Resíduos Industriais

Resíduos Sólidos

Reúso de Água

Reúso de Efluentes

Saneamento

Sustentabilidade

Tecnologia

Tratamento de Água

Tratamento de Águas Residuais Tratamento de águas residuais

Tratamento de Chorume

Tratamento de Efluentes

Tratamento de Esgoto

Tratamento de lixiviado

Zeólitas

ÚLTIMAS NOTÍCIAS