NOTÍCIAS

Melhorias nas estações de tratamento de água em Guarulhos/SP ampliam atendimento à população

A Sabesp investe na renovação do sistema de abastecimento e distribuição de água em Guarulhos para cumprir a meta de garantir o atendimento total da população até o aniversário da cidade em 8 de dezembro.

sabesp

Dentre as obras realizadas estão as melhorias nas Estações de Tratamento de Água (ETAs) do Tanque Grande e Cabuçu, que atualmente produzem, juntas, 360 litros de água por segundo, com aumento de 75 litros por segundo, desde janeiro.

Para a Sabesp, grandes números significam moradores transformados com a entrega de água de qualidade nas torneiras. Esses fatores são essenciais para que as pessoas tenham mais saúde, melhor desempenho escolar e mais conforto.

“Até o dia 8 de dezembro vamos concretizar a regularização do abastecimento. Todo guarulhense será abastecido e não sofrerá com o rodízio. Trabalhamos desde dezembro e hoje já são 900 mil pessoas que não sofrem mais com rodízio. Temos obras por toda a cidade, é um trabalho árduo, mas com muitos avanços”, ressaltou a superintendente da Sabesp na Unidade de Negócio Norte, Debora Pierini Longo.

Sistemas Fortaleza e Bananal

A Estação de Tratamento de Água Tanque Grande é responsável por enviar água para os sistemas Fortaleza e Bananal. Já a Cabuçu abastece os sistemas Continental e Cizanea, além de auxiliar – quando preciso – o abastecimento da região do Cidade Martins. Hoje a Tanque Grande produz 100 litros de água por segundo, com acréscimo de 35 litros por segundo, desde janeiro. O aumento foi possível basicamente pelo investimento na limpeza dos decantadores e na remoção das placas danificadas dos floculadores, que possibilitaram o aumento da vazão da água.

Já a estação Cabuçu teve um aumento de 40 litros por segundo, passando de 220 para 260 litros por segundo, desde o início da operação. A expectativa é que em alguns meses esse número aumente para 300 litros por segundo. Os trabalhos realizados nessa estação foram a restauração do leito filtrante e a melhoria no sistema de recuperação de água. A Sabesp também adquiriu dois equipamentos chamados Sopradores – que serão responsáveis por realizar a retrolavagem com ar dos filtros corrompidos e assim ajudar no aumento da vida útil destes equipamentos

“O trabalho em equipe da Sabesp com a SAAE conseguiu aumentar a vazão das estações de tratamento e, assim, garantir maior regularidade no abastecimento para a população”, explica André Góis, gerente de Departamento de Tratamento de Água Metropolitana da Sabesp.

Fonte: Sabesp.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS:

CATEGORIAS

Confira abaixo os principais artigos da semana

Abastecimento de Água

Análise de Água

Aquecimento global

Bacias Hidrográficas

Biochemie

Biocombustíveis

Bioenergia

Bioquímica

Caldeira

Desmineralização e Dessalinização

Dessalinização

Drenagem Urbana

E-book

Energia

Energias Renováveis

Equipamentos

Hidrografia / Hidrologia

Legislação

Material Hidráulico e Sistemas de Recalque

Meio Ambiente

Membranas Filtrantes

Metodologias de Análises

Microplásticos

Mineração

Mudanças climáticas

Osmose Reversa

Outros

Peneiramento

Projeto e Consultoria

Reciclagem

Recursos Hídricos

Resíduos Industriais

Resíduos Sólidos

Reúso de Água

Reúso de Efluentes

Saneamento

Sustentabilidade

Tecnologia

Tratamento de Água

Tratamento de Águas Residuais Tratamento de águas residuais

Tratamento de Chorume

Tratamento de Efluentes

Tratamento de Esgoto

Tratamento de lixiviado

Zeólitas

ÚLTIMAS NOTÍCIAS