NOTÍCIAS

Marfrig Global Foods reduz em 15% o uso de água na pecuária

A Marfrig Global Foods informa em seu Relatório Anual de Sustentabilidade de 2015 ter reduzido em cerca de 15% o consumo de água em dez das unidades de sua Divisão Beef. Lançado nesta segunda-feira, o relatório integra um amplo conjunto de iniciativas sustentáveis da Companhia, entre elas as melhores práticas de bem-estar animal, tendo atingindo Tier 2 no relatório BBFAW (Business Benchmark on Farm Animal Welfare); o compromisso público com o Greenpeace de combater o desmatamento do Bioma Amazônia na cadeia da pecuária; e o monitoramento de 100% de seus fornecedores para garantir um produto ambientalmente correto de sua origem até a mesa do consumidor.

Com a implementação do Sistema de Gestão Eficiente do Uso da Água, as unidades envolvidas no projeto economizaram 1,2 milhão de m³ de água nos últimos cinco anos, passando de 7,9 milhões m³ em 2010 para 6,7 milhões m³ em 2015. O resultado é parte de um projeto que tinha como meta inicial reduzir em 2% o consumo total de água dessas plantas, minimizando o impacto das operações na comunidade e no meio ambiente.

Em 2015, os investimentos em ações na Marfrig Global Foods para proteção ambiental totalizaram R$ 7,8 milhões. A Companhia adotou sistemas de monitoramento para maximizar o uso correto e reduzir o impacto ambiental de suas ações. As iniciativas incluem investimentos significativos na utilização de energia de fontes renováveis, como casca de amendoim, maravalha (aparas de madeira) e pó de serra, além de briquete (resíduos de madeira), bagaço de cana e lenha de reflorestamento.

A Divisão Keystone, com sede nos EUA, reduziu o consumo de energia em 3,7% a partir de medidas que visaram a eficiência, indo desde a simples melhoria da iluminação à instalação de avançados sistemas de controle.

O impacto de suas ações na atmosfera é outro ponto de atenção da Marfrig Global Foods. A empresa conseguiu reduzir em 1,6% as emissões diretas dos processos próprios (Escopo 1) e em 1,3% as emissões indiretas de energia adquirida (Escopo 2).

Além disso, a Divisão Beef reforçou seu compromisso público assinado junto ao Greenpeace, não sendo identificada qualquer operação irregular nos critérios socioambientais para aquisição de animais. A auditoria, realizada durante o último ano, comprovou por amostragem que toda compra de gado passa por um processo que verifica se a propriedade de origem já foi citada em alguma das listas de trabalho escravo, esteja situada em áreas embargadas pelo IBAMA ou em desacordo com os critérios do monitoramento geoespacial. O sistema de compras da Divisão Beef impede automaticamente qualquer tentativa de aquisição de bovinos de fazendas bloqueadas, garantindo a origem do gado.

Estas e outras informações estão disponíveis no Relatório Anual e de Sustentabilidade 2015. Para ter acesso ao documento completo, acesse: http://www.marfrig.com.br/pt/sustentabilidade.

Fonte: Marfrig, resumida e adaptada pela Equipe BeefPoint.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS:

CATEGORIAS

Confira abaixo os principais artigos da semana

Abastecimento de Água

Análise de Água

Aquecimento global

Bacias Hidrográficas

Biochemie

Biocombustíveis

Bioenergia

Bioquímica

Caldeira

Desmineralização e Dessalinização

Dessalinização

Drenagem Urbana

E-book

Energia

Energias Renováveis

Equipamentos

Hidrografia / Hidrologia

Legislação

Material Hidráulico e Sistemas de Recalque

Meio Ambiente

Membranas Filtrantes

Metodologias de Análises

Microplásticos

Mineração

Mudanças climáticas

Osmose Reversa

Outros

Peneiramento

Projeto e Consultoria

Reciclagem

Recursos Hídricos

Resíduos Industriais

Resíduos Sólidos

Reúso de Água

Reúso de Efluentes

Saneamento

Sustentabilidade

Tecnologia

Tratamento de Água

Tratamento de Águas Residuais Tratamento de águas residuais

Tratamento de Chorume

Tratamento de Efluentes

Tratamento de Esgoto

Tratamento de lixiviado

Zeólitas

ÚLTIMAS NOTÍCIAS