NOTÍCIAS

Governo do estado do Maranhão realiza investimentos e substitui equipamentos que tinham mais de três décadas de uso no Sistema Italuís

Como parte das ações estruturantes desenvolvidas para melhorias na operação e prestação de serviços, a Companhia de Saneamento Ambiental do Maranhão (Caema), nesta quarta-feira (20), concluiu a montagem de novos motores para a captação de água bruta do Sistema Italuís.

italuis

São quatro novos motores que substituíram os antigos que estavam em operação há mais de três décadas.

“Obtivemos a autorização imediata do governador Flávio Dino para a consecução do Plano de Investimentos para melhorias no Sistema Italuís, constando da construção de uma linha de distribuição de 7 km de extensão e 13,8 Kv; manutenção de 11 transformadores de grande porte; aquisição e instalação de disjuntor tripolar para a subestação de 69 Kv; aquisição e montagem de novo conjunto motobomba para a captação; manutenção na Estação de Tratamento de Água; restauração dos Tanques de Alívio Unidirecional, que são dispositivos de proteção das adutoras; instalação de macromedidores e aquisição de quatro motores de 900 HP para a captação”, afirmou o presidente da Caema, Carlos Rogério Araújo.

Os novos equipamentos chegaram ao parque do Sistema Italuís em janeiro e para serem instalados, uma equipe operacional precisou fazer ajustes preliminares no sistema para que a substituição não afetasse o abastecimento. “Estas ações estão centradas na confiabilidade operacional do sistema, de modo a assegurar o abastecimento de água da cidade”, frisou Carlos Rogério Araújo.

Diminuição dos riscos de pane

De acordo com o gerente do Sistema Italuís, Fernando Pinheiro, com os novos motores em funcionamento será possível diminuir quase para zero os riscos de pane, além de elevar a confiabilidade do sistema de bombas na captação.

“O tempo exato que os motores antigos estavam em funcionamento na área da captação é de 38 anos. São equipamentos que se confundem com o início do Italuís, ou seja, já pediam por uma substituição, por já terem cumprido sua autonomia de trabalho durante todo este tempo”, contou Fernando Pinheiro.

Os motores WEG de 900-HP trabalham em alta rotação, alimentados por uma tensão de 4.160 volts, impulsionando as bombas de captação em faixa de uma velocidade de 1.185 rotações por minuto (RPM). O investimento feito pela Caema para adquirir as quatro novas unidades foi de R$ 3,6 milhões, incluindo compra, montagem e a instalação pela empresa fabricante.

“Os investimentos na captação somam-se a uma série de outras medidas e esforços já efetuados pela Companhia para que o Italuís cumpra com êxito o objetivo de levar mais água para capital, abastecendo aproximadamente 86% da população de São Luís”, detalhou o diretor de Operação e Manutenção da Caema, André dos Santos Paula.

Fonte: Caema.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS:

CATEGORIAS

Confira abaixo os principais artigos da semana

Abastecimento de Água

Análise de Água

Aquecimento global

Bacias Hidrográficas

Biochemie

Biocombustíveis

Bioenergia

Bioquímica

Caldeira

Desmineralização e Dessalinização

Dessalinização

Drenagem Urbana

E-book

Energia

Energias Renováveis

Equipamentos

Hidrografia / Hidrologia

Legislação

Material Hidráulico e Sistemas de Recalque

Meio Ambiente

Membranas Filtrantes

Metodologias de Análises

Microplásticos

Mineração

Mudanças climáticas

Osmose Reversa

Outros

Peneiramento

Projeto e Consultoria

Reciclagem

Recursos Hídricos

Resíduos Industriais

Resíduos Sólidos

Reúso de Água

Reúso de Efluentes

Saneamento

Sustentabilidade

Tecnologia

Tratamento de Água

Tratamento de Águas Residuais Tratamento de águas residuais

Tratamento de Chorume

Tratamento de Efluentes

Tratamento de Esgoto

Tratamento de lixiviado

Zeólitas

ÚLTIMAS NOTÍCIAS