Japão Reino Unido Data Center
K. Lines anunciou na segunda-feira (7) que firmou acordo com uma empresa do Reino Unido para desenvolver um data center flutuante, com previsão de início das operações em 2027.
Segundo a companhia japonesa de transporte marítimo, será o primeiro data center offshore do mundo a ser alimentado por um navio gerador de energia (powership).
A Mitsui O.S.K. assinou um memorando de entendimento com a Kinetics, braço do conglomerado turco Karadeniz Holding. A Kinetics, especializada na construção de navios geradores de energia, fornecerá energia para o data center no mar.
A construção começará em 2026, com a conversão de um navio cargueiro usado de 120 metros de comprimento e 9.731 toneladas brutas. No futuro, as empresas pretendem construir um data center usando um navio porta-carros, que oferece mais espaço interno.
Japão Reino Unido Data Center
Espera-se que a demanda por data centers continue crescendo com a expansão da inteligência artificial generativa. A construção de data centers em terra enfrenta limitações de espaço e fornecimento de energia.
A Mitsui O.S.K. e a Kinetics pretendem superar esses obstáculos combinando um navio gerador de energia com um data center offshore. Essa configuração também permite a relocação da instalação.
Fonte: Valor.