NOTÍCIAS

Irani vende mais de 155 mil toneladas de créditos de carbono em 2021

Iniciativa está alinhada ao compromisso da companhia de contribuir para a preservação do meio ambiente e reduzir os impactos da ação climática.

A Irani Papel e Embalagem fechou o ano de 2021 com volume significativo de venda de créditos de carbono, alinhada ao seu compromisso de contribuir para a preservação do meio ambiente e reduzir os impactos da ação climática, seguindo as melhores práticas de gestão ambiental

CO2

Imagem ilustrativa

De acordo com a companhia, os principais clientes foram grandes empresas do panorama nacional que buscaram, por meio dos créditos de carbono, a neutralização de parte das emissões. No total, foram comercializados 155.885 CER´s (Redução de Emissão Certificada), provenientes do projeto de Mecanismo de Desenvolvimento Limpo (MDL) – Estação de Tratamento de Efluentes. Registrado na ONU (Organização das Nações Unidas) como “Irani Wastewater Methane Avoidance Project”, o projeto foi o primeiro, a nível mundial, de tratamento de efluentes totalmente aeróbio.

Avançando nesse cenário sustentável, a empresa possui dois projetos de Mecanismo de Desenvolvimento Limpo (MDL), que permitem a venda de créditos de carbono. O primeiro deles, a Usina de Co-Geração, localizada em Santa Catarina, proporciona a redução das emissões de gases do efeito estufa (GEE), como o metano e o dióxido de carbono, por meio da produção de energia elétrica limpa.

A iniciativa fez com que a Irani se tornasse a primeira empresa brasileira do setor de papel e celulose e a segunda empresa no mundo em seu segmento a ter créditos de carbono emitidos pelo Protocolo de Kyoto. Desde 2006, juntas, as duas ações já renderam à companhia catarinense aproximadamente R$ 19,5 milhões.


 

LEIA TAMBÉM: GRUPO URCA ENERGIA INVESTIRÁ R$ 45 MILHÕES NA PRODUÇÃO DE CO2 VERDE


 

O projeto reaproveita os resíduos de bases florestais e os utiliza como combustível, permitindo a produção de energia renovável e buscando conservar e otimizar recursos naturais, evitando a utilização de energia proveniente de fontes não renováveis.

“Além da Usina de Co-Geração, temos também um segundo projeto de MDL, a Estação de Tratamento de Efluentes, que visa evitar as emissões de metano gerado por meio do tratamento e descarte da água residual, atuando pelo novo sistema de tratamento de água residual e que utiliza de lodo ativado com aeração prolongada”, comenta o gerente de Sustentabilidade da Irani, Leandro Farina.

A Irani foi, ainda, a primeira empresa brasileira do setor de papel e embalagens a certificar um inventário de Gases de Efeito Estufa (GEE) no país, de acordo com a ISO 14064:2006.

“Um dos valores da Irani é o da eficiência e transparência em sustentabilidade ambiental, pois estamos sempre buscando otimizar a nossa operação por meio de novos projetos de Mecanismo de Desenvolvimento Limpo. Assim, contribuímos com a economia de baixo carbono e economia circular tendo sempre em mente que esse conceito de reciclar recursos está integralmente alinhado ao nosso negócio, sendo mais vantajoso para o meio ambiente e para as comunidades do entorno de nossas unidades industriais”, conclui o executivo.

Fonte: Tissue Online


ÚLTIMAS NOTÍCIAS: CÂMARA APROVA PROJETO QUE FACILITA LIBERAÇÃO DE AGROTÓXICOS

ÚLTIMAS NOTÍCIAS: VALE ELIMINA MAIS CINCO BARRAGENS A MONTANTE

ÚLTIMAS NOTÍCIAS:

CATEGORIAS

Confira abaixo os principais artigos da semana

Abastecimento de Água

Análise de Água

Aquecimento global

Bacias Hidrográficas

Biochemie

Biocombustíveis

Bioenergia

Bioquímica

Caldeira

Desmineralização e Dessalinização

Dessalinização

Drenagem Urbana

E-book

Energia

Energias Renováveis

Equipamentos

Hidrografia / Hidrologia

Legislação

Material Hidráulico e Sistemas de Recalque

Meio Ambiente

Membranas Filtrantes

Metodologias de Análises

Microplásticos

Mineração

Mudanças climáticas

Osmose Reversa

Outros

Peneiramento

Projeto e Consultoria

Reciclagem

Recursos Hídricos

Resíduos Industriais

Resíduos Sólidos

Reúso de Água

Reúso de Efluentes

Saneamento

Sustentabilidade

Tecnologia

Tratamento de Água

Tratamento de Águas Residuais Tratamento de águas residuais

Tratamento de Chorume

Tratamento de Efluentes

Tratamento de Esgoto

Tratamento de lixiviado

Zeólitas

ÚLTIMAS NOTÍCIAS