NOTÍCIAS

Interligação Rio Grande-Taiaçupeba: grupos geradores

Grupos geradores a gás natural serão utilizados para garantir energia distribuída para o bombeamento de água da interligação Rio Grande-Taiaçupeba

 

interligacao-rio-grande-taiacupeba-0517

 

A Siemens acaba de realizar a venda de grupos geradores a gás natural para a Tecnogera, empresa com mais de 10 anos de mercado especializada em soluções completas em energia temporária, que está ampliando seu portfólio de atuação por meio da operação de planta movida a gás. Os grupos geradores, modelo SFGLD 560, juntos vão oferecer potência instalada de 14,5 MVA.

Os equipamentos produzidos na fábrica da empresa na Espanha serão utilizados para garantir energia distribuída para o bombeamento de água da interligação Rio Grande-Taiaçupeba, em Ribeirão Pires, São Paulo. A solução Siemens vai permitir a geração de energia necessária para mover o volume de água de 4m³/s (4.000 litros por segundo) para abastecer cerca de cinco milhões de pessoas no estado de São Paulo. O projeto inclui os grupos geradores, serviços de comissionamento e manutenção preventiva, graças à estrutura consolidada da Siemens no Brasil.

Crise hídrica

“Nossa estrutura consolidada no Brasil e a agilidade no atendimento foram fatores decisivos para que a Tecnogera nos escolhesse para a parceria neste projeto desafiador com a Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo (Sabesp), explica Guilherme Mattos, diretor da área de Energia Distribuída da Siemens. “Nossa equipe de engenharia e de serviços foi bastante demandada para realizar o comissionamento em tempo. Ainda temos um contrato de manutenção para gerar a maior disponibilidade para a geração da planta”, complementa.

A interligação entre o sistema Rio Grande (que faz parte da Represa Billings) e o Alto Tietê (represa Taiaçupeba), foi uma das principais intervenções do governo do estado de São Paulo após a crise hídrica de 2014, com o objetivo de diminuir o uso do Sistema Cantareira. Nessa época, São Paulo passou por um período de escassez e racionamento de água, já que a falta de chuva baixou o nível das represas. A parceria Siemens/Tecnogera irá gerar a energia necessária para mover grandes volumes de água através de um aqueduto de mais de 10 km de extensão.

Imagem: SABESP

Fonte: CIMM

ÚLTIMAS NOTÍCIAS:

CATEGORIAS

Confira abaixo os principais artigos da semana

Abastecimento de Água

Análise de Água

Aquecimento global

Bacias Hidrográficas

Biochemie

Biocombustíveis

Bioenergia

Bioquímica

Caldeira

Desmineralização e Dessalinização

Dessalinização

Drenagem Urbana

E-book

Energia

Energias Renováveis

Equipamentos

Hidrografia / Hidrologia

Legislação

Material Hidráulico e Sistemas de Recalque

Meio Ambiente

Membranas Filtrantes

Metodologias de Análises

Microplásticos

Mineração

Mudanças climáticas

Osmose Reversa

Outros

Peneiramento

Projeto e Consultoria

Reciclagem

Recursos Hídricos

Resíduos Industriais

Resíduos Sólidos

Reúso de Água

Reúso de Efluentes

Saneamento

Sustentabilidade

Tecnologia

Tratamento de Água

Tratamento de Águas Residuais Tratamento de águas residuais

Tratamento de Chorume

Tratamento de Efluentes

Tratamento de Esgoto

Tratamento de lixiviado

Zeólitas

ÚLTIMAS NOTÍCIAS