NOTÍCIAS

Governo anuncia programa para tornar o Brasil o 4° maior produtor de petróleo do mundo

Petróleo e Gás

Será lançado o programa Potencializa E&P, que visa garantir investimentos na exploração de petróleo e gás e transformar o Brasil no quarto maior produtor de petróleo do mundo

A iniciativa será apresentada na próxima reunião do Conselho Nacional de Política Energética (CNPE) – ainda sem data definida. A Potencializa E&P pretende realizar a exploração e desenvolvimento em campos de fronteira, incentivando o investimento em campos maduros ou campos econômicos marginais para que o país entre na lista dos maiores produtores de petróleo do mundo.

Além disso, o programa visa promover o desenvolvimento regional e incentivar produtores independentes de petróleo e gás cujas ações levam ao aumento de receita, arrecadação tributária, participação governamental, emprego e renda.

Segundo o ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira, o objetivo é garantir a continuidade do desenvolvimento da indústria brasileira de exploração e produção de petróleo e gás por meio de políticas públicas.

“O cenário extremamente desafiador de competição global de investimentos, reposição das reservas de petróleo e gás e transição energética exige que todos os atores governamentais acelerem, sigam as diretrizes do governo do presidente Lula, promovam o desenvolvimento do Brasil com bom senso e respeito ao meio ambiente”, disse.


LEIA TAMBÉM: MACAÉ SERÁ NOVAMENTE A CAPITAL DO PETRÓLEO COM INVESTIMENTOS DE US$ 18 BILHÕES DA PETROBRAS, QUE SERÃO FEITOS NOS PRÓXIMOS CINCO ANOS


Cenário para o maior produtor de petróleo do mundo

A exploração e produção de petróleo e gás têm atraído investimentos pesados, com foco no desempenho da Petrobras após a descoberta de vastos recursos do pré-sal durante o governo do presidente Lula. O Brasil produz atualmente 3 milhões de barris de petróleo por dia. Espera-se que esse número chegue a 5,4 milhões até 2029, tornando-se o quarto maior produtor de petróleo do mundo – com 80% de seus recursos provenientes do pré-sal.

Dado o indicador R/P (relação entre reservas provadas e produção) de 12,5 anos, os resultados positivos alcançados pelas ações dos governos Lula e Dilmah exigem continuidade, reposição das reservas de petróleo e gás.

O alto risco geológico das áreas não contratadas do pré-sal e o pequeno potencial para novas grandes descobertas de petróleo e gás exigiram o desenvolvimento de novas frentes de exploração, como o Grande do Norte, na borda equatorial do Brasil, que se estende desde a costa do Rio de Janeiro ao Oiapoque, extremo norte do país (AP). O último poço a receber autorização ambiental na margem equatorial foi em 2015 na Bacia Potiguar.

Para o ministro Alexandre Silveira, a indústria de petróleo e gás é a mola propulsora do desenvolvimento do Brasil. O setor responde por 15% do PIB industrial brasileiro, 48% da oferta nacional de energia e mais de 1,6 milhão de empregos diretos e indiretos.

O fortalecimento da indústria de petróleo e gás trará grandes oportunidades para o norte e nordeste do país, afirmou Silveira.
“Precisamos dar aos jovens dessas regiões a chance de sonhar em trabalhar na indústria do petróleo e obter qualificação técnica. O novo pré-sal à beira do equador será uma revolução no emprego, na renda e nos sonhos dos jovens que querem empregos melhores”, concluiu o ministro.

Fonte: CPG


ÚLTIMAS NOTÍCIAS:

CATEGORIAS

Confira abaixo os principais artigos da semana

Abastecimento de Água

Análise de Água

Aquecimento global

Bacias Hidrográficas

Biochemie

Biocombustíveis

Bioenergia

Bioquímica

Caldeira

Desmineralização e Dessalinização

Dessalinização

Drenagem Urbana

E-book

Energia

Energias Renováveis

Equipamentos

Hidrografia / Hidrologia

Legislação

Material Hidráulico e Sistemas de Recalque

Meio Ambiente

Membranas Filtrantes

Metodologias de Análises

Microplásticos

Mineração

Mudanças climáticas

Osmose Reversa

Outros

Peneiramento

Projeto e Consultoria

Reciclagem

Recursos Hídricos

Resíduos Industriais

Resíduos Sólidos

Reúso de Água

Reúso de Efluentes

Saneamento

Sustentabilidade

Tecnologia

Tratamento de Água

Tratamento de Águas Residuais Tratamento de águas residuais

Tratamento de Chorume

Tratamento de Efluentes

Tratamento de Esgoto

Tratamento de lixiviado

Zeólitas

ÚLTIMAS NOTÍCIAS