NOTÍCIAS

Governador autoriza obra para aumentar a segurança hídrica da Grande São Paulo

O governador Geraldo Alckmin assinou, dia 05/01/2018,  a autorização para as obras de reversão das águas do rio Itapanhaú para o Sistema Produtor Alto Tietê.

sabesp-contrato

A medida traz um grande benefício para os moradores da capital e da Região Metropolitana de São Paulo, já que permitirá bombear em média 2.000 litros de água por segundo para aumentar a segurança hídrica.

O investimento na obra será de R$ 91,7 milhões. Será feita uma estrutura de bombeamento no ribeirão Sertãozinho, um formador do rio Itapanhaú. A água captada do ribeirão será transferida por tubulação até o reservatório Biritiba-Mirim, que faz parte do Sistema Alto Tietê. Dessa forma, a Sabesp terá mais água à disposição para tratar e distribuir às casas, comércios e indústrias. A obra deve gerar 1.070 empregos diretos e indiretos.

O bombeamento das águas do Itapanhaú beneficiará diretamente cerca de 4,5 milhões de moradores que são abastecidos pelo Sistema Alto Tietê e, indiretamente, cerca de 21 milhões de pessoas que moram e trabalham na capital e Grande São Paulo, já que a Sabesp possui um sistema interligado e que pode realizar manobras operacionais no aproveitamento dessa água nova.

Captação de água do Itapanhaú

A captação de água do Itapanhaú será de 2.000 litros por segundo na média anual, respeitando a outorga definida e a disponibilidade hídrica da bacia. Essa vazão equivale ao consumo de 600 mil pessoas.

O modelo de captação escolhido pela Sabesp para esta obra é semelhante ao utilizado em Nova York (The Catskill Aqueduct). Há pelo menos 150 anos, a água que abastece os nova-iorquinos vem das montanhas que ficam a cerca de 160 quilômetros da cidade. A água tem qualidade superior, já que os rios praticamente não sofrem impacto da ação humana. O mesmo acontece com a água que será captada do rio Itapanhaú.

Essa obra se soma a outras duas construções já em conclusão com o objetivo de aumentar a segurança hídrica e a oferta de água para a capital e a Grande São Paulo. O novo Sistema São Lourenço vai produzir até 6.400 litros por segundo de água para abastecer cerca de 2 milhões de pessoas.

Já a interligação Jaguari-Atibainha permitirá bombear em média 5.130 litros por segundo de águas do Vale do Paraíba para o Sistema Cantareira. A obra funcionará também no sentido inverso quando necessário. Seu objetivo é aumentar o estoque de água disponível nas represas.

Fonte: Sabesp.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS:

CATEGORIAS

Confira abaixo os principais artigos da semana

Abastecimento de Água

Análise de Água

Aquecimento global

Bacias Hidrográficas

Biochemie

Biocombustíveis

Bioenergia

Bioquímica

Caldeira

Desmineralização e Dessalinização

Dessalinização

Drenagem Urbana

E-book

Energia

Energias Renováveis

Equipamentos

Hidrografia / Hidrologia

Legislação

Material Hidráulico e Sistemas de Recalque

Meio Ambiente

Membranas Filtrantes

Metodologias de Análises

Microplásticos

Mineração

Mudanças climáticas

Osmose Reversa

Outros

Peneiramento

Projeto e Consultoria

Reciclagem

Recursos Hídricos

Resíduos Industriais

Resíduos Sólidos

Reúso de Água

Reúso de Efluentes

Saneamento

Sustentabilidade

Tecnologia

Tratamento de Água

Tratamento de Águas Residuais Tratamento de águas residuais

Tratamento de Chorume

Tratamento de Efluentes

Tratamento de Esgoto

Tratamento de lixiviado

Zeólitas

ÚLTIMAS NOTÍCIAS