NOTÍCIAS

Goiás concede benefícios fiscais para produtores de biogás e biometano (1)

Goiás concede benefícios fiscais para produtores de biogás e biometano

O governo busca estimular a geração de energia limpa, atrair investimentos tecnológicos e fortalecer a economia circular com sustentabilidade.

O Governo de Goiás publicou o decreto nº 10.712/2025, que regulamenta a concessão de incentivos fiscais para empresas que produzem biogás e biometano no estado.

A nova medida garante crédito outorgado de ICMS de até 85% para operações internas. Bem como, para as interestaduais, o percentual chega a 90%, o que representa uma significativa redução da carga tributária para o setor.

A redução pode fazer com que a alíquota modal de 19% caia para 2,51% nas operações internas, e de 12% para 1,96% nas interestaduais. A Secretaria da Economia exigirá que as empresas realizem investimentos mínimos em infraestrutura e inovação para terem direito ao benefício, conforme definido no Termo de Regime Especial (Tare).

Além disso, segundo o governo, o objetivo é estimular a geração de energia limpa, atrair investimentos tecnológicos e fortalecer a economia circular. Ao mesmo tempo, busca-se promover a sustentabilidade ambiental e a descarbonização da matriz energética estadual.

Energia renovável e desenvolvimento sustentável

Produzidos a partir de resíduos orgânicos — como dejetos agrícolas e animais — o biogás e o biometano são combustíveis renováveis que contribuem para a redução de gases do efeito estufa e o aproveitamento de resíduos, em sintonia com os princípios da economia circular.

“O Estado segue alinhado às melhores práticas adotadas em nível nacional e internacional, reforçando seu compromisso com o meio ambiente e a qualidade de vida da população”, afirmou o secretário da Economia, Francisco Sérvulo Freire Nogueira.

Histórico de incentivos verdes

O novo decreto se soma a outras medidas que já integram a política fiscal sustentável do Governo de Goiás:

  • Decreto nº 10.256/2023: isenta ICMS na compra de produtos para instalação de sistemas de energia solar em prédios públicos estaduais;
  • Decreto nº 10.579/2024: prorroga o pagamento do ICMS para importação de equipamentos sem similar nacional voltados à geração de energia solar, eólica ou de biogás;
  • Decreto nº 10.538/2024: isenta o ICMS sobre cimento asfáltico com até 25% de borracha de pneus reciclados, incentivando a economia circular e aumentando a durabilidade de pavimentos.

O Conselho Nacional de Política Fazendária (Confaz) autorizou as mudanças, que estão em conformidade com a Política Nacional sobre Mudança do Clima, estabelecida pela Lei federal nº 12.187/2009.

Fonte: Diário de Aparecida


ÚLTIMAS NOTÍCIAS:

CATEGORIAS

Confira abaixo os principais artigos da semana

Abastecimento de Água

Análise de Água

Aquecimento global

Bacias Hidrográficas

Biochemie

Biocombustíveis

Bioenergia

Bioquímica

Caldeira

Desmineralização e Dessalinização

Dessalinização

Drenagem Urbana

E-book

Energia

Energias Renováveis

Equipamentos

Hidrografia / Hidrologia

Legislação

Material Hidráulico e Sistemas de Recalque

Meio Ambiente

Membranas Filtrantes

Metodologias de Análises

Microplásticos

Mineração

Mudanças climáticas

Osmose Reversa

Outros

Peneiramento

Projeto e Consultoria

Reciclagem

Recursos Hídricos

Resíduos Industriais

Resíduos Sólidos

Reúso de Água

Reúso de Efluentes

Saneamento

Sustentabilidade

Tecnologia

Tratamento de Água

Tratamento de Águas Residuais Tratamento de águas residuais

Tratamento de Chorume

Tratamento de Efluentes

Tratamento de Esgoto

Tratamento de lixiviado

Zeólitas

ÚLTIMAS NOTÍCIAS