NOTÍCIAS

Motor Audi com gás gerado no tratamento de esgoto é testado pela Sabesp

Já imaginou que incrível conseguir alta performance com baixo custo? Esta é a estratégia deste motor Audi com gás gerado no tratamento de esgoto que está sendo testado pela Sabesp.

biometanoSabesp testa desempenho de motor Audi com gás gerado no tratamento de esgoto

 

Entre os dias 17 e 21 de dezembro, a Sabesp realizará testes em um veículo Audi A5 g-tron para avaliação de autonomia e performance do gás biometano gerado a partir do tratamento de esgoto.

O veículo, que veio direto da Alemanha para testes no Brasil, ficará à disposição da equipe da Estação de Tratamento de Esgoto de Franca. Na sexta-feira (21/12), o automóvel estará na sede da Sabesp no bairro de Pinheiros, em São Paulo, para apresentação dos resultados da avaliação.

Biometano proveniente do tratamento de esgoto

Desde abril de 2018, a Sabesp utiliza o biogás gerado no tratamento do esgoto para movimentar sua frota de 20 veículos em Franca. Atualmente, não se tem conhecimento de outro projeto desta magnitude para produção de biometano para uso veicular, gerado a partir do tratamento de biogás resultante do tratamento de esgoto na América Latina.

O investimento total no projeto é de R$ 7,4 milhões e foi feito pela Sabesp em parceria com o Instituto Fraunhofer IGB, da Alemanha. O Instituto fez a doação de equipamentos de armazenamento, beneficiamento e compressão de biogás para a Sabesp, presta assistência técnica e acompanha a fase de pesquisas. À Sabesp coube a realização das obras para a instalação do equipamento, da linha de biogás, do sistema elétrico e a adaptação dos veículos para o biometano, além do pagamento de taxas, licenças e impostos.

No processo, o biogás gerado no tratamento do esgoto passa por um sistema de remoção das impurezas, umidade e aumento da concentração de metano. O resultado é um combustível, o biometano, que é usado no lugar na gasolina, do álcool e do GNV (gás natural veicular). A Estação de Tratamento de Esgotos (ETE) trata em média 500 litros por segundo e produz em torno de 2.500 Nm³ de biogás por dia, suficiente para substituir 1.500 litros de gasolina comum diariamente.

Fonte: Carro.blog.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS:
Gás de efeito estufa pode dar origem a combustíveis sustentáveis

Gás de efeito estufa pode dar origem a combustíveis sustentáveis

Transformar poluição em combustível é o que se pretende com um processo denominado hidrogenação do dióxido de carbono (CO2), que transforma o CO2 – um dos principais gases de efeito estufa – em produtos químicos e combustíveis renováveis. Um dos produtos mais importantes é o metanol, um composto versátil utilizado em tudo, desde plásticos até combustíveis.

Continuar lendo »
'Temos projetos para ampliar capacidade de produção em 12%', afirma gerente-geral da Refinaria de Cubatão

‘Temos projetos para ampliar capacidade de produção em 12%’, afirma gerente-geral da Refinaria de Cubatão

Aos 70 anos, completados em 16 de abril, a Refinaria Presidente Bernardes de Cubatão (RPBC) tem muita história para contar e futuro no olhar. Por isso, A Tribuna conversou com o gerente-geral da RPBC, Fernando Tadeu de Castilho. Formado em Engenharia Mecânica pela Escola Federal de Engenharia de Itajubá (MG), Castilho ingressou na Petrobras em março de 1987, atuando em diversas refinarias, fábricas de fertilizantes e na sede. Ele exerce o cargo de gerente-geral desde 2010. No Estado de São Paulo, é a terceira refinaria em que atua nessa posição. Na entrevista, Castilho fala sobre a importância da refinaria para a cidade e o País, além das perspectivas econômicas da empresa em termos de sustentabilidade e de economia, dentre outros assuntos.

Continuar lendo »