NOTÍCIAS

Filtro TGV retém alta taxa de sólidos suspensos no processo de tratamento para produção de água potável

Tecnologia também pode ser utilizada para polimento de águas residuais terciárias

veolia

A Veolia Water Technologies desenvolveu um filtro auxiliar para produção de água potável, água de produção e polimento de águas residuais terciárias chamado Filtraflo™ TGV. Esta solução é a mais avançada e compacta tecnologia de filtração por gravidade do portfólio da companhia e atende também às necessidades de tratamento de efluentes que requerem altos níveis de purificação, de maneira eficiente.

O Filtraflo™ TGV opera por filtração profunda e capta as impurezas em todo o meio filtrante, garantindo um maior volume de sólidos suspensos retidos, se comparado a um sistema convencional que filtra apenas na camada superficial. A solução é compacta e ideal para aplicações que exigem alta qualidade de remoção de partículas em suspensão, remoção de ferro, manganês e na absorção de micropoluentes (pesticidas, detergentes, compostos organoclorados etc.), podendo também ser utilizada em efluentes tratados.

A combinação das tradicionais tecnologias Actiflo® ou Multiflo™ com o Filtraflo™ TGV pode garantir a redução significativa da pegada de carbono gerada nas estações de tratamento de água, sendo especialmente adequada para espaços reduzidos.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS:
Gás de efeito estufa pode dar origem a combustíveis sustentáveis

Gás de efeito estufa pode dar origem a combustíveis sustentáveis

Transformar poluição em combustível é o que se pretende com um processo denominado hidrogenação do dióxido de carbono (CO2), que transforma o CO2 – um dos principais gases de efeito estufa – em produtos químicos e combustíveis renováveis. Um dos produtos mais importantes é o metanol, um composto versátil utilizado em tudo, desde plásticos até combustíveis.

Continuar lendo »
'Temos projetos para ampliar capacidade de produção em 12%', afirma gerente-geral da Refinaria de Cubatão

‘Temos projetos para ampliar capacidade de produção em 12%’, afirma gerente-geral da Refinaria de Cubatão

Aos 70 anos, completados em 16 de abril, a Refinaria Presidente Bernardes de Cubatão (RPBC) tem muita história para contar e futuro no olhar. Por isso, A Tribuna conversou com o gerente-geral da RPBC, Fernando Tadeu de Castilho. Formado em Engenharia Mecânica pela Escola Federal de Engenharia de Itajubá (MG), Castilho ingressou na Petrobras em março de 1987, atuando em diversas refinarias, fábricas de fertilizantes e na sede. Ele exerce o cargo de gerente-geral desde 2010. No Estado de São Paulo, é a terceira refinaria em que atua nessa posição. Na entrevista, Castilho fala sobre a importância da refinaria para a cidade e o País, além das perspectivas econômicas da empresa em termos de sustentabilidade e de economia, dentre outros assuntos.

Continuar lendo »