NOTÍCIAS

Congresso ABES Fenasan 2017: perdas de água e eficiência energética no centro das discussões

Encontro acontecerá no SP Expo de 2 a 6 de outubro, debatendo os temas mais relevantes do saneamento ambiental. Esta será uma oportunidade única de conhecer inovações tecnológicas, debater políticas públicas, intercambiar informações e ampliar a rede de contatos profissionais. As inscrições estão abertas.

fenasan

Um dos temas mais relevantes do setor de saneamento no Brasil, a gestão de perdas terá um painel no dia 4 de outubro, segundo dia de discussões técnicas do Congresso ABES-Fenasan 2017, a ser realizado de 2 a 6 de outubro no São Paulo Expo pela ABESAssociação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental e pela AESabesp Associação dos Engenheiros da Sabesp (programação técnica dias 3, 4 e 5 de outubro; solenidade de abertura no dia 2 e visitas técnicas em 6/10).

O painel “A gestão de perdas como fator de sustentabilidade e eficiência operacional”, programado para o dia 4, às 14h, buscará reunir conhecimentos e práticas de reconhecidos profissionais, ilustrando com técnicas de gestão e experiências de sucesso em empresas de saneamento.

A retomada do desenvolvimento no Brasil impõe à sociedade um grande conjunto de desafios. Talvez o mais substancial seja garantir elementos fundamentais como saúde pública e saneamento básico para todos, administrando com austeridade os escassos recursos, naturais e financeiros, disponíveis. Neste cenário, a Gestão de Perdas tem papel protagonista, à medida que lideranças sensibilizadas e mobilizadas passam a empregar tecnologias aliadas a conhecimentos técnicos e administrativos, possibilitando a postergação de obras de infraestrutura, aumento de faturamento, redução de custos e o melhor aproveitamento dos ativos existentes.

“A conjugação de fatores importantes como a falta de capital para investimento, as necessidades crescentes da população e as possibilidades de escassez hídrica têm impulsionado de maneira considerável a busca pelo desenvolvimento da gestão de perdas de água e eficiência energética. Cada vez mais vemos a aplicação de recursos em tecnologia, conhecimento e controle da operação, com expressivos resultados na redução de custos, melhoria na qualidade do abastecimento e preservação de recursos naturais”, ressalta Ricardo Röver machado, coordenador da Câmara Temática de Gestão de Perdas e Eficiência Energética da ABES.

No dia 5, às 10h, o Congresso terá em sua programação o painel “Eficiência energética no saneamento”.

As despesas com energia elétrica dos prestadores de serviços de água e esgoto atingiram R$ 5,1 bilhões em 2015, tendo sido consumidos 12,1 TWh (SNIS). Na análise dos dados históricos, percebe-se que os gastos com energia elétrica são crescentes, com fortes impactos na saúde financeira dos prestadores de serviço e consequentes reflexos no custo dos serviços ofertados à população. O uso racional de energia, é estratégico para a sustentabilidade econômica dos prestadores de serviço de água e permite ao setor elétrico um melhor aproveitamento das infraestruturas existentes postergando a aplicação de recursos na ampliação de sistemas de geração e transmissão de energia.

São necessários esforços conjuntos do setor do saneamento e do sector elétrico para operar com maior eficiência.

Esta sessão tem como objetivos

  • Aproximação do setor elétrico do sector de saneamento;
  • Sensibilização para os custos de energia crescentes e os potenciais de economia existentes;
  • Incentivo ao setor do saneamento a participar em chamadas públicas do PEE;
  • Incentivo prestadores de serviço a considerarem critérios de eficiência energética no planejamento das infraestruturas;
  • Incentivo prestadores de serviço a tomarem medidas de eficiência energética operacionais;
  • Inspirar municípios a tomar medidas de eficiência energética.

O Congresso

Sob o tema ““Saneamento Ambiental: Desenvolvimento e Qualidade de Vida na Retomada do Crescimento”, o Congresso ABES- Fenasan 2017 consolida-se como o maior evento de saneamento ambiental e meio ambiente das Américas. Esta é uma realização da parceria entre a ABES (Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental) e a AESabesp (Associação dos Engenheiros da Sabesp), que constitui como uma das etapas preparatórias fundamentais para o Fórum Mundial da Água, a ser realizado em Brasília em 2018.

Espera-se um público de 4 mil congressistas técnicos vindos de todos os estados brasileiros, para o Congresso da ABES, e uma visitação para a Fenasan de mais de 20.000 profissionais de todo o Brasil e do exterior, com expositores da Alemanha, Áustria, China, Colômbia, Costa Rica, Dinamarca, Espanha, Estados Unidos, França, Holanda, Índia, Israel, Itália, México, Peru, Portugal, Reino Unido, Turquia e Uruguai.

Os profissionais do setor terão a oportunidade de conhecer suas principais inovações tecnológicas, bem como debater políticas públicas voltadas para sua otimização, intercambiar informações e ampliar a redes de contatos profissionais, interagindo com especialistas e profissionais do Brasil e do exterior.

Acesse o site https://www.abesfenasan2017.com.br/index.php para conhecer a programação, fazer inscrições para o Congresso ABES e credenciamento para visita gratuita à Fenasan.

Serviço

Painel “A gestão de perdas como fator de sustentabilidade e eficiência operacional”, dia 4 de outubro, às 14h

Painel “Eficiência energética no saneamento”, dia 5 de outubro, às 10h

Congresso ABES/Fenasan 2017 – o maior encontro de Saneamento Ambiental das Américas

Realização: ABES (Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental) e AESabesp (Associação dos Engenheiros da Sabesp)

Quando:  de 02 a 06 de outubro de 2017: programação técnica dias 3, 4 e 5 de outubro; solenidade de abertura no dia 2 e visitas técnicas em 6/10

Local: Centro de Convenções São Paulo Expo, na Rodovia dos Imigrantes, Km.1.5

Transporte gratuito saindo das estações do Metrô Conceição (Linha Azul) e Santos Imigrantes (Linha Verde)

ÚLTIMAS NOTÍCIAS:

CATEGORIAS

Confira abaixo os principais artigos da semana

Abastecimento de Água

Análise de Água

Aquecimento global

Bacias Hidrográficas

Biochemie

Biocombustíveis

Bioenergia

Bioquímica

Caldeira

Desmineralização e Dessalinização

Dessalinização

Drenagem Urbana

E-book

Energia

Energias Renováveis

Equipamentos

Hidrografia / Hidrologia

Legislação

Material Hidráulico e Sistemas de Recalque

Meio Ambiente

Membranas Filtrantes

Metodologias de Análises

Microplásticos

Mineração

Mudanças climáticas

Osmose Reversa

Outros

Peneiramento

Projeto e Consultoria

Reciclagem

Recursos Hídricos

Resíduos Industriais

Resíduos Sólidos

Reúso de Água

Reúso de Efluentes

Saneamento

Sustentabilidade

Tecnologia

Tratamento de Água

Tratamento de Águas Residuais Tratamento de águas residuais

Tratamento de Chorume

Tratamento de Efluentes

Tratamento de Esgoto

Tratamento de lixiviado

Zeólitas

ÚLTIMAS NOTÍCIAS