NOTÍCIAS

Saiba como foi a experiência da Emirates em voo com combustível sustentável

O voo com combustível sustentável decolou do aeroporto internacional de Dubai

Primeiro voo de demonstração no Oriente Médio e Norte da África com 100% SAF (combustível sustentável) em um dos dois motores. Fonte: Noticia sustentável

A Emirates anunciou em 30 de janeiro, ter realizado o seu primeiro voo de demonstração com uma aeronave Boeing 777-300ER, usando combustível de aviação sustentável (100% SAF) em um de seus motores.

O voo decolou do aeroporto internacional de Dubai (DXB) e foi comandado pelos capitães Fali Vajifdar e Capitão Khalid Nasser Akram, sobrevoando a costa de Dubai por mais de uma hora.

A demonstração com SAF tem um significado especial, pois os Emirados Árabes Unidos declararam 2023 o “Ano da Sustentabilidade” para reforçar o seu compromisso com a busca por soluções inovadoras para desafios como energia, mudança climática e outras questões relacionadas à sustentabilidade.

O voo de demonstração da Emirates, o primeiro no Oriente Médio e Norte da África com 100% SAF, apoia o trabalho mais amplo de redução das emissões de CO2 do ciclo de vida, enquanto o setor busca aumentar o uso de SAF.

Os voos também ajudarão a ajustar futuras demonstrações de SAF e apoiarão a certificação futura, com a aprovação de 100% SAF drop-in para aeronaves.

Atualmente, o SAF é aprovado para uso em todas as aeronaves, mas apenas com misturas de até 50% com combustível de aviação convencional.

Parcerias desenvolvidas

A Emirates trabalha com as empresas parceiras GE Aerospace, Boeing, Honeywell, Neste e Virent para adquirir e desenvolver uma mistura de SAF que reproduza as propriedades do combustível de aviação convencional.

Em cada mistura, foram realizadas várias medições de propriedades físicas e químicas do combustível. Depois de vários testes em laboratório e testes rigorosos, eles chegaram a uma proporção de mistura que refletia as qualidades do combustível de aviação.

Dezoito toneladas de SAF foram misturadas, compostas por HEFA-SPK fornecido pela Neste (ésteres e ácidos graxos hidroprocessados e querosene parafínico sintético) e HDO-SAK da Virent (querosene aromático sintético hidrodesoxigenado). O 100% SAF foi usado em um motor GE90, e o combustível de aviaçao convencional abasteceu o outro.

O voo de teste comprovou ainda mais a compatibilidade do SAF especialmente misturado como uma fonte de combustível segura e confiável.


LEIA TAMBÉM: EMIRATES CONCLUI TESTES EM SOLO E SE PREPARA PARA PRIMEIRO VOO EXPERIMENTAL COM COMBUSTÍVEL 100% SUSTENTÁVEL


O resultado promissor dessa iniciativa também aumenta o corpo de dados e pesquisas do setor sobre misturas de SAF em proporções maiores, abrindo caminho para a padronização e futura aprovação de 100% SAF drop-in como substituto do combustível de aviação, bem acima do limite atual de 50% na mistura.

Este voo é um momento marcante para a Emirates e um passo positivo para o nosso setor, pois trabalhamos coletivamente para enfrentar um dos nossos maiores desafios: reduzir nossa pegada de carbono. Foi uma longa jornada até finalmente vermos este voo de demonstração decolar com 100% SAF. A Emirates é a primeira companhia aérea de passageiros do mundo a operar uma aeronave Boeing 777 com motor GE 100% SAF”, destacou Adel Al Redha, diretor de operações da Emirates.

 

“Meus parabéns à Emirates por esta conquista. O SAF é fundamental para ajudar o setor da aviação a atingir sua meta de zero emissão líquida até 2050; e colaborações como esta para testar 100% SAF globalmente nos ajudarão a nos aproximar dessa meta”, ressaltou Aziz Koleilat, vice-presidente de vendas globais e marketing do Oriente Médio da GE Aerospace.

 

“A Boeing parabeniza a Emirates por seus testes de voo bem-sucedidos usando combustível de aviação sustentável (SAF)”. O SAF desempenhará um papel crítico no compromisso da indústria da aviação de atingir zero emissão líquida até 2050, exigindo uma forte colaboração do setor”, disse Omar Arekat, vice-presidente de vendas comerciais e marketing do Oriente Médio da The Boeing Company.

O primeiro voo da Emirates com SAF misturado com combustível de aviação foi em 2017, que decolou do aeroporto O’Hare em Chicago usando uma aeronave Boeing 777.

A companhia aérea recebeu sua primeira aeronave A380 com motor SAF em 2020 e transportou 32 toneladas de SAF para seus voos de Estocolmo naquele mesmo ano.

Fonte:noticiasustentavel


ÚLTIMAS NOTÍCIAS: HIDRELÉTRICAS, EÓLICAS, SOLARES E BIOMASSA RESPONDEM POR 92% DA PRODUÇÃO DE ENERGIA

ÚLTIMAS NOTÍCIAS: CCEE CERTIFICARÁ POSSÍVEIS VENCEDORES DO PRIMEIRO LEILÃO GLOBAL DE HIDROGÊNIO RENOVÁVEL

ÚLTIMAS NOTÍCIAS:

CATEGORIAS

Confira abaixo os principais artigos da semana

Abastecimento de Água

Análise de Água

Aquecimento global

Bacias Hidrográficas

Biochemie

Biocombustíveis

Bioenergia

Bioquímica

Caldeira

Desmineralização e Dessalinização

Dessalinização

Drenagem Urbana

E-book

Energia

Energias Renováveis

Equipamentos

Hidrografia / Hidrologia

Legislação

Material Hidráulico e Sistemas de Recalque

Meio Ambiente

Membranas Filtrantes

Metodologias de Análises

Microplásticos

Mineração

Mudanças climáticas

Osmose Reversa

Outros

Peneiramento

Projeto e Consultoria

Reciclagem

Recursos Hídricos

Resíduos Industriais

Resíduos Sólidos

Reúso de Água

Reúso de Efluentes

Saneamento

Sustentabilidade

Tecnologia

Tratamento de Água

Tratamento de Águas Residuais Tratamento de águas residuais

Tratamento de Chorume

Tratamento de Efluentes

Tratamento de Esgoto

Tratamento de lixiviado

Zeólitas

ÚLTIMAS NOTÍCIAS