NOTÍCIAS

Prefeitura abre processo para parceria com empresas para execução do tratamento de esgoto em Brusque/SC

Durante a assinatura do contrato com o consórcio que fará o projeto da Estação de Tratamento de Água (ETA) da Cristalina, o prefeito em exercício de Brusque, Ari Vequi, anunciou o lançamento do edital para Proposta de Manifestação de Interesse (PMI) para empresas que se interessam em iniciar a execução do tratamento de esgoto sanitário no município.

esgoto

Anúncio foi durante a assinatura do contrato para execução do projeto da ETA da Cristalina. – Foto: Prefeitura de Brusque/Divulgação.

Vequi lembra que a história do município com o esgoto sanitário é longa e envolta em uma série de polêmicas. “O projeto do esgoto em Brusque iniciou nos anos 1990,  com as manilhas e até agora não temos um metro de esgoto tratado no município. Não podemos mais continuar assim”, diz.

O prefeito em exercício diz que Brusque se destaca em vários índices econômicos e sociais, entretanto, na questão do esgoto sempre está entre as últimas colocadas. “A prefeitura tem um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) com o Ministério Público desde 2011, se comprometendo a fazer a rede de esgoto e isso ficou esquecido no passado. Vamos mudar essa realidade”.

Vequi explica que será criada uma comissão formada por cinco membros do governo que serão os responsáveis por analisarem as propostas das empresas interessadas em fazer o esgoto no município. As empresas terão 120 dias para apresentar suas propostas para a prefeitura. A partir disso, a comissão vai avaliar cada uma. Com a proposta escolhida, será feito projeto e então licitada a obra.

“Estamos abertos para que as empresas apresentem suas propostas, inclusive, deixamos aberta no edital a possibilidade de utilização das manilhas e de outros dois projetos que já foram feitos para o Centro e Santa Terezinha em gestões anteriores e não foi dado continuidade”.

Vequi diz que o lançamento da PMI é um dos eventos mais importantes da gestão. “Já foram mais de R$ 2 milhões gastos do Samae para projetos que não serviram para nada. É um projeto a longo prazo, para que quem sabe, daqui a 30 anos, Brusque tenha todas as suas regiões com esgoto tratado. Já era para ter iniciado, mas por briga política ainda não temos”.

Governo de Roberto Prudêncio fez processo semelhante

Durante sua gestão a frente da Prefeitura de Brusque, o ex-prefeito Roberto Prudêncio Neto também abriu uma PMI para firmar parceria com empresas privadas para dar início ao tratamento de esgoto no município. Naquela época, sete empresas apresentaram interesse, entretanto, nenhuma chegou a ser escolhida devido à troca de comando na prefeitura.

Fonte: O Município.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS:

CATEGORIAS

Confira abaixo os principais artigos da semana

Abastecimento de Água

Análise de Água

Aquecimento global

Bacias Hidrográficas

Biochemie

Biocombustíveis

Bioenergia

Bioquímica

Caldeira

Desmineralização e Dessalinização

Dessalinização

Drenagem Urbana

E-book

Energia

Energias Renováveis

Equipamentos

Hidrografia / Hidrologia

Legislação

Material Hidráulico e Sistemas de Recalque

Meio Ambiente

Membranas Filtrantes

Metodologias de Análises

Microplásticos

Mineração

Mudanças climáticas

Osmose Reversa

Outros

Peneiramento

Projeto e Consultoria

Reciclagem

Recursos Hídricos

Resíduos Industriais

Resíduos Sólidos

Reúso de Água

Reúso de Efluentes

Saneamento

Sustentabilidade

Tecnologia

Tratamento de Água

Tratamento de Águas Residuais Tratamento de águas residuais

Tratamento de Chorume

Tratamento de Efluentes

Tratamento de Esgoto

Tratamento de lixiviado

Zeólitas

ÚLTIMAS NOTÍCIAS