NOTÍCIAS

Principal evento de construções verdes da América Latina: presença do verde nas cidades

A 8ª edição do Greenbuilding Brasil Conferência Internacional e Expo trará especialistas para falar sobre os impactos do novo Plano Diretor Estratégico de São Paulo, da Lei de Parcelamento, Uso e Ocupação do Solo e do Novo Código de Obras

O novo Plano Diretor Estratégico da cidade de São Paulo (Lei 16.050/14) instituiu a Quota Ambiental (QA) como um novo parâmetro urbanístico de uso e ocupação do solo, para incentivar a contribuição da qualidade ambiental urbana, especialmente para as condições de drenagem de águas das chuvas e de microclima. Esses conceitos têm relação direta com as estratégias de sustentabilidade do Green Building Council Brasil (GBC Brasil) no que diz respeito à certificação ambiental LEED. Para empreendimentos que obtenham selos ambientais de projeto e obra, a QA prevê descontos em Outorga Onerosa que corresponde ao pagamento a ser efetuado à municipalidade pela compra do direito de construção acima do coeficiente de aproveitamento básico do lote.

Com isso em vista, a arquiteta urbanista sócia titular do escritório Levisky Arquitetos | Estratégia Urbana e vice-presidente São Paulo da AsBEA, Adriana Levisky, e a arquiteta urbanista, Myriam Tschiptschin, do núcleo de urbanismo sustentável do CTE – Centro de Tecnologia de Edificações, irão ministrar palestra, em 09 de agosto às 9:30 horas, sobre Quota Ambiental e o desafio da presença do verde na cidade, durante a 8ª edição da Greenbuilding Brasil Conferência Internacional e Expo, que será realizada em agosto, em São Paulo.

Novo Plano Diretor Estratégico

Na ocasião, a aplicação e os impactos do novo Plano Diretor Estratégico, da Lei de Parcelamento, Uso e Ocupação do Solo – LPUOS (Lei 16.050/14) e do Novo Código de Obras (Lei 16.642/17) para o desenvolvimento urbano sustentável estarão no centro dos debates. A ideia é criar uma reflexão e troca de experiências sobre questões socioambientais, comportamentais e econômicas, fundamentais para a melhora da qualidade de vida na cidade e para a consolidação de um repertório projetual consistente.

Adriana explica que o debate é direcionado principalmente para o setor da construção – abarcando projetistas, investidores, construtores, incorporadores, empreendedores, jornalistas, estudantes de arquitetura, urbanismo, engenharia, usuários e consumidores – e que será discutida a importância de um olhar sistêmico e integrador, que considera aspectos a serem tratados em conjunto com a temática da ‘presença do verde’ visando melhora da qualidade de vida nas cidades. “O objetivo é, sobretudo, expandir oportunidades e implementar uma cultura sustentável mais efetiva respeitando a viabilidade técnica e financeira”, afirma a arquiteta urbanista.

Sistemas construtivos e tecnologias responsáveis

Durante a palestra, também serão apresentados cases práticos, abordando reforma, requalificação e retrofit, com o objetivo de estimular o debate sobre a efetividade da referida legislação e a favor da renovação e desenvolvimento dos empreendimentos e dos espaços urbanos. Também serão abordadas as ferramentas que levam a esses objetivos, como: sistemas construtivos e tecnologias responsáveis, compacidade, usos mistos, mescla de oportunidades culturais, de lazer, saúde e educação em espaços compartilhados, somados à priorização do pedestre nas cidades, criação de vínculo e identidade nos espaços públicos e privados.

“Esta conquista da cidade de São Paulo significa a oportunidade para a estruturação de uma cultura comportamental, com viés consciente, relativo aos conceitos de responsabilidade ambiental, sócio-econômica e urbana, voltada à construção civil e à vida cotidiana, representando um ganho extremamente importante”, explica Adriana Levisky.

De acordo com o diretor executivo do GBC Brasil e presidente Regional da Rede das Américas, Felipe Faria, a ideia de trazer esse tema para as Sessões Educacionais do evento visa mostrar exemplos positivos de ações que podem modificar as estruturas de cidades, agregando saúde, bem-estar e preservação ambiental.

Sobre 8ª Greenbuilding Brasil Conferência Internacional e Expo

O evento, que será realizado entre os dias 8 e 10 de agosto, no São Paulo Expo, é destinado aos profissionais de áreas como arquitetura, engenharia, design, associações e instituições socioambientais, desenvolvimentos sustentável, habitação de interesse popular, planejamento urbano, entidades governamentais e outros, contará com mais de 70 Sessões Educacionais (palestras de todos os níveis técnicos), além da exposição de soluções sustentáveis e novas tecnologias, ações e atividades de engajamento e visitas técnicas em edifícios de destaque no mercado e de eventos de networking.

Em sua última edição, em 2016, a Greenbuilding Brasil Conferência Internacional e Expo recebeu mais de 14 mil visitantes brasileiros e estrangeiros, 1400 congressistas, 135 palestrantes nacionais e internacionais, e 50 expositores e patrocinadores. Para 2017, a organização está preparando um evento ainda maior e espera receber mais de 20 mil visitantes.

Realizado pela Informa Group, o evento conta com o Patrocínio Diamante da BLOK, Patrocínio Platina Honeywell e Saint-Gobain, Patrocínio Ouro da Marcetex, Patrocínio Prata da AkzoNobel, Expancel, CTE, Eastman, LIV, RainBird e Sunew, Patrocínio Bronze da Santa Luzia além do apoio de importantes associações do setor como ABAL, ABGD, ABIESV, ABILUMI, ABRALIMP, ABRAVA, ANAMMA e ASBEA. Assim como no último ano, será realizada simultaneamente e com uma área de exposição comum à feira High Design – Home & Office Expo. A parceria entre estes dois eventos cria um encontro mais forte e abrangente para os setores de Arquitetura, Engenharia, Construção e Design.

Serviço : Greenbuilding Brasil Conferência Internacional e Expo 2017

Data : 8 a 10 de agosto de 2017

Local : São Paulo Expo

(Rod. dos Imigrantes, 1, Parque do Estado, São Paulo)

Informações e credenciamento pelo site: http://expogbcbrasil.org.br/

Sobre o mercado de construções verdes no Brasil

O mercado de construções verdes no Brasil tem se consolidado nos últimos 10 anos, com o engajamento de toda a cadeia produtiva da construção civil, que envolve construtoras, arquitetos, fornecedores de produtos e serviços, entre outros players desse mercado. Em um ranking de 165 países onde a certificação para construções verdes LEED (Leadership in Energy and Environmental Design ou Liderança em Energia e Projeto Ambiental) se faz presente, o Brasil ocupa a 4ª posição com 1.230 projetos registrados e destes, 423 certificados (LEED) e 43 projetos registrados e destes, 3 certificados (CASA). Em 2016, mesmo diante de aspectos pessimistas do ponto de vista econômico e político do país, a construção sustentável apresentou outra realidade, com um dos melhores desempenhos em termos de novos projetos registrados buscando uma certificação. Foram 205 projetos novos (LEED e Casa), sendo que o recorde é de 2012 (209), segundo o Green Building Council Brasil (GBC Brasil).

Sobre o GBC Brasil

O Green Building Council é uma organização sem fins lucrativos, presente em 80 países e com certificações em 165 países, com a missão de transformar a indústria da construção civil e a cultura da sociedade em direção à sustentabilidade. O GBC Brasil atua para desenvolver a indústria da construção sustentável no país, utilizando as forças de mercado para conduzir a adoção de práticas de green building em um processo integrado de concepção, implantação, construção e operação de edificações e espaços construídos, contribuindo para garantir o equilíbrio entre desenvolvimento econômico, impactos socioambientais e uso de recursos naturais, visando a melhoria da qualidade de vida e bem-estar da atual e das futuras gerações. Suas atividades são focadas em capacitação profissional, disseminação de informações, relações governamentais e promoção das certificações LEED e Referencial GBC Brasil Casa.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS:

CATEGORIAS

Confira abaixo os principais artigos da semana

Abastecimento de Água

Análise de Água

Aquecimento global

Bacias Hidrográficas

Biochemie

Biocombustíveis

Bioenergia

Bioquímica

Caldeira

Desmineralização e Dessalinização

Dessalinização

Drenagem Urbana

E-book

Energia

Energias Renováveis

Equipamentos

Hidrografia / Hidrologia

Legislação

Material Hidráulico e Sistemas de Recalque

Meio Ambiente

Membranas Filtrantes

Metodologias de Análises

Microplásticos

Mineração

Mudanças climáticas

Osmose Reversa

Outros

Peneiramento

Projeto e Consultoria

Reciclagem

Recursos Hídricos

Resíduos Industriais

Resíduos Sólidos

Reúso de Água

Reúso de Efluentes

Saneamento

Sustentabilidade

Tecnologia

Tratamento de Água

Tratamento de Águas Residuais Tratamento de águas residuais

Tratamento de Chorume

Tratamento de Efluentes

Tratamento de Esgoto

Tratamento de lixiviado

Zeólitas

ÚLTIMAS NOTÍCIAS