NOTÍCIAS

ETE Limoeiro entra em funcionamento em Timóteo/MG

Estação vai tratar esgoto in natura colhido em Timóteo e em Coronel Fabriciano, gerado por uma população estimada em 165 mil pessoas

copasa

Está agendado para essa quarta-feira (27), a inauguração da 1ª etapa do Sistema Integrado de Esgotamento Sanitário de Timóteo e Coronel Fabriciano e da Estação de Tratamento de Esgoto – ETE Limoeiro.

A inauguração será realizada nesta quarta-feira, 27 de novembro, às 10h30, na ETE Limoeiro, com a presença do diretor-presidente da Companhia de Saneamento de Minas Gerais (Copasa), Carlos Eduardo Tavares de Castro, do diretor da Operação, Guilherme Frasson Neto e do superintendente da Unidade de Negócios Leste, Albino Júnior Batista Campos.

“Com a ETE em operação, os efluentes coletados em Timóteo e Coronel Fabriciano passarão a ser tratados pela Copasa, contribuindo para a transformação da qualidade de vida de toda a população, além da melhoria das condições ambientais e crescimento econômico de toda a região”, informa a companhia.


LEIA TAMBÉM: COPASA INVESTE R$1,7 MILHÕES EM MELHORIAS NO SISTEMA DE ABASTECIMENTO DO VALE DO AÇO/MG.


165 mil pessoas serão beneficiadas

A ETE Limoeiro foi construída na entrada do bairro Limoeiro, na área adquirida da Caene. No começo do ano, a companhia informou que o investimento previsto era de R$ 103 milhões. A população beneficiada, nos dois municípios, chega a 165 mil pessoas. A expectativa é que os córregos, como o Timóteo, Timotinho e ribeirão Caladão deixem de receber o esgoto in natura, a partir do funcionamento da ETE. Todos esses córregos são afluentes do rio Piracicaba, que por sua vez deságua no rio Doce,em Ipatinga.

Entre outros equipamentos estão, a construção de 11.500 metros de redes coletoras de esgoto implantadas em vias públicas para coletar os esgotos das residências, comércios e indústrias); 31.160 metros de interceptores (tubulações de grande porte implantadas ao longo dos córregos e rios para receber os esgotos das redes coletoras); 10 elevatórias de esgoto bruto (unidades de bombeamento do fluxo de esgoto para um nível mais elevado); 7.200 metros de linhas de recalque (responsáveis por transportarem os esgotos até a ETE); uma Estação de Tratamento de Esgoto (ETE – Sistema Integrado Timóteo e Coronel Fabriciano); um Laboratório para realização das análises de esgoto, além de aquisição de materiais, terrenos e equipamentos.

Fonte: Diário do Aço.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS:

CATEGORIAS

Confira abaixo os principais artigos da semana

Abastecimento de Água

Análise de Água

Aquecimento global

Bacias Hidrográficas

Biochemie

Biocombustíveis

Bioenergia

Bioquímica

Caldeira

Desmineralização e Dessalinização

Dessalinização

Drenagem Urbana

E-book

Energia

Energias Renováveis

Equipamentos

Hidrografia / Hidrologia

Legislação

Material Hidráulico e Sistemas de Recalque

Meio Ambiente

Membranas Filtrantes

Metodologias de Análises

Microplásticos

Mineração

Mudanças climáticas

Osmose Reversa

Outros

Peneiramento

Projeto e Consultoria

Reciclagem

Recursos Hídricos

Resíduos Industriais

Resíduos Sólidos

Reúso de Água

Reúso de Efluentes

Saneamento

Sustentabilidade

Tecnologia

Tratamento de Água

Tratamento de Águas Residuais Tratamento de águas residuais

Tratamento de Chorume

Tratamento de Efluentes

Tratamento de Esgoto

Tratamento de lixiviado

Zeólitas

ÚLTIMAS NOTÍCIAS