NOTÍCIAS

ETE do Laticínio VIGOR entra em operação

A Estação de Tratamento de Efluentes Industriais da VIGOR, em Santa Rita do Ibitipoca / MG, foi modificada e ampliada recentemente pela empresa Memphis ( www.memphis.ind.br ) para que pudesse melhorar o seu desempenho e com o menor custo possível, tendo como base e “coração” do novo tratamento, o processo biológico aeróbio “MBBR” – Moved Bed Biofilm Reactor – ou reator de leito móvel com biomedia, tecnologia da Biowater Technology AS (Noruega), representada com exclusividade no Brasil pela Memphis.

Esta unidade fabril produz leite e queijos, gerando um efluente de características físico-químicas muito variáveis e com DQO (Demanda Química de Oxigênio) média de 3.000 mg/L. O sistema possuía inicialmente um processo de tratamento biológico por lagoa aerada, com pré-tratamento de caixa de areia, caixa de gordura e grades.

Com tempo de detenção de pouco mais de cinco dias, a lagoa não estava conseguindo os resultados esperados de forma consistente. Além disso, a empresa planejava o aumento da produção, o que certamente levaria a ETE à perda total da eficiência.

Foram feitas análises comparativas pelo cliente para aplicação de diversos processos de tratamento, incluindo :

  •  Apenas tratamento físico-químico com flotador (DAF), com a realização de estudo piloto ;
  •  Tratamento biológico por aeração prolongada ;
  •  Tratamento biológico anaeróbio (tipo UASB) ;
  •  Tratamento biológico com MBBR ( Leito Móvel ).

O primeiro tinha o menor CAPEX (investimento inicial) mas um elevado OPEX (custos de O&M).

O segundo, com CAPEX comparável ao MBBR tinha, entretanto, necessidade de área muito grande devido ao elevado tempo de detenção do tanque de aeração, incompatível com a área disponível.

O terceiro tinha o CAPEX mais elevado, apesar do OPEX mais baixo. Entretanto, os riscos de maus odores fizeram com que essa opção fosse descartada.

A nova ETE foi então concebida de acordo com o seguinte fluxograma :

Caixa de Gordura,Correção de pH e Medição de Vazão,Equalização Aerada + DAF,MBBR,Decantador Secundário,Tanque de Lodo,Centrífuga,Lodo

A lagoa existente foi aproveitada nessa nova configuração como tanque de equalização, mantendo-se os aeradores superficiais existentes. As demais unidades foram construídas de acordo com o projeto e na modalidade de fornecimento “turn-key” da Memphis (sem obras civis).

A ETE está em operação desde fevereiro de 2015, e atingiu todos os parâmetros ambientais exigidos pelo Estado de Minas Gerais, bem como toas as garantias contratadas pelo Cliente, em menos de 30 dias.

A VIGOR tem mais três plantas com a tecnologia MBBR da Biowater e, além dessas, a MEMPHIS também forneceu outra planta com o processo de lodos ativados por batelada (“SBR”). Todas essas unidades contemplam o fornecimento completo das ETE’s em regime “turn-key” ( sem obras civis ), incluindo o pré-tratamento físico-químico, biológico e tratamento dos lodos gerados no processo.

Clique na imagem e conheça a Memphis:

memphis

ÚLTIMAS NOTÍCIAS:

CATEGORIAS

Confira abaixo os principais artigos da semana

Abastecimento de Água

Análise de Água

Aquecimento global

Bacias Hidrográficas

Biochemie

Biocombustíveis

Bioenergia

Bioquímica

Caldeira

Desmineralização e Dessalinização

Dessalinização

Drenagem Urbana

E-book

Energia

Energias Renováveis

Equipamentos

Hidrografia / Hidrologia

Legislação

Material Hidráulico e Sistemas de Recalque

Meio Ambiente

Membranas Filtrantes

Metodologias de Análises

Microplásticos

Mineração

Mudanças climáticas

Osmose Reversa

Outros

Peneiramento

Projeto e Consultoria

Reciclagem

Recursos Hídricos

Resíduos Industriais

Resíduos Sólidos

Reúso de Água

Reúso de Efluentes

Saneamento

Sustentabilidade

Tecnologia

Tratamento de Água

Tratamento de Águas Residuais Tratamento de águas residuais

Tratamento de Chorume

Tratamento de Efluentes

Tratamento de Esgoto

Tratamento de lixiviado

Zeólitas

ÚLTIMAS NOTÍCIAS