NOTÍCIAS

Cooperação internacional promove estudo para reúso de esgoto tratado pela Embasa/BA

A Embasa acaba de iniciar um estudo sobre as potencialidades de reúso do efluente sanitário tratado

estudo-reuso-esgoto-tratado-embasa

O estudo foi realizado abrangendo todo o estado por meio do Projeto de Cooperação Técnica “Universalização e aperfeiçoamento da prestação dos serviços de abastecimento de água e esgotamento sanitário em áreas prioritárias do Estado da Bahia”, firmado entre a Embasa e o Instituto Interamericano de Cooperação para Agricultura (IICA) e a Agência Brasileira de Cooperação do Ministério das Relações Exteriores (ABC).

O contrato para realização desse estudo foi assinado na quinta-feira (24), na sede da Embasa, em Salvador. A empresa contratada Worley, vencedora de uma concorrência internacional, trabalhará, sob gestão da equipe da Unidade de Desenvolvimento Operacional (TDO), com o objetivo de traçar um diagnóstico das possibilidades de reúso de efluentes tratados, verificando as características do efluente produzido nas estações da Embasa, bem como o uso de água pelas populações e atividades econômicas próximas. Com isso, será possível identificar as convergências entre produção e demanda, o que indica potencial de aproveitamento. O estudo também apresentará alternativas tecnológicas para reúso do efluente tratado, além de proposta de um projeto piloto, a ser implantado pela Embasa posteriormente.

Alternativa economicamente viável em localidades específicas

“A gente tem uma expectativa muito positiva em relação a esse trabalho”, destacou o presidente da Embasa, Rogério Cedraz. Ele observou que, nas regiões de menor disponibilidade hídrica, como o semiárido, o reúso do efluente tratado pode ser avaliado como uma alternativa economicamente viável e ambientalmente responsável, para algumas demandas de uso de água.

Representante do IICA no Brasil, Hernán Chiriboga lembrou que o efluente geralmente é visto como um problema, mas pode ser uma solução ambiental. “Há muitas oportunidades de utilização para fins agrícolas e industriais. Em termos agrícolas, o potencial é enorme”, destacou. O representante do IICA informou que esta é a primeira iniciativa de mapeamento de oferta e demanda em nível estadual no Brasil.


LEIA TAMBÉM: 6 MOTIVOS PARA EMPRESAS OPTAREM PELO REÚSO DE ÁGUA.


Projeto piloto

Além do diagnóstico de possibilidades, o estudo prevê a proposição de um projeto piloto de aproveitamento de efluentes, a ser implantado pela Embasa. A coordenadora geral do estudo pela Worley, Helene Kubler, acredita que é fundamental que o trabalho resulte em um projeto-piloto bem-sucedido.

O estudo resultará, ainda, em um manual, com diretrizes para incorporar a questão do reúso à rotina dos sistemas de esgotamento sanitário.

“Teremos uma orientação sobre como fazer esse aproveitamento nas estações de tratamento de esgoto existentes, e também nas novas estações que a gente vier a projetar, já levando em consideração essa potencialidade”, explica o diretor Técnico e de Planejamento da Embasa, César Ramos.

A iniciativa do Estudo de Avaliação das Potencialidades de Reúso de Efluente Sanitário Tratado no Estado da Bahia, segundo o gerente da Unidade de Desenvolvimento Operacional da Embasa, Alisson Brandão, além de permitir a mudança de cultura organizacional na gestão do tratamento de efluentes na empresa permitirá, ainda, que a Bahia possa vir a se tornar uma referência de boas experiências, nos próximos anos. O prazo para conclusão do estudo, que conta com investimento de cerca de R$ 1,6 milhão, é de doze meses, a partir da assinatura do contrato.

Fonte: Embasa.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS:

CATEGORIAS

Confira abaixo os principais artigos da semana

Abastecimento de Água

Análise de Água

Aquecimento global

Bacias Hidrográficas

Biochemie

Biocombustíveis

Bioenergia

Bioquímica

Caldeira

Desmineralização e Dessalinização

Dessalinização

Drenagem Urbana

E-book

Energia

Energias Renováveis

Equipamentos

Hidrografia / Hidrologia

Legislação

Material Hidráulico e Sistemas de Recalque

Meio Ambiente

Membranas Filtrantes

Metodologias de Análises

Microplásticos

Mineração

Mudanças climáticas

Osmose Reversa

Outros

Peneiramento

Projeto e Consultoria

Reciclagem

Recursos Hídricos

Resíduos Industriais

Resíduos Sólidos

Reúso de Água

Reúso de Efluentes

Saneamento

Sustentabilidade

Tecnologia

Tratamento de Água

Tratamento de Águas Residuais Tratamento de águas residuais

Tratamento de Chorume

Tratamento de Efluentes

Tratamento de Esgoto

Tratamento de lixiviado

Zeólitas

ÚLTIMAS NOTÍCIAS