NOTÍCIAS

Estudante cria máquina de tratamento de água movida a energia solar

O aluno de escola pública ganhou prêmios nacionais e internacionais pela invenção

“Eu espero fazer através da ciência algo que ultrapasse minha capacidade física de ajudar alguém”, afirma o estudante Ygor Requenha Romano, de 18 anos, ao Catraca Livre. O jovem, morador de Araraquara, em São Paulo, é o criador de uma máquina de tratamento de água movida a energia solar e que custa apenas mil reais.

Premiado na Feira Brasileira de Ciências e Engenharia da Universidade de São Paulo (Febrace), o equipamento é capaz de atender até 50 pessoas, não precisa de manutenção e foi pensado para ajudar aqueles que sofrem com a falta de água potável.

De acordo com Romano, “o protótipo faz tratamento físico, químico e microbiológico da água, retira metais pesados, e ainda é modular e portátil para facilitar o acesso a comunidades sem infraestrutura”.

Reprodução

O aluno de escola pública criou o protótipo para ajudar comunidades que não têm acesso a saneamento básico

Inspiração

Na época em que desenvolveu a máquina, o rapaz morava em Rondônia e estudava em uma escola pública da região. Agora, depois de ganhar uma bolsa de estudos em um colégio de Araraquara (SP), ele vai terminar o Ensino Médio e se preparar para ingressar na universidade.

A ideia para criar o equipamento surgiu a partir da própria experiência do estudante ao fazer um projeto científico para comunidades indígenas e ribeirinhas da região amazônica, que não têm acesso a esgoto. Pensando nisso, ele realizou estudos sobre métodos de tratamento de água, engenharia dos materiais, botânica, microbiologia, entre outros temas.

Divulgação/Felipe Ribeiro

A máquina faz tratamento físico, químico e microbiológico da água

Para construir o protótipo e custear a iniciativa, Ygor trabalhava incansavelmente durante a semana. “Como forma de financiar a pesquisa, eu trabalhava aos fins de semana como ajudante de florista. Foi a partir disso que comecei a estudar botânica, a anatomia das flores e suas diferentes eficiências no processo de fotossíntese”, conta.

Romano atribui o sucesso do projeto a algumas pessoas que o ajudaram, como sua mãe Diva e a irmã Aline, além do zelador de sua antiga escola, o senhor Gaudêncio, que cedeu a serralheria que tem em casa para que o jovem trabalhasse na construção da máquina.

“Quando terminei meu primeiro protótipo e o vi em perfeito funcionamento, o resultado de varias horas de trabalho se concretizou. Sabia que esse não era apenas resultado do meu esforço, mas também da minha família e dos amigos que me ajudaram”, lembra.

Prêmio internacional

Por causa de sua máquina inovadora para o tratamento de água, o jovem conquistou o 3º lugar da Feira Internacional de Ciências e Engenharia da Intel (Intel ISEF), com um prêmio de mil dólares. O evento ocorreu no Arizona, nos Estados Unidos, e o morador de Araraquara (SP) se destacou na categoria de Engenharia Ambiental.

O protótipo de Ygor ficou entre os 50 melhores projetos das três Américas, em uma premiação realizada no primeiro dia da Feira.

Divulgação/Febrace

Após a criação do equipamento, o jovem já ganhou prêmios nacionais e internacionais

Agora, o garoto pretende continuar com suas pesquisas, trabalhar no aprimoramento dos projetos e poder disponibilizá-los a comunidades remotas do Brasil de forma gratuita por meio de campanhas de financiamento coletivo e apoio de empresas do setor privado. “Quero transformar de forma positiva a realidade de milhares de pessoas da região da Amazônia legal e demais regiões do Brasil.”.

Em um futuro próximo, o estudante quer cursar uma faculdade de Engenharia Física, dentro ou fora do país.

Fonte: Catraca Livre

ÚLTIMAS NOTÍCIAS:

CATEGORIAS

Confira abaixo os principais artigos da semana

Abastecimento de Água

Análise de Água

Aquecimento global

Bacias Hidrográficas

Biochemie

Biocombustíveis

Bioenergia

Bioquímica

Caldeira

Desmineralização e Dessalinização

Dessalinização

Drenagem Urbana

E-book

Energia

Energias Renováveis

Equipamentos

Hidrografia / Hidrologia

Legislação

Material Hidráulico e Sistemas de Recalque

Meio Ambiente

Membranas Filtrantes

Metodologias de Análises

Microplásticos

Mineração

Mudanças climáticas

Osmose Reversa

Outros

Peneiramento

Projeto e Consultoria

Reciclagem

Recursos Hídricos

Resíduos Industriais

Resíduos Sólidos

Reúso de Água

Reúso de Efluentes

Saneamento

Sustentabilidade

Tecnologia

Tratamento de Água

Tratamento de Águas Residuais Tratamento de águas residuais

Tratamento de Chorume

Tratamento de Efluentes

Tratamento de Esgoto

Tratamento de lixiviado

Zeólitas

ÚLTIMAS NOTÍCIAS