NOTÍCIAS

Novas Estações de Tratamento com a Tecnologia de Biofilme (2)

Novas Estações de Tratamento com a Tecnologia de Biofilme | Memphis

Memphis avança com novas ETEs e tecnologia CFIC® pelo Brasil

A Memphis Empreendimentos Ltda., empresa pioneira na tecnologia MBBR (“Moving Bed Bio Reactors”), especializada no tratamento biológico de esgotos com a tecnologia de biofilme, apresenta novas instalações realizadas e em realização no Brasil, entre elas com a tecnologia patenteada pela Biowater (Noruega) – o CFIC®.

Memphis

ETE com nitrificação, desnitrificação e precipitação de fósforo : fornecida durante o ano de 2024 para uma cidade do interior de Goiás. A Memphis entregou esta ETE em junho de 2025, após três meses de operação assistida. A primeira etapa atende a uma vazão média de 50 L/s e a empresa planeja duplicá-la em breve.

A Memphis está construindo, em fase adiantada, uma ETE com remoção de DBO e nitrogênio amoniacal para uma cidade histórica do interior de Minas Gerais. Além disso, o processo de biofilme inclui a digestão do lodo em excesso. Atualmente, a primeira etapa atende a uma vazão média de 62,5 L/s e terá partida prevista para o início de 2026. Posteriormente, a empresa planeja duplicar a ETE nos próximos anos.

Duas ETEs com remoção de DBO e nitrogênio amoniacal para uma cidade da região metropolitana de Belo Horizonte / MG : a primeira em fase adiantada de construção é para uma capacidade de 50 L/s. Tem partida prevista para o início de 2026 e a segunda ETE encontra-se em fase final de aprovação de projeto. Terá uma vazão média de 125 L/s.

Recife / PE : a tecnologia o CFIC® obteve tanto sucesso na primeira etapa dessa ETE de vazão média de 112 L/s que, depois da eficiência demonstrada e de apresentar um baixo consumo de energia elétrica (40 % menor do que os processos convencionais), está sendo duplicada. Além disso, com as obras da segunda etapa em andamento acelerado, a Memphis foi contratada para iniciar o projeto da terceira etapa, o que levará a vazão média final dessa ETE para 360 L/s.

Fonte: Memphis


ÚLTIMAS NOTÍCIAS:
Gestão do risco hídrico nas empresas

Gestão do risco hídrico nas empresas

Com investimentos superiores a 490 milhões de reais e a capacidade de evitar o consumo de mais de 212 milhões de litros de água doce por mês, a Braskem se posiciona como pioneira na gestão hídrica sustentável, com a meta de alcançar 100% de água de fonte segura até 2030.

Continuar lendo »