NOTÍCIAS

Estação de Tratamento de Esgoto é inaugurada em Itaporã/MS

Ampliação de ETE proporcionará a coleta e o tratamento do esgoto doméstico a mais de oito mil habitantes do município sul-mato-grossense.

estacao-de-tratamento-agua

Imagem Ilustrativa

Para viabilizar o aumento da cobertura de saneamento no município de Itaporã/MS, na terça-feira (31/8), a Fundação Nacional de Saúde (Funasa), inaugurou a obra de ampliação da Estação de Tratamento de Esgoto (ETE), em parceria ao Governo de Mato Grosso do Sul, representada pela Empresa de Saneamento de Mato Grosso do Sul (Sanesul).

A cerimônia de inauguração contou com a presença do superintendente da Superintendência Estadual da Funasa no Mato Grosso do Sul (Suest/MS), Jair Viana; do governador, Reinaldo Azambuja; do diretor-presidente da Sanesul, Walter Carneiro; do prefeito de Itaporã, Marcos Pacco, além de secretários estaduais, deputados estaduais e federais.

Construída com recursos de R$ 4,2 milhões, oriundos do Termo de Compromisso do Programa de Aceleração do Crescimento (TC/PAC) nº 159/12 entre a Funasa e a Sanesul, a ETE tem capacidade de tratar até 20 litros de esgoto bruto por segundo, emissário final de 815 m, uma estação elevatória, 41,65 km de rede coletora e 88 ligações domiciliares. A ampliação atenderá aos 8,9 mil moradores do município, aumentando a cobertura de tratamento e melhorando a qualidade do sistema de esgoto sanitário.

Itaporã, a 233 km da capital Campo Grande, localiza-se na zona do planalto, entre os rios Brilhante, Panambi e Santa Maria. De acordo com a Divisão de Engenharia de Saúde Pública (Diesp), o município apresenta 100% de abastecimento de água e a cobertura de tratamento de esgoto saiu de 15% para 50%.

Para nós, da Funasa, fazer a entrega de uma obra é motivo de muita alegria, todavia, o mais relevante é o ganho social que a sua efetivação possa trazer para a comunidade, pois, só assim garantimos a promoção da saúde pública e a inclusão social da coletividade”, destaca o superintendente Jair.

Parceria com a Sanesul

Entre 2020 a agosto de 2021, cinco obras de esgotamento sanitário – entre sistemas de tratamento, implantação e ampliação de estações de tratamento – foram entregues pelo aporte de recursos entre a Funasa e a Sanesul. Foram mais de R$ 21 milhões investidos em Aral Moreira, Bataguassu, Angélica, Porto Murtinho e Santa Rita do Pardo.

Para ainda este ano, a previsão é de entregar mais quatro obras nos municípios de Angélica, Dois Irmãos do Buriti, Juti e Nova Andradina. O diretor-presidente da Sanesul, Walter Carneiro, evidencia que a universalização da cobertura dos serviços de água e esgoto representa um avanço para Mato Grosso do Sul, que poderá se tornar o primeiro estado do país a disponibilizar para toda a população.

“A Funasa desenvolve um papel importante com melhorias no saneamento básico nas comunidades menores do estado e a parceria com a Sanesul sempre foi bem-sucedida. Esperamos contar sempre com esse apoio que é importante para o projeto da universalização do saneamento no estado. É mais saúde e qualidade de vida para a nossa gente”, ressaltou o diretor-presidente.

Fonte: Funasa.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS:

CATEGORIAS

Confira abaixo os principais artigos da semana

Abastecimento de Água

Análise de Água

Aquecimento global

Bacias Hidrográficas

Biochemie

Biocombustíveis

Bioenergia

Bioquímica

Caldeira

Desmineralização e Dessalinização

Dessalinização

Drenagem Urbana

E-book

Energia

Energias Renováveis

Equipamentos

Hidrografia / Hidrologia

Legislação

Material Hidráulico e Sistemas de Recalque

Meio Ambiente

Membranas Filtrantes

Metodologias de Análises

Microplásticos

Mineração

Mudanças climáticas

Osmose Reversa

Outros

Peneiramento

Projeto e Consultoria

Reciclagem

Recursos Hídricos

Resíduos Industriais

Resíduos Sólidos

Reúso de Água

Reúso de Efluentes

Saneamento

Sustentabilidade

Tecnologia

Tratamento de Água

Tratamento de Águas Residuais Tratamento de águas residuais

Tratamento de Chorume

Tratamento de Efluentes

Tratamento de Esgoto

Tratamento de lixiviado

Zeólitas

ÚLTIMAS NOTÍCIAS