NOTÍCIAS

Escassez hídrica pressiona empresas e acelera busca por abastecimento próprio Engeper Ambiental (1)

Escassez hídrica pressiona empresas e acelera busca por abastecimento próprio | Engeper Ambiental

O abastecimento de água no Brasil enfrenta desafios crescentes: secas prolongadas, mananciais sobrecarregados e infraestrutura insuficiente tornam crítica a gestão hídrica, especialmente em regiões industriais como a bacia dos rios Piracicaba, Capivari e Jundiaí (PCJ), em São Paulo.

Para mitigar esses riscos, o Governo estadual abriu consulta pública para concessão de drenagem e segurança hídrica, dentro de um pacote de R$ 25 bilhões voltado à resiliência hídrica e combate a eventos extremos. O projeto inclui a ampliação do Sistema Adutor Regional PCJ e a operação das barragens de Pedreira e Duas Pontes, reforçando a capacidade de resposta à crescente demanda por água.

Apesar dessas iniciativas, a Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico (ANA) alerta que a situação permanece crítica: 33 milhões de brasileiros vivem em regiões com infraestrutura hídrica insuficiente, e mais de 70% dos municípios dependem de mananciais vulneráveis a secas prolongadas. O relatório de 2025 da ANA estima que seriam necessários mais de R$ 110 bilhões até 2035 para reduzir riscos críticos de abastecimento, evidenciando a lentidão dos investimentos públicos frente à demanda crescente.

Diante desse cenário, muitas empresas de setores estratégicos têm buscado soluções próprias de abastecimento, como forma de garantir continuidade operacional e reduzir riscos.

Lorena Zapata, diretora de Novos Negócios e Sustentabilidade da Engeper Ambiental e Perfurações, explica que “a escassez dos sistemas públicos e a pressão sobre os mananciais tornam a infraestrutura hídrica própria um elemento estratégico de competitividade, permitindo que as empresas mantenham suas operações, minimizem riscos de desabastecimento e fortaleçam sua posição diante de um mercado cada vez mais exigente”.

A adoção de poços profundos, telemetria e sistemas de tratamento integrados permite que essas empresas operem continuamente, mesmo em regiões com infraestrutura pública limitada. Com mais de 45 anos de experiência, a Engeper Ambiental e Perfurações se destaca na captação de água e perfuração de poços profundos, incluindo o recorde da América Latina (1.650 metros), aplicando telemetria, manutenção preventiva e tecnologias de tratamento e reuso.

Para esse ano, a tendência é que a adoção de infraestrutura hídrica própria se acelere.

“Ao integrar captação, monitoramento e tratamento, as organizações conseguem reduzir significativamente os riscos de desabastecimento, garantir a continuidade das operações e fortalecer sua competitividade, antecipando impactos que poderiam comprometer a produção e afetar o desempenho no mercado”, ressalta Lorena Zapata.

Sobre a Engeper Ambiental e Perfurações

Fundada em 2009, a Engeper Ambiental e Perfurações é uma empresa familiar e a única no Brasil a executar gestão hídrica 360°. Com mais de 45 anos de experiência, a Engeper detém o recorde do poço artesiano mais profundo da América Latina, com 1.650 metros de profundidade em 20″. Comprometida com a sustentabilidade, a Engeper é aliada do Pacto Global da ONU e oferece serviços de perfuração, monitoramento por telemetria e manutenções em todo o território nacional e na América Latina.

Fonte: Engeper Ambiental


ÚLTIMAS NOTÍCIAS:

CATEGORIAS

Confira abaixo os principais artigos da semana

Abastecimento de Água

Análise de Água

Aquecimento global

Bacias Hidrográficas

Biochemie

Biocombustíveis

Bioenergia

Bioquímica

Caldeira

Desmineralização e Dessalinização

Dessalinização

Drenagem Urbana

E-book

Energia

Energias Renováveis

Equipamentos

Hidrografia / Hidrologia

Legislação

Material Hidráulico e Sistemas de Recalque

Meio Ambiente

Membranas Filtrantes

Metodologias de Análises

Microplásticos

Mineração

Mudanças climáticas

Osmose Reversa

Outros

Peneiramento

Projeto e Consultoria

Reciclagem

Recursos Hídricos

Resíduos Industriais

Resíduos Sólidos

Reúso de Água

Reúso de Efluentes

Saneamento

Sustentabilidade

Tecnologia

Tratamento de Água

Tratamento de Águas Residuais Tratamento de águas residuais

Tratamento de Chorume

Tratamento de Efluentes

Tratamento de Esgoto

Tratamento de lixiviado

Zeólitas

ÚLTIMAS NOTÍCIAS