NOTÍCIAS

ENTREVISTA – Brazil Water Week 2024 Profª Mônica Porto comenta o Tema 8 “Meio Ambiente, mudança climática e segurança hídrica”

ENTREVISTA – Brazil Water Week 2024: Profª Mônica Porto comenta o Tema 8 “Meio Ambiente, mudança climática e segurança hídrica”

Brazil Water Week

Tema 8 da Brazil Water Week 2024: Desafios e Soluções para a Adaptação Climática no Saneamento

Titular da Escola Politécnica da USP, a acadêmica coordena uma das grandes temáticas da edição. Ao lado dela, Rafael Volquind, coordenador da CT Meio Ambiente da ABES. Como uma das novidades das sessões deste tema, a especialista explica que um dos focos é discutir medidas de adaptação à nova realidade do clima. Também trará o aprofundamento da questão sobre novas tecnologias, como a dessalinização.

As mudanças climáticas têm potencial de impacto extremamente relevante sobre o setor de saneamento e à vida das pessoas em geral. Esta será uma das grandes temáticas que estará no centro dos debates da Brazil Water Week 2024 – Semana da Água do Brasil. Em sua quarta edição, acontecerá de 3 a 7 de junho, em plataforma digital exclusiva e interativa. A BWW é o mais importante evento internacional de discussão de água e saneamento realizado no país. É uma iniciativa da Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental (ABES).

Água e Saneamento para o desenvolvimento sustentável

A edição deste ano traz como tema central “Água e Saneamento para o desenvolvimento sustentável”. Reunindo profissionais de várias partes do mundo com as comunidades acadêmica e técnica do país, a BWW possibilita a troca de experiências. Além disso, traz conhecimento relevante de outras realidades e divulga internacionalmente as melhores práticas brasileiras.

Na plataforma do BWW 2024, serão realizadas 20 sessões de discussão e sessões especiais, nas semanas que antecedem o evento. Os participantes inscritos terão acesso a uma programação exclusiva voltada para compartilhar trocas de experiências nacionais e internacionais sobre oito grandes temas:

  • Inclusão social e acesso universal;
  • Tratamento de esgotos/ETEs sustentáveis;
  • Economia circular e Soluções Baseadas na Natureza;
  • Regulação;
  • Gestão Eficiente;
  • Cooperação Internacional;
  • Financiamento do setor de Saneamento; e,
  • Tema 8 “Meio Ambiente, Mudança Climática e Segurança Hídrica”, destaque desta entrevista.

LEIA TAMBÉM: BRAZIL WATER WEEK (BWW 2024) – Semana da Água do Brasil

O Tema 8 é coordenado por Mônica Porto, Professora Drª Titular da Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (Poli-USP), juntamente com Rafael Volquind, coordenador da Câmara Temática de Meio Ambiente da ABES.

Nesta entrevista, a coordenadora ressalta que o saneamento brasileiro enfrenta grandes desafios, principalmente, com relação às questões ambientais. Neste sentido, enfatiza a especialista, “o encontro de técnicos brasileiros e de outros países permite a discussão, a troca de experiências e a ampliação do conhecimento. Dado que estamos tratando de temáticas difíceis, a ABES traz ao país a oportunidade de encontrar novos caminhos e soluções que permitam alcançar com mais eficiência metas que resultem em melhor qualidade de vida para a população”.

Leia a entrevista:

Portal ABES Notícias – Como a senhora vê a importância da Brazil Water Week para o setor de saneamento e meio ambiente no país?

Mônica Porto – O desafio do saneamento no país é muito grande, assim como são desafiadoras as questões ambientais. O encontro de técnicos brasileiros e de outros países permite a discussão, a troca de experiências e a ampliação do conhecimento. Dado que estamos tratando de temáticas difíceis, a ABES traz ao país a oportunidade de encontrar novos caminhos e soluções que permitam alcançar com mais eficiência metas que resultem em melhor qualidade de vida para a população. Temas como impacto das mudanças climáticas sobre a segurança hídrica vão requerer um esforço adicional do setor de saneamento para adaptação a novos padrões de precipitação, por exemplo. Ou também o desafio trazido por vazões de cheia maiores que causam perdas de vidas e danos econômicos, também requerem novas abordagens, principalmente em sistemas de alerta e gestão urbana.

Portal ABES Notícias – O que a Brazil Water Week está trazendo de novidade nesta edição para dentro do seu tema?

Mônica Porto – Queremos discutir principalmente medidas de adaptação à nova realidade climática. Estas medidas podem incluir aumento da infraestrutura convencional, como barragens para a criação de reservatórios de acumulação, mas também outras medidas como a gestão dos mananciais sob a ótica do risco, como é a gestão conjunta de mananciais superficiais e subterrâneos. Uma discussão mais ampliada de tecnologias como a dessalinização pode ser também bastante útil para o Brasil. A dessalinização tem se tornado cada vez mais uma opção viável para áreas litorâneas e o Brasil, com sua característica de país úmido, tem discutido pouco essa alternativa.

Portal ABES Notícias – Como a senhora avalia o trabalho do Brasil no combate aos impactos das mudanças climáticas no país e o que podemos apresentar para o mundo?

Mônica Porto – O Brasil tem exemplos para demonstrar principalmente na implantação de soluções que visam aumentar a resiliência dos sistemas de abastecimento urbano. Na seca de 2014-2015, em São Paulo, estudaram-se diversas alternativas para melhorar a segurança hídrica no abastecimento da Região Metropolitana de São Paulo. O sistema ficou bastante robusto com a implantação de sistemas redundantes, com a utilização de mananciais que ficam em “stand-by” e flexibilização da operação dos sistemas de distribuição, entre outros. A validade da solução ficou demonstrada nos anos secos seguintes, como 2021, quando o impacto da seca sobre a população foi bem menor do que no evento anterior.

Portal ABES Notícias – De que forma a discussão pode contribuir para o avanço da segurança hídrica?

Mônica Porto – Há ainda temas que podemos desenvolver e avançar, principalmente aprendendo com outros países onde a experiência específica é maior. Planos de contingência e preparação ainda faltam no Brasil, enquanto em outros locais, como na Califórnia, essa prática já é melhor estruturada. Sistemas de alerta de cheias, monitoramento de secas e outros sistemas de informação são igualmente importantes. E, ainda, novas tecnologias como a dessalinização, bastante usada na Espanha, por exemplo.

Portal ABES Notícias – Como está sendo para a senhora o desafio de coordenar o Tema 8 do evento?

Mônica Porto Muito interessante! Compartilho a organização do tema com o Rafael Volquind e temos visto muitas oportunidades de trazer especialistas que contribuam para nossa discussão. Temas desafiadores têm também sido colocados e esperamos enriquecer o debate e trazer novos exemplos que permitam o Brasil enfrentar melhor o enorme desafio de enfrentar mudanças do clima com menor impacto para a população.

Fonte: Brazil Water Week


 

 

ÚLTIMAS NOTÍCIAS:

CATEGORIAS

Confira abaixo os principais artigos da semana

Abastecimento de Água

Análise de Água

Aquecimento global

Bacias Hidrográficas

Biochemie

Biocombustíveis

Bioenergia

Bioquímica

Caldeira

Desmineralização e Dessalinização

Dessalinização

Drenagem Urbana

E-book

Energia

Energias Renováveis

Equipamentos

Hidrografia / Hidrologia

Legislação

Material Hidráulico e Sistemas de Recalque

Meio Ambiente

Membranas Filtrantes

Metodologias de Análises

Microplásticos

Mineração

Mudanças climáticas

Osmose Reversa

Outros

Peneiramento

Projeto e Consultoria

Reciclagem

Recursos Hídricos

Resíduos Industriais

Resíduos Sólidos

Reúso de Água

Reúso de Efluentes

Saneamento

Sustentabilidade

Tecnologia

Tratamento de Água

Tratamento de Águas Residuais Tratamento de águas residuais

Tratamento de Chorume

Tratamento de Efluentes

Tratamento de Esgoto

Tratamento de lixiviado

Zeólitas

ÚLTIMAS NOTÍCIAS