NOTÍCIAS

Engenheiros norte americanos desenvolvem software para combater escassez de água

Um grupo de engenheiros da Universidade de Stanford, nos Estados Unidos, apresentou esta sexta-feira uma nova ferramenta digital para combater a seca e potencializar o uso de água reaproveitada e da chuva.

A iniciativa, conhecida como AquaCharge, pretende ajudar a resolver o problema de escassez de água através da otimização do uso de águas residuais e para reaproveitar a água resultante da chuva e do derretimento de neve.

“Uma ferramenta como esta permite que as comunidades compreendam melhor o potencial de um sistema no qual as águas pluviais e a água reaproveitada se transformam em reserva de água subterrânea”, explicou Jon Bradshaw, um dos engenheiros que integram o projeto.

Para o professor Richard Luthy, diretor da iniciativa, a ideia de reaproveitar a água não é nova, já que estes sistemas são utilizados ao longo de todo o território americano.

escassez_agua

Contudo, o software apresentado permite combinar estes sistemas com o único objetivo de reabastecer as águas subterrâneas com águas residuais que já estão tratadas para o consumo humano.

Uma das maiores preocupações de estados como a Califórnia é que os aquíferos subterrâneos estão a secar, o que agrava ainda mais a escassez de água.

Este, no entanto, não é apenas um problema do estado mais populoso dos EUA, já que, segundo dados do Escritório Governamental de Contabilidade (GAO, em inglês) dos Estados Unidos para o ano 2024, pelo menos 40 estados terão problemas com o abastecimento de água.

Uso de água reaproveitada

Bradshaw afirma que iniciativas como a AquaCharge permitem que as comunidades se preparem melhor para as secas futuras e os efeitos da mudança climática. O investigador ressaltou que o uso de água reaproveitada está a crescer em todo o mundo, mas é necessário melhorar os sistemas de uso e reutilização da água.

A Califórnia, por exemplo, reaproveita atualmente cerca de 15% das suas águas residuais disponíveis. O estado quer dobrar e até triplicar esse número até 2030 e o novo software poderia ajudá-los a chegar a estes níveis, e até superá-los, garantiu Luthy.

A Sociedade Americana de Engenheiros Civis recentemente homenageou os responsáveis por este projeto, que ainda não tem data de lançamento.

Fonte: ZAP // EFE

ÚLTIMAS NOTÍCIAS:

CATEGORIAS

Confira abaixo os principais artigos da semana

Abastecimento de Água

Análise de Água

Aquecimento global

Bacias Hidrográficas

Biochemie

Biocombustíveis

Bioenergia

Bioquímica

Caldeira

Desmineralização e Dessalinização

Dessalinização

Drenagem Urbana

E-book

Energia

Energias Renováveis

Equipamentos

Hidrografia / Hidrologia

Legislação

Material Hidráulico e Sistemas de Recalque

Meio Ambiente

Membranas Filtrantes

Metodologias de Análises

Microplásticos

Mineração

Mudanças climáticas

Osmose Reversa

Outros

Peneiramento

Projeto e Consultoria

Reciclagem

Recursos Hídricos

Resíduos Industriais

Resíduos Sólidos

Reúso de Água

Reúso de Efluentes

Saneamento

Sustentabilidade

Tecnologia

Tratamento de Água

Tratamento de Águas Residuais Tratamento de águas residuais

Tratamento de Chorume

Tratamento de Efluentes

Tratamento de Esgoto

Tratamento de lixiviado

Zeólitas

ÚLTIMAS NOTÍCIAS