NOTÍCIAS

Energia renovável será responsável pela geração de 2 milhões de novos empregos na região Nordeste

Energia Renovável no Nordeste

Documento de 24 páginas traz recomendações para entes públicos e o setor privado a fim de promover o desenvolvimento da energia renovável no Nordeste e gerar milhões de empregos.

Energia Renovável no Nordeste - Paineis Solares e Moinhos de energia eólica

A região Nordeste é tida como um dos grandes líderes, no quesito produção de energia renovável, é o “pote de ouro” para investidores do setor privado nos próximos anos. Visando inúmeras oportunidades que se abrem no Nordeste, nesta terça-feira (26) entidades civis brasileiras divulgaram um projeto baseado no setor de energia renovável, empregos e água, intitulado de O Plano Nordeste Potência – Mais empregos, mais Água, mais energia para o Brasil.

O projeto conta com recomendações tanto para entidades públicas como do setor privado, para promover o desenvolvimento verde, com base em energia renovável, de fontes como água, vento e sol, além do respeito com às comunidades. Que estão divididas nas categorias: capacitação de mão de obra; geração distribuída; gestão pública direta; participação social; e revitalização da bacia do rio São Francisco. A previsão é de que cerca de 2 milhões de empregos sejam gerados nos próximos anos.

Entenda os detalhes por trás do novo projeto no Nordeste

No decorrer dos próximos meses, o projeto será apresentado aos candidatos da Região Nordeste, que podem usufruir das ideias para assim decidir os caminhos de revitalização econômica na região pós-pandemia.


LEIA TAMBÉM: ENERGIA RENOVÁVEL: SETOR CONTA COM MINI TURBINAS EÓLICAS EM TELHADOS


 

O Plano Nordeste Potência é o resultado de uma união entre as organizações civis: Fundo Casa Socioambiental, Grupo Ambientalista da Bahia, Centro Brasil do Clima e Instituto ClimaInfo, com apoio do Instituto Clima e Sociedade.

Para o diretor do Instituto ClimaInfo, Delcio Rodrigues, o plano Nordeste Potência conta com várias linhas de ação. O principal objetivo é trazer os benefícios desses investimentos para a população do Nordeste.

Mais empregos e energia renovável

No Nordeste, só em energia renovável foram cedidos cerca de 66 MW de potência, o equivalente a quase cinco vezes a potência da usina hidrelétrica de Itaipu.

Se somados e implantados ao crescimento do setor para a geração distribuída, podem ser gerados mais de 2 milhões de empregos, como já dito.

“O Nordeste está hoje passando por grandes mudanças. Ao mesmo tempo que as energias renováveis crescem, é preciso garantir que essa expansão seja feita de maneira ordenada, com menos impacto e com bases sólidas para que um mercado de trabalho com empregos bons e qualificados se forme”, afirma Aurélio Souza, do Instituto Climainfo.

Segundo uma pesquisa, a pedido do Plano Nordeste Potência, feita pelo IPEC no primeiro semestre, cerca de 64% da população brasileira tem a mesma opinião que a indústria verde, de que esse é o melhor modelo para o futuro da economia brasileira.

Com cerca de 73% dos brasileiros – e 74% da população da região Nordeste – o governo federal e os governos estaduais deveriam considerar a alta prioridade do desenvolvimento de uma indústria verde no país.

Dos brasileiros que escolheriam trabalhar em empresas com base no combustível fóssil, somente 12% foi apontado na pesquisa.

“A sustentabilidade é um tema que veio para ficar, e nessas eleições vai pautar muitos debates, especialmente quando o eleitor olha as oportunidades que podem surgir”, ressaltou Souza

O mercado de energia renovável no Nordeste é o mais rentável

O setor de energia renovável no Nordeste é muito promissor, uma previsão feita pela Empresa de Pesquisa Energética e o Ministério de Minas e Energia aponta que cerca de R$ 50 bilhões em linhas de transmissão de escoamento de energia renovável serão instaladas do Nordeste para o restante do país nos próximos anos, o que irá destravar milhares de novas oportunidades de emprego.


ÚLTIMAS NOTÍCIAS: BARRAGENS EM ESTADO CRÍTICO – RELATÓRIO APONTA 187 BARRAGENS NO PAÍS, SENDO 66 EM MG

ÚLTIMAS NOTÍCIAS: TRADECORP – NOS PRÓXIMOS 15 ANOS, 85 % DOS PRODUTOS UTILIZADOS NO CAMPO DEVEM SER BIOLÓGICOS

ÚLTIMAS NOTÍCIAS:

CATEGORIAS

Confira abaixo os principais artigos da semana

Abastecimento de Água

Análise de Água

Aquecimento global

Bacias Hidrográficas

Biochemie

Biocombustíveis

Bioenergia

Bioquímica

Caldeira

Desmineralização e Dessalinização

Dessalinização

Drenagem Urbana

E-book

Energia

Energias Renováveis

Equipamentos

Hidrografia / Hidrologia

Legislação

Material Hidráulico e Sistemas de Recalque

Meio Ambiente

Membranas Filtrantes

Metodologias de Análises

Microplásticos

Mineração

Mudanças climáticas

Osmose Reversa

Outros

Peneiramento

Projeto e Consultoria

Reciclagem

Recursos Hídricos

Resíduos Industriais

Resíduos Sólidos

Reúso de Água

Reúso de Efluentes

Saneamento

Sustentabilidade

Tecnologia

Tratamento de Água

Tratamento de Águas Residuais Tratamento de águas residuais

Tratamento de Chorume

Tratamento de Efluentes

Tratamento de Esgoto

Tratamento de lixiviado

Zeólitas

ÚLTIMAS NOTÍCIAS