NOTÍCIAS

Energia limpa e ilimitada pesquisa com “sol artificial” chinês avança

Energia limpa e ilimitada: pesquisa com “sol artificial” chinês avança

Estudo aponta avanços no funcionamento do “sol artificial” da China, uma tecnologia que promete ser uma fonte de energia limpa mundial

Os chineses se aproximaram ainda mais de tornar viável o funcionamento do reator Tokamak Supercondutor Experimental Avançado (EAST, na sigla em inglês). Segundo um novo estudo, o EAST conseguiu realizar uma operação estável em densidade acima dos limites usuais – em outras palavras, ele se aproximou mais do ponto crítico em que a fusão nuclear se torna autossustentável.

A tecnologia apelidada de “sol artificial” é um reator de fusão nuclear que visa replicar a energia solar e criar uma fonte de energia limpa e ilimitada.

O trabalho sobre os avanços do EAST foi liderado pelos pesquisadores Ping Zhu, da Universidade de Ciência e Tecnologia de Huazhong, e Yan Ning, da Academia Chinesa de Ciências. Os resultados foram publicados em 1º de janeiro na revista Science Advances.

“As descobertas sugerem um caminho prático e escalável para ampliar os limites de densidade em tokamaks e dispositivos de fusão de plasma de combustão de próxima geração”, destaca Zhu em comunicado.

Como funciona o “sol artificial” da China e suas dificuldades

O sol artificial chinês é um tokamak, um tipo de reator de fusão nuclear. O objetivo da máquina é tentar reproduzir na Terra o mesmo processo energético que ocorre no Sol, a fusão de dois átomos leves para gerar energia.

Diferente da fissão, modelo que quebra dois átomos grandes e mais utilizado nas usinas atuais, a fusão promove um processo considerado mais limpo e com menos resíduos perigosos ao meio ambiente.

No entanto, a falta de gravidade intensa e pressão gigantesca dificultam a replicação do processo solar na Terra. Para superar o obstáculo, os cientistas compensam aquecendo o combustível da máquina a temperaturas maiores que as do Sol e o transformam em plasma, um gás superaquecido.

Dentro do tokamak, há campos magnéticos intensos para manter o plasma flutuando sem tocar as paredes – qualquer contato faz o experimento falhar. Outro ponto crucial para o sucesso é que o gás superquente precisa estar realmente quente e denso.

O que torna o EAST um tipo de reator de fusão nuclear mais especial é que ele foi projetado para manter o plasma estável por muito tempo, fator importante para a geração de energia.

Ultrapassagem do Limite de Greenwald

Em experimentos dessa magnitude, os cientistas levam em consideração o Limite de Greenwald, um valor máximo teórico de densidade do plasma dentro de reatores do tipo tokamak.

Normalmente, os tokamak ultrapassam no máximo 0,8 e 1 do limite imposto, mas o EAST foi além: chegou a 1,3 até 1,65 mais e, mesmo assim, o plasma se manteve estável. Segundo os pesquisadores, o resultado foi possível através do controle da pressão inicial do gás combustível e o aquecimento dele por ressonância ciclônica de elétrons.

Com a descoberta, o sol artificial chinês avançou para se tornar uma nova fonte de energia limpa autossustentável no futuro e ainda pode servir como suporte para o desenvolvimento de outros projetos semelhantes ao EAST.

Fonte: Metrópoles


ÚLTIMAS NOTÍCIAS:

CATEGORIAS

Confira abaixo os principais artigos da semana

Abastecimento de Água

Análise de Água

Aquecimento global

Bacias Hidrográficas

Biochemie

Biocombustíveis

Bioenergia

Bioquímica

Caldeira

Desmineralização e Dessalinização

Dessalinização

Drenagem Urbana

E-book

Energia

Energias Renováveis

Equipamentos

Hidrografia / Hidrologia

Legislação

Material Hidráulico e Sistemas de Recalque

Meio Ambiente

Membranas Filtrantes

Metodologias de Análises

Microplásticos

Mineração

Mudanças climáticas

Osmose Reversa

Outros

Peneiramento

Projeto e Consultoria

Reciclagem

Recursos Hídricos

Resíduos Industriais

Resíduos Sólidos

Reúso de Água

Reúso de Efluentes

Saneamento

Sustentabilidade

Tecnologia

Tratamento de Água

Tratamento de Águas Residuais Tratamento de águas residuais

Tratamento de Chorume

Tratamento de Efluentes

Tratamento de Esgoto

Tratamento de lixiviado

Zeólitas

ÚLTIMAS NOTÍCIAS