NOTÍCIAS

Emirates conclui testes em solo e se prepara para primeiro voo experimental com combustível 100% sustentável

Os testes da Emirates envolveram a operação de um motor com 100% SAF e de outro com combustível de aviação convencional

A Emirates concluiu com sucesso o teste de solo de um de seus motores GE90 em um Boeing 777-300ER usando 100% de combustível de aviação sustentável (SAF). O objetivo dos testes e análises de solo é demonstrar a capacidade do motor GE90 de funcionar com 100% SAF especialmente misturado sem afetar seu desempenho, sem exigir modificações nos sistemas da aeronave ou procedimentos especiais de manutenção no Boeing 777-300ER ou motor GE90 para operar. O SAF reduz as emissões de carbono ao longo do ciclo de vida do combustível em até 80%.

A Emirates concluiu com sucesso o teste de solo de um de seus motores GE90 em um Boeing 777-300ER usando 100% de combustível de aviação sustentável (SAF). O objetivo dos testes e análises de solo é demonstrar a capacidade do motor GE90 de funcionar com 100% SAF especialmente misturado sem afetar seu desempenho, sem exigir modificações nos sistemas da aeronave ou procedimentos especiais de manutenção no Boeing 777-300ER ou motor GE90 para operar. O SAF reduz as emissões de carbono ao longo do ciclo de vida do combustível em até 80%.

Os resultados dos testes de solo abrirão caminho para o primeiro voo de teste experimental da companhia aérea usando 100% SAF em um motor, que deve decolar esta semana. As atividades de teste envolveram a operação de um motor com 100% SAF e o outro com combustível de aviação convencional para analisar melhor o comportamento e o desempenho do sistema de combustível em cada tipo de combustível, comparar as saídas específicas de cada motor e garantir a operação contínua do motor e da aeronave. sistemas de combustível da fuselagem durante o voo de teste planejado.

Durante os testes de solo no Centro de Engenharia da Emirates em Dubai, a aeronave passou por suas atividades padrão de pré-inspeção. Depois disso, o teste de operação estacionária começou executando primeiro a unidade de energia auxiliar Honeywell 331-500 (APU) em 100% SAF. A APU foi então colocada sob carga total com SAF para ligar os motores. O motor esquerdo foi exercitado em toda a sua faixa de potência, utilizando as mesmas configurações que serão utilizadas para o voo experimental. Isso incluiu marcha lenta, ‘decolagem’ e ‘configurações de subida’ em durações completas do perfil de voo, correndo em velocidade e intensidade máximas. Os motores foram então executados em configurações de ‘cruzeiro’ por 15 minutos. Após o término da simulação, os motores foram resfriados. Os combustíveis foram isolados em tanques de combustível separados para manter a segregação dos combustíveis de teste.


LEIA TAMBÉM: APRESENTADA TECNOLOGIA INOVADORA PARA CONVERTER ETANOL EM COMBUSTÍVEL SUSTENTÁVEL DE AVIAÇÃO


 

No Dubai Airshow 2021, a Emirates, a GE Aerospace e a Boeing assinaram um Memorando de Entendimento (MoU) para desenvolver um programa para a realização de um voo de teste usando 100% SAF em um Emirates 777-300ER equipado com motores GE90.

A Emirates tem trabalhado com seus parceiros GE Aerospace, Boeing, Honeywell, Neste e Virent  Inc., uma subsidiária da Marathon Petroleum Corp ao longo de 2022 em testes de mistura de combustível SAF. Os parceiros desenvolveram uma mistura com as mesmas qualidades e características de desempenho do combustível de aviação convencional e colaboraram na análise técnica e nos requisitos operacionais relacionados aos testes de solo e atividades de voo experimental. Os resultados desta iniciativa fornecerão dados adicionais e pesquisas sobre componentes de mistura de combustível sintético e biocombustíveis,suportando a padronização e aprovação futura de 100% drop-in SAF. Após o teste bem-sucedido em um motor, a Emirates continuará a desenvolver essas iniciativas com os fabricantes de estruturas de motores, bem como fornecedores de SAF, com o objetivo de certificar essas misturas para uso comercial. Atualmente, SAF é aprovado para uso em misturas de até 50% com combustível de aviação convencional.

A Emirates há muito apoia os esforços da indústria e do governo para incentivar o desenvolvimento da indústria SAF e participa regularmente de iniciativas para contribuir com a implantação do SAF. Seu primeiro voo movido a SAF misturado com combustível de aviação foi em 2017, operando no aeroporto O’Hare de Chicago em um Boeing 777. A Emirates recebeu seu primeiro A380 movido a SAF em dezembro de 2020 e transportou 32 toneladas de SAF para seus voos de Estocolmo anteriormente naquele ano, com o apoio do Programa de Incentivo aos Biocombustíveis da Swedavia. Voos de Oslo também começaram a operar no SAF.

A Emirates faz parte do Comitê Diretor da iniciativa Clean Skies for Tomorrow do Fórum Econômico Mundial (WEF), que busca promover a implantação do SAF em todo o mundo. A companhia aérea também contribuiu para o trabalho do governo dos Emirados Árabes Unidos em um roteiro SAF e o roteiro Power-to-Liquids apoiado pelo WEF para os Emirados Árabes Unidos.

Fonte: Voe News


ÚLTIMAS NOTÍCIAS: CAVACO DE MADEIRA : UNILEVER USARÁ BIOMASSA EM FÁBRICA PAULISTA

ÚLTIMAS NOTÍCIAS: NORDESTE IMPULSIONA O BRASIL NA FABRICAÇÃO DE HIDROGÊNIO VERDE. CONHEÇA OS PROJETOS QUE ESTÃO POR VIR

ÚLTIMAS NOTÍCIAS:

CATEGORIAS

Confira abaixo os principais artigos da semana

Abastecimento de Água

Análise de Água

Aquecimento global

Bacias Hidrográficas

Biochemie

Biocombustíveis

Bioenergia

Bioquímica

Caldeira

Desmineralização e Dessalinização

Dessalinização

Drenagem Urbana

E-book

Energia

Energias Renováveis

Equipamentos

Hidrografia / Hidrologia

Legislação

Material Hidráulico e Sistemas de Recalque

Meio Ambiente

Membranas Filtrantes

Metodologias de Análises

Microplásticos

Mineração

Mudanças climáticas

Osmose Reversa

Outros

Peneiramento

Projeto e Consultoria

Reciclagem

Recursos Hídricos

Resíduos Industriais

Resíduos Sólidos

Reúso de Água

Reúso de Efluentes

Saneamento

Sustentabilidade

Tecnologia

Tratamento de Água

Tratamento de Águas Residuais Tratamento de águas residuais

Tratamento de Chorume

Tratamento de Efluentes

Tratamento de Esgoto

Tratamento de lixiviado

Zeólitas

ÚLTIMAS NOTÍCIAS