NOTÍCIAS

Egito pré-qualifica 17 consórcios para seu programa de dessalinização de água

Egito Dessalinização de água do mar

O processo de licitação estipula uma série de usinas de dessalinização de água do mar alimentadas por fontes de energia renováveis em diferentes locais do Egito

O programa visa lançar múltiplos projetos com capacidade total de 8,85 milhões de m3/dia até 2050, com a primeira fase prevista para gerar 3,35 milhões de m3/dia até 2025.

O Fundo Soberano do Egito, com assistência técnica da Unidade Central de PPP do Ministério das Finanças, pré-qualificou 17 consórcios a serem convidados para o processo de licitação do desenvolvimento de uma série de usinas de dessalinização de água do mar alimentadas por fontes de energia renováveis em diferentes locais do Egito sob o Primeira fase do programa de dessalinização de água do Egito.

Os consórcios pré-qualificados são classificados em quatro categorias com base na experiência anterior em vários projetos de dessalinização regional e globalmente.

Onze consórcios foram pré-qualificados para dessalinização de até um milhão de m3/dia, enquanto quatro consórcios foram pré-qualificados para dessalinização de até 600.000 m3/dia.

O programa de dessalinização de água do Egito envolve o lançamento de vários projetos cobrindo uma capacidade total planejada de 8,85 milhões m3/dia até 2050, dos quais 3,35 milhões m3/dia estão planejados até 2025 como a “Primeira Fase”. O programa visa atrair investidores estratégicos estrangeiros e locais com os principais objetivos de desenvolver, construir e operar as usinas, alimentando-as usando fontes de energia renováveis e com o objetivo de transferir tecnologia e fabricar localmente os principais componentes de dessalinização.

Os consórcios pré-qualificados são classificados em quatro categorias com base na experiência anterior em vários projetos de dessalinização regional e globalmente

A Primeira Fase envolve várias partes interessadas, incluindo entidades sob os auspícios do Ministério da Habitação, Serviços Públicos e Comunidades Urbanas, como a Autoridade de Comunidades Novas e Urbanas e/ou a Holding de Água e Esgoto, além da Autoridade do Canal de Suez que atuará como off taker para projetos dentro de seu mandato geográfico.


LEIA TAMBÉM: RUMO A UM FUTURO SUSTENTÁVEL: A INTEGRAÇÃO DE ENERGIA RENOVÁVEL, DESSALINIZAÇÃO E REÚSO DE ÁGUA


A TSFE faz parte de um comitê especial formado por um decreto emitido pelo primeiro-ministro do Egito, composto pelas várias partes interessadas no programa de dessalinização de água do Egito.

O comitê supervisiona todo o processo de pré-qualificação e licitação para garantir o andamento do processo em ritmo acelerado por meio de licitações públicas à luz das expectativas do setor privado e das instituições financeiras.

A TSFE foi mandatada pelo comitê para gerenciar o processo de oferta para a Primeira Fase, incluindo a realização dos procedimentos para pré-qualificar empresas interessadas em apresentar propostas para o desenvolvimento de usinas de dessalinização de água do mar na Primeira Fase. Isso faz parte dos esforços da TSFE para estruturar transações de investimento para o setor privado, onde a TSFE investiria nos projetos junto com o setor privado, enquanto trabalhava ativamente na realização das ambições do Egito no setor.

Para o efeito, a TSFE contratou os serviços do Banco Europeu para a Reconstrução e Desenvolvimento (EBRD) e da International Finance Corporation (IFC) para apoio na estruturação e implementação do primeiro lote de projetos de dessalinização de água em parceria com o setor privado, o que implica contratação de consultores técnicos e jurídicos, bem como a realização de estudos de impacto ambiental e social necessários para trazer ao mercado um sólido produto de investimento.

Fonte: smartwatermagazine

Tradução e adaptação: Flávio H. Zavarise Lemos


ÚLTIMA NOTÍCIAS: COMO ESCOLHER UMA MEMBRANA DE OSMOSE REVERSA?

ÚLTIMA NOTÍCIAS: SOPRADORES ESPECIAIS PARA ALTA DEMANDA DE O²

ÚLTIMAS NOTÍCIAS:

CATEGORIAS

Confira abaixo os principais artigos da semana

Abastecimento de Água

Análise de Água

Aquecimento global

Bacias Hidrográficas

Biochemie

Biocombustíveis

Bioenergia

Bioquímica

Caldeira

Desmineralização e Dessalinização

Dessalinização

Drenagem Urbana

E-book

Energia

Energias Renováveis

Equipamentos

Hidrografia / Hidrologia

Legislação

Material Hidráulico e Sistemas de Recalque

Meio Ambiente

Membranas Filtrantes

Metodologias de Análises

Microplásticos

Mineração

Mudanças climáticas

Osmose Reversa

Outros

Peneiramento

Projeto e Consultoria

Reciclagem

Recursos Hídricos

Resíduos Industriais

Resíduos Sólidos

Reúso de Água

Reúso de Efluentes

Saneamento

Sustentabilidade

Tecnologia

Tratamento de Água

Tratamento de Águas Residuais Tratamento de águas residuais

Tratamento de Chorume

Tratamento de Efluentes

Tratamento de Esgoto

Tratamento de lixiviado

Zeólitas

ÚLTIMAS NOTÍCIAS