NOTÍCIAS

Edital para usina de dessalinização deverá sair ainda neste ano

A região próxima ao Mucuripe, a margem direita do Rio Cocó e parte do litoral de Caucaia próxima à Capital são algumas das áreas apontadas como capazes de a comportar a usina

dessalinizacao

O governador Camilo Santana reafirmou, nesta terça-feira (30), que pretende lançar o edital de concorrência para a construção e operação da usina de dessalinização na Região Metropolitana de Fortaleza (RMF) ainda neste ano. Sob responsabilidade da Companhia de Água e Esgoto do Ceará (Cagece), o processo está sendo analisado pelo Tribunal de Contas do Estado (TCE).

“Eu pedi ao presidente (do TCE) agilidade nisso. Eles queriam 60 dias para avaliar, eu pedi que fosse num tempo menor para que, neste ano, a gente possa lançar o edital para a construção da nova usina de dessalinização, que será a primeira e maior do Brasil”, disse o governador pouco antes da reunião do Monitoramento de Ações e Programas Prioritários (MAPP).

Estudos para dessalinização de água marinha

Contato pela reportagem, o Tribunal de Contas do Estado do Ceará (TCE) informou que “já está em análise o planejamento do edital de lançamento público para escolha das empresas que vão elaborar os estudos para dessalinização de água marinha na Região Metropolitana de Fortaleza”.

“Devido à relevância da matéria, o TCE Ceará dará a devida prioridade”, afirmou o presidente do Tribunal, Edilberto Pontes, em nota. O texto ainda relembrou que, “como o Governo do Estado pretende lançar o referido edital em 5 de fevereiro de 2019, toda a documentação deve ser encaminhada para análise desta Corte de Contas até o dia 5 de dezembro de 2018, em atendimento à Instrução Normativa 02/2018, do TCE Ceará”.

Contas públicas

Questionado sobre o fechamento das contas do Estado no exercício de 2018, Camilo Santana destacou que o volume de investimentos será superior ao do ano passado, bem como a arrecadação. “Proporcionalmente, já estamos (com um investimento) maior do que no ano passado. Isso é importante porque significa injetar mais recursos na economia cearense, gerando mais emprego e mais oportunidades”, disse. “Tem havido crescimento da arrecadação, como tem havido crescimento de investimento. Vamos acabar com todas equilibradas”.

Fonte: Diário do Nordeste.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS:

CATEGORIAS

Confira abaixo os principais artigos da semana

Abastecimento de Água

Análise de Água

Aquecimento global

Bacias Hidrográficas

Biochemie

Biocombustíveis

Bioenergia

Bioquímica

Caldeira

Desmineralização e Dessalinização

Dessalinização

Drenagem Urbana

E-book

Energia

Energias Renováveis

Equipamentos

Hidrografia / Hidrologia

Legislação

Material Hidráulico e Sistemas de Recalque

Meio Ambiente

Membranas Filtrantes

Metodologias de Análises

Microplásticos

Mineração

Mudanças climáticas

Osmose Reversa

Outros

Peneiramento

Projeto e Consultoria

Reciclagem

Recursos Hídricos

Resíduos Industriais

Resíduos Sólidos

Reúso de Água

Reúso de Efluentes

Saneamento

Sustentabilidade

Tecnologia

Tratamento de Água

Tratamento de Águas Residuais Tratamento de águas residuais

Tratamento de Chorume

Tratamento de Efluentes

Tratamento de Esgoto

Tratamento de lixiviado

Zeólitas

ÚLTIMAS NOTÍCIAS