NOTÍCIAS

Droga no mar não afeta saúde, afirma Cetesb

A conclusão é feita com base em 15 anos de análises da qualidade do mar

agua-mar-droga

Estudo foi a 4,5 km da área de mergulho, onde produtos se dissipam (Foto: Claudio Vitor Vaz / AT)

A concentração de produtos farmacêuticos e drogas ilícitas na Baía de Santos não representa riscos à saúde dos banhistas. A conclusão é da Companhia Ambiental do Estado (Cetesb), com base em 15 anos de análises da qualidade do mar.

A contaminação da costa por resíduos de cocaína e remédios e eventuais impactos à vida marinha constam num estudo das universidades Santa Cecília (Unisanta) e Federal de São Paulo (Unifesp) – noticiado por A Tribuna

A descoberta do pesquisador Camilo Seabra Pereira motivou reunião na Secretaria Municipal de Meio Ambiente, na manhã desta terça-feira (28).

O encontro, ao qual também foram representantes do órgão ambiental paulista e de técnicos da Sabesp, serviu para encaminhar estudos e propor ações para se enfrentar esse fenômeno. “O objetivo maior é a gente melhorar a qualidade ambiental”, afirma a gerente do setor de águas litorâneas da Cetesb, Claudia Lamparelli.

Apesar da concentração de fármacos em doses mais elevadas que em outras regiões costeiras do País, ela descarta perigo à saúde humana. Segundo a gerente, o estudo ocorreu a cerca de 4,5 quilômetros da zona de mergulho, na saída do Emissário Submarino, etapa final da rede de pré-condicionamento da Sabesp.

Para o secretário de Meio Ambiente, Marcos Libório, o descarte inadequado de remédios no vaso sanitário contribui para a contaminação do mar. A pasta pretende sensibilizar à população sobre a maneira exata de se desfazer de medicamentos vencidos.

O levantamento começou no Carnaval de 2014. A etapa seguinte avaliará animais marinhos da Baía de Santos, principalmente os comestíveis, com apoio de técnicos da Cetesb.

Em nota, a Sabesp assegura que “fármacos e entorpecentes não são removidos no tratamento de esgoto nem em cidades como Londres e Nova Iorque” e a qualidade da água marítima sofre influência de fatores como o lixo jogado na rua e levado à praia pela chuva.

Fonte: A Tribuna

ÚLTIMAS NOTÍCIAS:

CATEGORIAS

Confira abaixo os principais artigos da semana

Abastecimento de Água

Análise de Água

Aquecimento global

Bacias Hidrográficas

Biochemie

Biocombustíveis

Bioenergia

Bioquímica

Caldeira

Desmineralização e Dessalinização

Dessalinização

Drenagem Urbana

E-book

Energia

Energias Renováveis

Equipamentos

Hidrografia / Hidrologia

Legislação

Material Hidráulico e Sistemas de Recalque

Meio Ambiente

Membranas Filtrantes

Metodologias de Análises

Microplásticos

Mineração

Mudanças climáticas

Osmose Reversa

Outros

Peneiramento

Projeto e Consultoria

Reciclagem

Recursos Hídricos

Resíduos Industriais

Resíduos Sólidos

Reúso de Água

Reúso de Efluentes

Saneamento

Sustentabilidade

Tecnologia

Tratamento de Água

Tratamento de Águas Residuais Tratamento de águas residuais

Tratamento de Chorume

Tratamento de Efluentes

Tratamento de Esgoto

Tratamento de lixiviado

Zeólitas

ÚLTIMAS NOTÍCIAS