NOTÍCIAS

DMAE de Uberlândia/MG continua a executar ações para melhoria da ETE Miraporanga

Obras de reforma envolvem o sistema de drenagem, coleta e filtros

dmae-uberlandia

O Departamento Municipal de Água e Esgoto (Dmae) dá prosseguimento às obras de melhorias no sistema de drenagem, coleta e filtragem da Estação de Tratamento de Esgoto (ETE),no Distrito de Miraporanga. Até o momento, a equipe já realizou a limpeza no tanque séptico, a remoção do material filtrante (que será substituído para proporcionar melhores resultados no tratamento do esgoto) e trocou parte tubulação que estava danificada. A obra iniciada em julho deste ano ainda prevê a instalação dos sistemas de caixa de areia e de drenagem do lodo dos filtros.

O ponto de visita, recentemente instalado na ETE, é uma espécie de tanque que dá acesso ao esgoto já tratado, o que ajudará no acompanhamento do tratamento, além de contribuir para o monitoramento do material analisadopelo laboratório.

Para o gerente de Tratamento de Esgoto do Dmae, Marcelo Costa, a reforma vai melhorar os serviços prestados à comunidade do Distrito. “Com a obra, a estação poderá atender com mais eficiência e, consequentemente, garantir a preservaçãodos mananciais ao devolver o esgoto tratado ao rio”, disse Marcelo Costa.A previsão de conclusão dos serviços é para o final deste ano.

Mais obras

O Dmae realiza constantemente intervenções de manutenção e melhorias no sistema de esgotamento sanitário. Além de Miraporanga, a unidade de Martinésia passou por ampliação no ano passado e a de Tapuirama deverá ser reformada em 2019.

ETE Miraporanga

Construída em 1999 pelo Dmae, a ETE Miraporanga atende, em média, 490 imóveis no Distrito, localizado a 48 quilômetros de Uberlândia. O município possui oito Estações de Tratamento de Esgoto (ETE), sendo quatro em Uberlândia (ETE Uberabinha, ETE Aclimação, ETE Ipanema e ETE Marielza) e outras quatro nos Distritos (Martinésia, Cruzeiro dos Peixoto, Tapuirama e Miraporanga).

O Dmae trata 100% do esgoto que é coletado e atende 98,30% da população. Os outros 2% correspondem aos setores que utilizam fossa séptica, como Mansões Aeroporto e setor de chácaras.

Fonte: Prefeitura de Uberlândia.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS:

CATEGORIAS

Confira abaixo os principais artigos da semana

Abastecimento de Água

Análise de Água

Aquecimento global

Bacias Hidrográficas

Biochemie

Biocombustíveis

Bioenergia

Bioquímica

Caldeira

Desmineralização e Dessalinização

Dessalinização

Drenagem Urbana

E-book

Energia

Energias Renováveis

Equipamentos

Hidrografia / Hidrologia

Legislação

Material Hidráulico e Sistemas de Recalque

Meio Ambiente

Membranas Filtrantes

Metodologias de Análises

Microplásticos

Mineração

Mudanças climáticas

Osmose Reversa

Outros

Peneiramento

Projeto e Consultoria

Reciclagem

Recursos Hídricos

Resíduos Industriais

Resíduos Sólidos

Reúso de Água

Reúso de Efluentes

Saneamento

Sustentabilidade

Tecnologia

Tratamento de Água

Tratamento de Águas Residuais Tratamento de águas residuais

Tratamento de Chorume

Tratamento de Efluentes

Tratamento de Esgoto

Tratamento de lixiviado

Zeólitas

ÚLTIMAS NOTÍCIAS