NOTÍCIAS

Estabelecendo condições para o dimensionamento de válvulas de controle

O diagrama abaixo mostrado lhe desperta alguma curiosidade?  Gostaria de saber mais? Se afirmativo, falemos um pouco mais dele. Vamos descobrir juntos o que pode nos revelar para o dimensionamento correto da válvula de controle.

processos-industriais

A engenharia de processos industriais sempre se depara com a demanda por determinar diferenciais de pressão aplicáveis a dispositivos de controle – particularmente válvulas de controle proporcional.

Inúmeras situações podem impor condições limite à livre escolha. Cabe ao engenheiro de processos avaliar que os parâmetros escolhidos são inteiramente válidos para o dimensionamento dos dispositivos. Isto acarretará impactos também sobre a seleção e compra dos mesmos dispositivos. Avaliação insuficiente poderá resultar em equipamento inadequado às condições do processo, bem como ônus econômico e comprometimento de prazos.

Voltemos à figura

Ela vem representar o escoamento de um gás – fluido compressível, sob pressões diferenciais crescentes, expressas como x = ΔP / P1. Diferentemente de fluidos não compressíveis, a curva da vazão W (ordenadas) versus x1/2 (abcissas), logo se desvia da linearidade devido aos efeitos da redução na densidade do gás causado pelo decréscimo de pressão. Isto ocorre enquanto a velocidade de escoamento aumenta até o ponto em que se atinge a velocidade sônica no ponto de veia contraída (“vena contracta”) a jusante da sede da válvula.

A partir deste ponto, reduções adicionais de pressão a jusante não produzem aumento da velocidade na garganta ou “vena contracta”. Quando a restrição ao escoamento seja na forma de um venturi ou bocal, onde a garganta é confinada, o escoamento torna-se imediatamente em choque. Ocorre escoamento em choque quando a dada pressão fixa a montante, a vazão não pode ser aumentada por novas reduções da pressão a jusante.

Placa de orifício ou válvula

No caso de uma placa de orifício ou válvula, onde a garganta não está confinada, a área da garganta tenderá a aumentar e a “vena contracta” migrará para montante quando (x) exceder a razão sônica. Esta migração prossegue até atingir o limite quando a “vena contracta” se posiciona sobre o orifício, alcançando sua máxima área. A partir daí não se pode imprimir maiores velocidades (ou vazão), qualquer que seja a redução da pressão a jusante. Neste caso a razão x é rotulada como xT (T = terminal), o qual é determinado experimentalmente e publicado pelos fabricantes.

Como qualquer valor de x = ΔP / P1 maior que (xT) é inválido para efeito de aumento da vazão, o engenheiro de processo deverá verificar que não excedeu este limite ao indicar certo ΔP para o cálculo de válvulas operando com gás a altos diferenciais.

Abordagens fisicamente justificadas e muitas outras, tais como esta, você encontrará ao participar do curso compacto Fundamentos para Controle de Processos Industriais! O tema de como estabelecer condições seguras para o dimensionamento de válvulas de controle será extensivamente tratado e resultará em regras simples e práticas para aplicação!

Visite a página do Portal Tratamento de Água e conheça os detalhes deste evento a realizar-se brevemente. Clique no link, verifique o programa e registre-se.

https://tratamentodeagua.com.br/evento/controle-processos-industriais/

ÚLTIMAS NOTÍCIAS:

CATEGORIAS

Confira abaixo os principais artigos da semana

Abastecimento de Água

Análise de Água

Aquecimento global

Bacias Hidrográficas

Biochemie

Biocombustíveis

Bioenergia

Bioquímica

Caldeira

Desmineralização e Dessalinização

Dessalinização

Drenagem Urbana

E-book

Energia

Energias Renováveis

Equipamentos

Hidrografia / Hidrologia

Legislação

Material Hidráulico e Sistemas de Recalque

Meio Ambiente

Membranas Filtrantes

Metodologias de Análises

Microplásticos

Mineração

Mudanças climáticas

Osmose Reversa

Outros

Peneiramento

Projeto e Consultoria

Reciclagem

Recursos Hídricos

Resíduos Industriais

Resíduos Sólidos

Reúso de Água

Reúso de Efluentes

Saneamento

Sustentabilidade

Tecnologia

Tratamento de Água

Tratamento de Águas Residuais Tratamento de águas residuais

Tratamento de Chorume

Tratamento de Efluentes

Tratamento de Esgoto

Tratamento de lixiviado

Zeólitas

ÚLTIMAS NOTÍCIAS