NOTÍCIAS

Degani-Vaduz obtém o Certificado Halal

O Certificado Halal é um documento obrigatório para exportar itens para os países árabes. Ele é de cunho religioso e garante para os muçulmanos que o alimento foi cultivado e/ou preparado de acordo com os mandamentos do Islã.

Entenda a importância do  Certificado Halal  para a economia brasileira e para a Degani-Vaduz

degani-halal

Imagem ilustrativa

O que é o Certificado Halal?

É um documento emitido por uma agência governamental ou instituição certificadora halal, que é reconhecida por países árabes. Depois de realizada uma inspeção na empresa que produz a mercadoria, esses órgãos podem atestar que o produto segue os preceitos do islamismo.

A palavra halal significa permitido, lícito, autorizado. Nesse sentido, abrange tudo que está de acordo com as regras estabelecidas pela Lei Islâmica (Shariah), responsável por determinar os hábitos e a cultura dos seguidores dessa religião.

Dessa forma, quando um alimento possui o Certificado Halal, ele tem a garantia de ter sido produzido dentro das regras do islamismo em todas as etapas. Dos documentos de exportação para países árabes e de cultura islâmica, o Certificado Halal é um dos mais importantes.

O que é um alimento halal?

Na cultura islâmica, todos os alimentos são considerados halal, exceto:

  • Carne de porco e derivados
  • Animais abatidos de forma imprópria ou mortos antes do abate
  • Animais abatidos em nome de outros que não sejam Alá
  • Sangue e produtos feitos com sangue
  • Álcool e produtos que causam embriaguez ou intoxicação
  • Produtos contaminados com os itens acima

Sendo assim, para que animais abatidos possam ser considerados halal, o processo deve ser realizado seguindo um ritual islâmico.

Para isso, o animal deve ser abatido por um muçulmano que tenha atingido a puberdade. Durante o abate, deve ser citado o nome de Alá ou recitar uma oração que contenha o seu nome. A face do animal deve estar voltada para Meca e é fundamental garantir seu bem-estar.


LEIA TAMBÉM: NR 13: COMO O TRATAMENTO QUÍMICO DE CALDEIRAS PODE AJUDAR NO ATENDIMENTO ÀS NORMAS?


É proibido que o animal esteja com sede no momento do abate. A faca deve estar bem afiada e não pode ter sido afiada na frente do animal. O corte precisa ser no pescoço em movimento de meia-lua, cortando os três principais vasos (jugular, traqueia e esôfago). Dessa forma, a morte é mais rápida e causa menos sofrimento ao animal. Seu sangue deve ser retirado da carcaça.

É importante destacar que os peixes são considerados halal por natureza, já que saem vivos da água. Os suínos são considerados impuros devido a maneira como se alimentam e por viverem em ambientes sujos, como os chiqueiros, por exemplo.

Qual é a importância do Certificado Halal?

O mercado halal é fundamental para a economia brasileira, tanto por abranger 57 países da Organização da Cooperação Islâmica (OCI), como também por representar 20% das exportações agro do país.

O Brasil é o maior exportador e produtor de proteína halal do mundo, sendo o principal fornecedor de alimentos para a OCI. De acordo com o Ministério da Agricultura, para alguns países da organização, a participação brasileira no mercado chega a aproximadamente 75%.

Segundo a Câmara de Comércio Árabe-Brasileiro, existem 1,8 bilhão de consumidores halal no mundo. Estima-se que essa população terá um crescimento de 73% até 2050, totalizando 2,76 bilhões de pessoas, o equivalente a 30% da população mundial. É uma grande oportunidade para o país, por ser um importante exportador halal.

O Brasil e os países árabes possuem uma relação comercial sólida, onde cerca de 70% dos produtos exportados têm origem agropecuária. Desde 2015, 50% do frango e 30% da carne bovina exportada tem certificado halal. Em contrapartida, apenas 17% dos alimentos e bebidas do mundo possuem a mesma certificação.

Degani-Vaduz: produtos químicos halal

Por esses e outros motivos, reconhecer a necessidade do Certificado Halal é um grande diferencial rumo ao sucesso. Tendo isso em vista, a Degani-Vaduz atendeu aos pré-requisitos para se tornar uma empresa certificada.

Com essa certificação, esperamos ampliar a nossa participação no mercado interno, principalmente em indústrias alimentícias que exportam para países islâmicos, bem como o mercado internacional.

Os produtos químicos halal que receberam o novo certificado são:

  • G 30 Halal (Clorito de Sódio)
  • G 33 Halal (Ácido Clorídrico)
  • G 07 Halal (Clorito de Sódio)
  • G 19 Halal (Ácido Clorídrico)
  • G 40 Halal (Clorito de Sódio)
  • Alvo 527 Halal (Clorito de Sódio)
  • Alvo 537 Halal (Clorito de Sódio)

ÚLTIMAS NOTÍCIAS: SABESP CAPTA 7,5 BILHÕES DE LITROS DE ÁGUA DO RIO PARAÍBA DO SUL E ‘SEGURA’ NÍVEL DO CANTAREIRA

ÚLTIMAS NOTÍCIAS: FERTILIZANTES CONTRIBUEM PARA AMPLIAR A SUSTENTABILIDADE AGRÍCOLA

ÚLTIMAS NOTÍCIAS:

CATEGORIAS

Confira abaixo os principais artigos da semana

Abastecimento de Água

Análise de Água

Aquecimento global

Bacias Hidrográficas

Biochemie

Biocombustíveis

Bioenergia

Bioquímica

Caldeira

Desmineralização e Dessalinização

Dessalinização

Drenagem Urbana

E-book

Energia

Energias Renováveis

Equipamentos

Hidrografia / Hidrologia

Legislação

Material Hidráulico e Sistemas de Recalque

Meio Ambiente

Membranas Filtrantes

Metodologias de Análises

Microplásticos

Mineração

Mudanças climáticas

Osmose Reversa

Outros

Peneiramento

Projeto e Consultoria

Reciclagem

Recursos Hídricos

Resíduos Industriais

Resíduos Sólidos

Reúso de Água

Reúso de Efluentes

Saneamento

Sustentabilidade

Tecnologia

Tratamento de Água

Tratamento de Águas Residuais Tratamento de águas residuais

Tratamento de Chorume

Tratamento de Efluentes

Tratamento de Esgoto

Tratamento de lixiviado

Zeólitas

ÚLTIMAS NOTÍCIAS