NOTÍCIAS

Decreto institui o Conselho do Fundo de Desenvolvimento da Infraestrutura Regional Sustentável

Brasília (DF) – O Governo Federal instituiu o Conselho do Fundo de Desenvolvimento da Infraestrutura Regional Sustentável(FDIRS), que tem como objetivo a escolha da instituição financeira que ficará responsável pela administração do Fundo. A decisão consta de Decreto assinado pelo presidente Jair Bolsonaro, que foi publicado na edição desta quinta-feira (30) do Diário Oficial da União.

Instância será responsável por conduzir processo de seleção da instituição financeira que administrará o Fundo, o que lhe garantirá melhor operacionalidade

Imagem ilustrativa

O colegiado será composto por representantes do Ministério do Desenvolvimento Regional (MDR) – que exercerá a presidência e secretaria-executiva da instância, pelo Ministério da Economia, por meio da Secretaria Especial do Programa de Parcerias de Investimentos (SPPI), pela Casa Civil da Presidência da República e pelo Ministério da Infraestrutura (MInfra).

A seleção da instituição financeira se dará por meio de chamada pública realizada pelo Conselho do FDIRS.

As instituições interessadas em assumir a gestão deverão, obrigatoriamente, atuar nas cinco regiões do País e no financiamento de projetos de infraestrutura, além de dispor de equipes técnicas multidisciplinares para modelagem de projetos de concessão e parcerias público-privadas e possuir experiência na administração de fundos de investimento.


LEIA TAMBÉM: NOVA TERMELÉTRICA A GÁS DO PECÉM PODERÁ ABASTECER TODO O CEARÁ COM FOLGA


 

A vencedora deverá incorporar em sua gestão os critérios ASG (ambiental, social e governança) presentes na política de investimentos do Fundo. Atualmente, várias empresas têm o foco voltado na preservação do meio ambiente e em responsabilidade social e buscam melhorar suas práticas de governança. Fundos de investimentos baseados nos pilares ASG são considerados referência no mercado de investimentos e ações.

Outra ação possibilitada pelo Decreto é a integralização das cotas do Fundo Garantidor de Infraestrutura (FGIE) ao FDIRS. Inicialmente, R$ 750 milhões estarão disponíveis para a estruturação e desenvolvimento de projetos de concessão e parceria público-privada (PPP) da União, dos estados e dos municípios O valor está limitado a R$ 11 bilhões. Cidades das regiões Norte, Nordeste e Centro-Oeste terão prioridade.

Sobre o Fundo

O Fundo de Desenvolvimento da Infraestrutura Regional Sustentável foi criado a partir da reestruturação do Fundo Garantidor de Infraestrutura (FGIE) e tem três objetivos principais:

  1. Viabilizar a estruturação e o desenvolvimento de projetos de concessões e PPPs;
  2. Conceder garantias destinadas à cobertura dos riscos relacionados ao descumprimento de obrigações pecuniárias assumidas pelo parceiro público em PPPs;
  3. Permitir a participação em fundos de investimentos regulamentados pela Comissão de Valores Mobiliários (CVM), na forma de capital semente.

Fonte: Gov.br


ÚLTIMAS NOTÍCIAS: O GOVERNO A ESPANHA AUTORIZA, COM CONDIÇÕES, O INVESTIMENTO DA VEOLIA ENVIRONNEMENT NA SUEZ ESPANHA

ÚLTIMAS NOTÍCIAS: UMA ABORDAGEM MAIS ECOLÓGICA, SIMPLES E ECONÔMICA PARA A REUTILIZAÇÃO DE ÁGUAS RESIDUAIS

ÚLTIMAS NOTÍCIAS:

CATEGORIAS

Confira abaixo os principais artigos da semana

Abastecimento de Água

Análise de Água

Aquecimento global

Bacias Hidrográficas

Biochemie

Biocombustíveis

Bioenergia

Bioquímica

Caldeira

Desmineralização e Dessalinização

Dessalinização

Drenagem Urbana

E-book

Energia

Energias Renováveis

Equipamentos

Hidrografia / Hidrologia

Legislação

Material Hidráulico e Sistemas de Recalque

Meio Ambiente

Membranas Filtrantes

Metodologias de Análises

Microplásticos

Mineração

Mudanças climáticas

Osmose Reversa

Outros

Peneiramento

Projeto e Consultoria

Reciclagem

Recursos Hídricos

Resíduos Industriais

Resíduos Sólidos

Reúso de Água

Reúso de Efluentes

Saneamento

Sustentabilidade

Tecnologia

Tratamento de Água

Tratamento de Águas Residuais Tratamento de águas residuais

Tratamento de Chorume

Tratamento de Efluentes

Tratamento de Esgoto

Tratamento de lixiviado

Zeólitas

ÚLTIMAS NOTÍCIAS