NOTÍCIAS

DAE de Americana/SP inicia reforma no sistema de abastecimento de água

Investimento de aproximadamente R$ 2,5 mi para reforma do sistema de decantação das ETAs 1 e 2 foi autorizado em novembro do ano passado

abastecimento

O DAE (Departamento de Água e Esgoto) de Americana iniciou nesta quarta-feira (23) intervenções de melhorias nas Estações de Tratamento de Água (ETA) 1 e 2. O investimento de, aproximadamente, R$ 2,5 milhões para a reforma do sistema de decantação das duas unidades foi autorizado no dia 6 de novembro de 2018 pelo prefeito Omar Najar.

Previsto para ser executado em seis meses, o trabalho é fundamental para garantir a total recuperação dos equipamentos e melhorar a eficiência no processo de tratamento de água. A ETA 1 existe desde o final da década de 50 e os equipamentos mais novos datam do início da década de 70. Agora, irão passar pela primeira grande reforma.

O diretor geral do DAE, Carlos Cesar Gimenez Zappia, explicou que, após a conclusão dos trabalhos, será possível melhorar o processo de clarificação do tratamento de água, aumentar a capacidade e a distribuição.

“Nesta primeira etapa, foi desligado o decantador 1 da ETA 1 para o início dos trabalhos de esvaziamento, desmontagem da estrutura antiga, manutenção da parte estrutural, retirada das calhas e impermeabilização, fase que irá durar 30 dias, aproximadamente. Com a recuperação dos decantadores, todo o processo de tratamento ficará mais eficiente, resultando na melhoria da distribuição de água, aumentando a quantidade de água servida à população. De 900 litros de água tratada por segundo passará para 980 a 1 mil litros por segundo”, informou.

obras

Processo de limpeza

O trabalho que será executado nas ETAs envolve a troca de quatro conjuntos de decantadores e floculação, responsáveis pelo processo de limpeza das impurezas da água.

“Serão executadas obras de construção civil, troca de estruturas de madeira, metálica e de fibra, além da substituição dos módulos e das calhas dos decantadores. Será promovida a modernização e aperfeiçoamento das instalações físicas para a introdução de automação dos procedimentos operacionais”, explicou o chefe da Divisão de Tratamento de Água do DAE, Aparecido Roberval de Lima.

Durante o trabalho nas ETAs, o processo de abastecimento não deverá ser prejudicado, mas haverá uma redução entre 15% a 20% no volume de água tratada, devido à paralisação de uma parte do tratamento.

O fato não significa, necessariamente, que haverá falta de abastecimento, uma vez que há também nos próximos dias uma redução na média de consumo, em função da volta às aulas e de passar o período mais crítico de calor. O DAE reforça sempre a necessidade de colaboração da população para que faça o uso racional da água, não lavando calçadas, carros e evitando o desperdício.

Fonte: Liberal

ÚLTIMAS NOTÍCIAS:

CATEGORIAS

Confira abaixo os principais artigos da semana

Abastecimento de Água

Análise de Água

Aquecimento global

Bacias Hidrográficas

Biochemie

Biocombustíveis

Bioenergia

Bioquímica

Caldeira

Desmineralização e Dessalinização

Dessalinização

Drenagem Urbana

E-book

Energia

Energias Renováveis

Equipamentos

Hidrografia / Hidrologia

Legislação

Material Hidráulico e Sistemas de Recalque

Meio Ambiente

Membranas Filtrantes

Metodologias de Análises

Microplásticos

Mineração

Mudanças climáticas

Osmose Reversa

Outros

Peneiramento

Projeto e Consultoria

Reciclagem

Recursos Hídricos

Resíduos Industriais

Resíduos Sólidos

Reúso de Água

Reúso de Efluentes

Saneamento

Sustentabilidade

Tecnologia

Tratamento de Água

Tratamento de Águas Residuais Tratamento de águas residuais

Tratamento de Chorume

Tratamento de Efluentes

Tratamento de Esgoto

Tratamento de lixiviado

Zeólitas

ÚLTIMAS NOTÍCIAS