NOTÍCIAS

DAE de Americana/SP coloca em operação primeiro decantador da ETA 1

Serão reformados quatro decantadores nas ETAs 1 e 2, responsáveis por parte do tratamento da água; trabalhos devem ser concluídos ainda neste semestre

O primeiro decantador da ETA (Estação de Tratamento de Água e Esgoto) 1, que passou pelo processo de reforma e atualização técnica, foi colocado em operação no último final de semana, segundo o DAE (Departamento de Água e Esgoto). O prefeito de Americana, Omar Najar (MDB), vistoriou as obras de reforma no sistema de abastecimento no último sábado (23).

A próxima etapa da obra de reforma do sistema de decantação vai abranger o decantador 2 da ETA 1. Segundo o diretor geral do DAE, Carlos Cesar Gimenes Zappia, o tanque será esvaziado e os trabalhos de desmontagem da estrutura antiga executados a partir desta terça-feira (26).

Sistema-de-decantação-ETA-Americana

Conclusão das reformas está prevista para este primeiro semestre de 2019

Ao todo, serão reformados quatro decantadores nas ETAs 1 e 2, responsáveis por parte do tratamento da água, com investimentos no valor de R$ 2,5 milhões. A obra iniciou em 23 de janeiro e deverá ser concluída ainda neste semestre.

A ETA 1 existe desde o final da década de 50 e os equipamentos mais novos datam do início da década de 70. Esta primeira grande reforma nas ETAs possibilitará a melhoria no processo de clarificação do tratamento de água, aumentar a capacidade e a distribuição de água, que passará dos atuais 900 litros de água tratada por segundo para 1050 litros por segundo.

“Estamos entregando o primeiro decantador da ETA 1 totalmente reformado e prosseguiremos com o trabalho nas outras três unidades. É um investimento muito importante para toda a população, que ficou sem investimentos por 40 anos”, disse o prefeito Omar Najar.

Durante o trabalho de reforma dos decantadores nas ETAs, o processo de abastecimento não será prejudicado, mas haverá uma redução no volume de água tratada, devido à paralisação de uma parte do tratamento. Com a paralisação do primeiro decantador a redução prevista foi de 15% a 20%. Porém, deve diminuir nesta segunda etapa de obra, cando entre 10% e 15%.

Fonte: O Liberal.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS:

CATEGORIAS

Confira abaixo os principais artigos da semana

Abastecimento de Água

Análise de Água

Aquecimento global

Bacias Hidrográficas

Biochemie

Biocombustíveis

Bioenergia

Bioquímica

Caldeira

Desmineralização e Dessalinização

Dessalinização

Drenagem Urbana

E-book

Energia

Energias Renováveis

Equipamentos

Hidrografia / Hidrologia

Legislação

Material Hidráulico e Sistemas de Recalque

Meio Ambiente

Membranas Filtrantes

Metodologias de Análises

Microplásticos

Mineração

Mudanças climáticas

Osmose Reversa

Outros

Peneiramento

Projeto e Consultoria

Reciclagem

Recursos Hídricos

Resíduos Industriais

Resíduos Sólidos

Reúso de Água

Reúso de Efluentes

Saneamento

Sustentabilidade

Tecnologia

Tratamento de Água

Tratamento de Águas Residuais Tratamento de águas residuais

Tratamento de Chorume

Tratamento de Efluentes

Tratamento de Esgoto

Tratamento de lixiviado

Zeólitas

ÚLTIMAS NOTÍCIAS