NOTÍCIAS

DAAE vai elaborar plano inédito para saneamento rural

DAAE vai elaborar plano inédito para saneamento rural

Processo de licitação está em andamento; período para recebimento de propostas vai até 24/04/2025.

Está aberto um processo de licitação para contratação de uma empresa para elaborar o plano de saneamento rural do município de Araraquara.

A iniciativa é inédita e tem como objetivo promover o saneamento básico da área rural, atendendo ao princípio da universalização do acesso aos serviços de saneamento básico. Parte dos recursos orçamentários para a obra – 60% – virá do Fehidro (Fundo Estadual de Recursos Hídricos), e a contrapartida, de 40%, será dada pelo próprio Daae.

A empresa contratada deverá elaborar propostas de soluções técnicas e modelos de gestão para os serviços de saneamento de habitações e comunidades rurais no município.

Para isso, ela precisará, por meio de uma metodologia rigorosa, identificar habitações e comunidades rurais e/ou isoladas; descrever o tipo de saneamento utilizado em cada caso; estabelecer os custos operacionais por tipo de serviço existente; propor alternativas de melhorias, novos sistemas e modelos de gestão; difundir e dialogar com a população que será beneficiada; e utilizar indicadores e metas em todas as etapas do trabalho, desde o diagnóstico do cenário até a proposição de ações.

Histórico

De acordo com o censo do IBGE de 2022, a população estimada da zona rural de Araraquara é de 3.785 habitantes, em uma área de 926,285 km2. Com exceção dos assentamentos rurais Bela Vista e Monte Alegre, que contam com alguns serviços específicos do Daae, as áreas rurais do município ainda não são atendidas pela infraestrutura de abastecimento de água, coleta e tratamento de esgoto e coleta de resíduos sólidos.

E, embora não exista um diagnóstico completo de suas condições de saneamento nem do sistema de gestão usado, sabe-se que o acesso à água nessas regiões é realizado a partir de nascentes e poços, e o esgotamento sanitário ocorre em sua maioria por meio de fossa comum, o que pode oferecer riscos à saúde humana.

Com a elaboração e posterior implementação do plano municipal de saneamento rural, o Daae promoverá a universalização do saneamento básico na cidade de Araraquara, atendendo às leis 11.445/2007 e 14.026/2020 e a um direito humano fundamental reconhecido pela ONU (Organização das Nações Unidas).

A licitação está na fase de recebimento de propostas, que vai até o dia 24/04/2025, às 9h30, quando serão abertos os envelopes. Após o encerramento dessa etapa, ainda no dia 24/04, às 9h35, terá início a disputa do pregão eletrônico.

O edital e mais informações sobre a licitação estão disponíveis no link:

Fonte: DAAE ARARAQUARA


ÚLTIMAS NOTÍCIAS:

CATEGORIAS

Confira abaixo os principais artigos da semana

Abastecimento de Água

Análise de Água

Aquecimento global

Bacias Hidrográficas

Biochemie

Biocombustíveis

Bioenergia

Bioquímica

Caldeira

Desmineralização e Dessalinização

Dessalinização

Drenagem Urbana

E-book

Energia

Energias Renováveis

Equipamentos

Hidrografia / Hidrologia

Legislação

Material Hidráulico e Sistemas de Recalque

Meio Ambiente

Membranas Filtrantes

Metodologias de Análises

Microplásticos

Mineração

Mudanças climáticas

Osmose Reversa

Outros

Peneiramento

Projeto e Consultoria

Reciclagem

Recursos Hídricos

Resíduos Industriais

Resíduos Sólidos

Reúso de Água

Reúso de Efluentes

Saneamento

Sustentabilidade

Tecnologia

Tratamento de Água

Tratamento de Águas Residuais Tratamento de águas residuais

Tratamento de Chorume

Tratamento de Efluentes

Tratamento de Esgoto

Tratamento de lixiviado

Zeólitas

ÚLTIMAS NOTÍCIAS