NOTÍCIAS

Crise Hídrica e Dengue são Desafios para Todos!

Crise Hídrica e Dengue são Desafios para Todos!

A crise hídrica e a epidemia de Dengue são desafios interligados que demandam a participação ativa da população

A quantidade de chuva necessária para garantir o nível dos rios que cortam o Estado não veio e, portanto, cada gota de água torna-se ainda mais valiosa.

O governo do Estado decretou estado de alerta e pelo menos três prefeituras – Jaguaré, Barra de São Francisco e São Gabriel da Palha – já determinaram medidas de racionamento, o que impacta não só atividades econômicas como indústria e agricultura, mas o uso para o consumo humano.

É imperativo que a população compreenda a gravidade da situação e adote medidas concretas para evitar desperdícios como, por exemplo, a redução no tempo de banho e o uso supérfluo, como a lavagem de calçadas, vidraças e veículos.

Significa, sim, uma revisão nos hábitos diários. É preciso, de uma vez por todas, compreender que as ações individuais se somam para criar uma cultura de sustentabilidade.
Isso vale para a crise hídrica e isso vale para o combate à dengue.

A incidência da doença no país aumentou 15% em relação ao ano passado, de acordo com o Ministério da Saúde. E o Espírito Santo está entre as regiões que podem ter uma epidemia neste verão.

Como a melhor maneira de combater a dengue é não deixar o mosquito que transmite se reproduzir, é fundamental que cada um faça a sua parte.

Novamente é preciso entender a gravidade do momento e mudar hábitos, principalmente na eliminação correta de recipientes que acumulam água e são propícios para a reprodução do mosquito.

É preciso quebrar a lógica de esperar que algo aconteça em nossa própria casa – alguém ficar doente ou faltar água – para que façamos algo em benefício do todo.

A conscientização não é apenas um componente no enfrentamento tanto da dengue quanto da escassez de água, mas sim o alicerce para a construção de soluções sustentáveis que devem ser impulsionadas por campanhas educativas sistematizadas, ou seja, para além das ações circunstanciais.

Trata-se de promover uma mudança cultural.

Fonte: Folha Vitória


ÚLTIMAS NOTÍCIAS: SOCIOBIOECONOMIA: UMA RESPOSTA PARA A CRISE CLIMÁTICA

ÚLTIMAS NOTÍCIAS: ANATEL REFORÇA OPOSIÇÃO A USINA PRÓXIMA A CABOS DE INTERNET EM FORTALEZA

ÚLTIMAS NOTÍCIAS:

CATEGORIAS

Confira abaixo os principais artigos da semana

Abastecimento de Água

Análise de Água

Aquecimento global

Bacias Hidrográficas

Biochemie

Biocombustíveis

Bioenergia

Bioquímica

Caldeira

Desmineralização e Dessalinização

Dessalinização

Drenagem Urbana

E-book

Energia

Energias Renováveis

Equipamentos

Hidrografia / Hidrologia

Legislação

Material Hidráulico e Sistemas de Recalque

Meio Ambiente

Membranas Filtrantes

Metodologias de Análises

Microplásticos

Mineração

Mudanças climáticas

Osmose Reversa

Outros

Peneiramento

Projeto e Consultoria

Reciclagem

Recursos Hídricos

Resíduos Industriais

Resíduos Sólidos

Reúso de Água

Reúso de Efluentes

Saneamento

Sustentabilidade

Tecnologia

Tratamento de Água

Tratamento de Águas Residuais Tratamento de águas residuais

Tratamento de Chorume

Tratamento de Efluentes

Tratamento de Esgoto

Tratamento de lixiviado

Zeólitas

ÚLTIMAS NOTÍCIAS