NOTÍCIAS

Carga de coronavírus no esgoto do DF atinge maior patamar desde abril

Dados da Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico (ANA) registram 963,3 bilhões de cópias do vírus por dia, a cada 10 mil habitantes.

esgoto

Imagem Ilustrativa

A carga do novo coronavírus no esgoto do Distrito Federal atingiu, na última semana, o maior patamar desde abril deste ano. De acordo com levantamento da Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico (ANA), foram contabilizadas 963,3 bilhões de cópias do vírus por dia para cada 10 mil habitantes, entre 5 e 11 de setembro.

Este número significa um aumento de 75%, se comparado à semana anterior, de 29 de agosto a 4 de setembro. Neste perípodo, foram verificadas 551,9 bilhões de cópias do vírus por dia para cada 10 mil habitantes. Ao todo, são oito estações de tratamento de esgotos (ETEs), que atendem a cerca de 80% da população do Distrito Federal. Para encontrar carga viral maior, a ANA precisou voltar até abril, quando a carga viral chegou a 1,41 trilhão de cópias do novo coronavírus.

Ainda de acordo com a Nota de Alerta da Rede Monitoramento COVID Esgotos, desde o meio de agosto até a última semana, houve uma tendência de aumento da carga viral no esgoto em todas as ETEs monitoradas, exceto na de São Sebastião. A maior elevação foi verificada na ETE Brasília Norte, localizada na Asa Norte.

Em comparação entre as semanas de início de agosto e setembro, houve um aumento de quatro vezes na carga viral. Conforme a Nota de Alerta nº 01/2021, essa elevação da carga viral é convergente com o aumento do número de casos confirmados de COVID-19 no Distrito Federal.

Pandemia

O objetivo do levantamento é auxiliar o governo na tomada de decisões sobre a pandemia, identificando tendências e alterações nas regiões monitoradas. O mapeamento também pode apontar áreas com maior incidência da doença e ser usado como ferramenta para antecipar surtos.

As análises buscam ampliar as informações para o enfrentamento da pandemia da Covid-19. Os resultados gerados podem auxiliar na tomada de decisões por parte das autoridades de saúde. O mapeamento do esgoto também serve para identificar áreas com maior incidência da doença e usar os dados obtidos como uma ferramenta de alerta precoce para novos surtos.

Fonte: Metrópoles.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS:

CATEGORIAS

Confira abaixo os principais artigos da semana

Abastecimento de Água

Análise de Água

Aquecimento global

Bacias Hidrográficas

Biochemie

Biocombustíveis

Bioenergia

Bioquímica

Caldeira

Desmineralização e Dessalinização

Dessalinização

Drenagem Urbana

E-book

Energia

Energias Renováveis

Equipamentos

Hidrografia / Hidrologia

Legislação

Material Hidráulico e Sistemas de Recalque

Meio Ambiente

Membranas Filtrantes

Metodologias de Análises

Microplásticos

Mineração

Mudanças climáticas

Osmose Reversa

Outros

Peneiramento

Projeto e Consultoria

Reciclagem

Recursos Hídricos

Resíduos Industriais

Resíduos Sólidos

Reúso de Água

Reúso de Efluentes

Saneamento

Sustentabilidade

Tecnologia

Tratamento de Água

Tratamento de Águas Residuais Tratamento de águas residuais

Tratamento de Chorume

Tratamento de Efluentes

Tratamento de Esgoto

Tratamento de lixiviado

Zeólitas

ÚLTIMAS NOTÍCIAS